terça-feira, 15 de janeiro de 2019

3º Sinav - Seminário de Ilustração e Narrativa Visual

Olá, aqui quem digita é Andressa Gohan e mais uma vez falo sobre o 3º SINAV – Seminário de Ilustração e Narrativas Visuais, realizado nos dias 16 a 18 de novembro de 2018, no Centro Cultural Sesc Glória, em terras capixabas conhecido como o Acre do Sudeste. Vale a pena ver de novo citar que aqui nas minhas terrinhas somos muito pobres em eventos e eixos temáticos para artistas como já quebrei o pau comentei em alguns textos aqui do site.

cartaz deste ano e convidados, sente o drama

Este ano foram muitos temas interessantes (você pode conferir no face deles a programação) e especialmente convidados o modafoka super máster ilustrador Hiro Kawahara presente tanto na palestra de grátis “ Ilustração e mercado: caminhos possíveis” como na oficina que esgotou a venda em 3 milésimos de segundo “Introdução ao desenho intuitivo e dinâmico”. Não pude participar de nenhum deles, mas conversei com quem foi e chorei horrores por não ter condições de ir me disseram que foi um aprendizado fantástico. O conhecimento que ele tem e passou pra galera sobre contratos e mercado foi muito bom e não é incomum ver artistas tomando pernada com dificuldade em estabelecer bons negócios, visto que se costuma desenvolver o lado artístico, mas não o lado comercial, burocrático.
como não amar o traço do Hiro?

Eu gostaria de participar todos os dias, mas tive uma vida de rainha sentada no trono por um probleminha de saúde somente consegui participar no domingo e com limitação de horário de retorno vulgo peão que acorda cedo pra trabalhar na segunda, então segue aí uma resenha e algumas dicas bacanas sobre o que pude acompanhar do evento:

O processo de criação da capa comentado
Ilustrando uma capa de livro: o orangotango marxista: uma aula com Luciano Feijão sobre todas as tretas o processo criativo que foi utilizado para a criação das capas de livros e como influencia o desejo da pessoa gastar dinheiros ler, ter interesse pelo conteúdo se cagar de medo como no nosso livro de contos de terror, enfim, criar uma imagem que resuma toda a obra.
Ele citou a importância de buscar referências, manter o foco na produção, como imprimir e rascunhar todas as ideias e posicionar em seu ambiente de trabalho podem ajudar na criação de um conceito. Outro ponto que achei de extrema importância é de como o artista deve tentar várias e várias vezes até encontrar a excelência em algum trabalho, não se conformar com aquele primeiro esboço, dar várias alternativas de escolha para o cliente.

Ah e não faltou uma confissão de que em trabalhos anteriores ele não estipulava quantidade limite de alterações (sem cobrar por isto) para as ilustrações em seu processo de criação (em um de seus trabalhos chegou a ser alterado 20 vezes até o resultado final ser aprovado!). Ele acompanhou as dicas na palestra do Hiro e foi perceptível o quanto saber empreender é tão importante quanto treinar para melhorar o traço do artista.
Outro ponto apresentado é que a expressão “brasileiro não desiste nunca” que inclusive soa bem melhor do que “jeitinho brasileiro” ódio nojo disso tem muito a ver com esse trabalho de artista independente, uma vez que ele teve algumas ilustrações recusadas e nem por isso desistiu de tentar publicá-las. Para isso renova mensalmente seu portfólio, envia sempre novas ilustrações, está sempre se renovando nesse sentido. Uma grande lição, certamente!
uma capa de livro bordada, quem diria?

o clima de mistério aqui reproduzido





















Lugar de início e destino: um livro de imagens – Liliana Sanches e Fábio Birou: nesta palestra rolou meu corpo depois da ceia de natal um bate papo sobre uma premiação em que Liliana foi contemplada em 2017, pela FUNCULTURA SECULT, de projetos culturais setoriais de Artes Visuais. Neste projeto apresentado, ela cita a questão da carga afetiva presente na casa/lar que nem sempre é dada a devida importância. Sua representação como ambiente de transformação, de amadurecimento, o destino inicial e final profundo isso. Quantas vezes vemos naqueles mangás os personagens deitados na cama e vários objetos, trazem muita riqueza ao cenário e ilustram as características do personagem.
O que chamou atenção também foi como sou noob nisso a possibilidade de participação de editais de centros culturais (cada estado com seus respectivos tipos) e que pode contemplar projetos pessoais de acordo com a necessidade da entidade governamental ou até mesmo particulares (como o Itaú Cultural, por exemplo).

Avaliação de portfólios com Davi Calil: para fechar o domingo, levei umas ilustras para avaliação de portfólio com o simpático Davi Calil, que reuniu quem se dispôs a ser analisado para repassar de forma coletiva cada uma das dicas, uma vez que o feedback para um poderia servir para outro. É muito proveitoso ver alguém do gabarito dele falar de forma suave e com uma visão bem ampla do que podemos melhorar no que é tão difícil de reunir: o portfólio. Depois do bate papo foi possível ver com mais clareza qual caminho seguir e as dicas que mais curti foram: reunir trabalhos mais atuais e de maior qualidade, não sobrecarregar a pasta do portfólio com vários trabalhos (pode cansar quem te avalia), definir de forma objetiva qual é a imagem que você quer levar como artista ao cliente (quadrinista, designer, colorista, animador, etc), manter seu material de portfólio impresso e deixar um arquivo digital somente para o caso do cliente solicitar.
estudo de cores, a especialidade de Davi Calil

Um ponto muito positivo que vale citar é a forma de posicionamento da ala dos artistas, pois quem chegava ao evento já visualizava de início os expositores, antes de chegar às oficinas ou no auditório para as palestras. No ano anterior foram separados nos andares e havia a possibilidade de não encontrá-los. Isso ajuda muito na hora de ganhar dinheiros para pagar boletos, pois todos os artistas ali são independentes e este é um momento único para encontrar o público alvo. Logo em seguida vinha o espaço das oficinas pra pessoas idiotas como eu não se perderem como sempre em vidro translúcido e podíamos visualizar o espaço, tudo muito bem estruturado como todo o prédio do SESC Glória puxo saco mesmo, aliás aceito patrocínio.
Enfim, mais um ano neste evento bacanérrimo, não vejo a hora da próxima para adquirir cada vez mais conhecimento nesta área e trazer as novidades aqui pra vocês.
E na sua cidade tem algum evento voltado para a área dos artistas? Conta pra gente!


Para me seguir nas redes sociais:
instagram: @petriandressa
facebook: /andressagohanart

Nenhum comentário:

Postar um comentário