PUBLIQUE NA ACTION - REGRAS

Você é quadrinista amador e tem vontade de ter sua obra publicada ao lado de diversas outras? Quer ter a experiência de fazer parte de uma revista periódica de mangás nos moldes da Shonen Jump? Então leia o regulamento abaixo e prepare sua obra! Atente-se a cada regra para não ser desclassificado, hein! Estamos aguardando seus trabalhos para conhecer e publicar cada vez mais artistas! Sua carreira como quadrinista pode começar aqui! Bora colocar esses desenhos em Ação? 

Para autores que nunca tiveram uma obra publicada pela Action Hiken:

 

1 - DAS SUBMISSÕES

1-1 - Serão aceitos apenas ONE-SHOTS (histórias  fechadas com começo, meio e fim). Não serão aceitos prólogos de séries maiores ou primeiros capítulos de séries.

1-2 - Serão aceitos one-shots apenas por E-MAIL, através do endereço estudioarmon@hotmail.com, não sendo permitido envio por outros meios como redes sociais ou correios.

1-2-1 - No e-mail deverá constar a OBRA EM ANEXO ou o link das páginas upadas em algum site de upload (Mega, Google Drive, MediaFire, WeTransfer ou similares). Não serão feitas avaliações através de links onde a obra esteja postada em alguma plataforma de leitura.

1-2-2 - No "ASSUNTO" do e-mail poderá constar o nome da obra ou o objetivo (Por exemplo: "One-shot para a Action"). No "CORPO" do e-mail deverão constar, obrigatoriamente, todos os seguintes DADOS: Nome completo do(s) autor(es), idade, cidade/estado, nome artístico (se tiver), link de alguma rede social para contato, nome da obra e sinopse resumida. Atenção: Não escrever esses dados na área de "assunto" do e-mail.

1-3 - Não será exigida EXCLUSIVIDADE da obra. Caso ela já esteja postada em algum outro lugar de forma independente, ainda assim poderá ser submetida para a Action Hiken (desde que não exista um vínculo de contrato vigente com alguma outra editora ou plataforma que exija exclusividade).

1-3-1 - Após a publicação na Action, ela também poderá ser postada em outras plataformas.

1-4 - O autor poderá submeter quantos one-shots quiser e quando quiser.

 

2 - DAS ESPECIFICAÇÕES DAS OBRAS

2-1 - A obra deverá ser criada em sentido de leitura OCIDENTAL, tendo em mente que a revista a qual se destina, segue esse padrão.

2-2 - Em regra geral, será aceito qualquer GÊNERO ou TEMÁTICA, salvo as seguintes exceções:

2-2-1 - Hentai ou obras com cenas de SEXO EXPLÍCITO acarretarão na desclassificação automática.

2-2-2 - VIOLÊNCIA EXTREMA será julgada pelo editor-chefe de acordo com sua interpretação se estão dentro da proposta que a Action Hiken busca. Em caso negativo, a obra poderá ser desclassificada. Os limites são passíveis de bom senso e do autor candidato entender qual é o perfil da revista.

2-3 - As obras deverão ter um MÍNIMO de 10 páginas e um MÁXIMO de 35.

2-4 - Será obrigatório a one-shot ter uma CAPA como página 01, seja ela colorida ou preto e branco. Nesta capa deverá constar o logo/nome da obra e o nome do autor.

2-5 - Os arquivos das páginas deverão ser renomeados na sequência de leitura (Por exemplo: 01, 02, 03; Ou P01, P02, P03; Ou Página 01, Página 02, Página 03; Ou equivalentes).

2-6 - As configurações das páginas deverão seguir, obrigatoriamente, as seguintes orientações, sendo passível de desclassificação caso não atendam a alguma delas:

2-6-1 - Resolução de 1448 pixels de largura x 2050 pixels de altura, ou equivalentes que sigam essa mesma proporção.

2-6-2 - Formato JPG ou PNG (Não serão aceitas obras em PDF)

2-6-3 - Páginas DUPLAS deverão ter resolução de 2896 pixels de largura x 2050 pixels de altura.

2-6-4 - Páginas duplas deverão ser enviadas unidas, começando sempre pela página PAR e os arquivos renomeados em sua sequência (Por exemplo: 04-05, 06-07; Ou Página 04-05; Ou equivalentes).

2-6-5 - Não são necessárias margens de SANGRIA, as páginas deverão ser enviadas conforme o autor imagina sua versão final. Caso queira produzir e enviar com sangrias, que elas sejam de 1 cm pra cada lado da página.

2-7 - Não serão avaliadas obras COLORIDAS, levando em conta que essa não é a proposta da Revista Action Hiken, sendo passível de desclassificação.

2-7-1 - Caso o autor desejar, poderá fazer colorida APENAS 1 página de seu one-shot, e, neste caso, deverá ser obrigatoriamente a capa.

2-8 - As páginas não deverão conter números nos cantos.

2-9 - Não serão aceitas ONOMATOPEIAS em caracteres japoneses, sendo passível de desclassificação na avaliação.

2-10 - Não serão aceitas obras com personagens já existentes, mesmo sendo sátiras ou paródias. Apenas criações próprias serão avaliadas.

2-11 - Citar marcas existentes ou colocar logos de empresas não será permitido, podendo causar a desclassificação da obra. Citar pessoas famosas reais é permitido, desde que a história não ligue esse nome a um personagem que o retrate dentro do roteiro. Nesse caso, é recomendado que se use um nome parecido para referenciar a personalidade.

2-12 - As obras podem ser produzidas de forma manual ou digital, de acordo com a vontade do autor. Porém, na hora de nos enviar, as páginas deverão ser escaneadas e os textos deverão ser digitados. Letras feitas a mão ou fotos de páginas em qualidade ruim serão desclassificados sem avaliação.

 

3 - DOS AUTORES E DIREITOS AUTORAIS

3-1 - Não existe limite de IDADE para ser aceito e publicado na versão digital da REVISTA ACTION HIKEN. Após ser publicado, o autor poderá submeter uma proposta de série com qualquer idade, mas a obra só será produzida de forma impressa e outras vertentes comerciais após o autor completar 18 anos.

3-2 - Serão permitidas obras feitas individualmente ou em DUPLAS. Não serão aceitas obras criadas por mais de duas pessoas.

3-3 - Os DIREITOS AUTORAIS são e sempre serão apenas do artista.

3-3-1 - O Estúdio Armon não registrará as obras aprovadas ou seus personagens na Biblioteca Nacional. Caso o autor julgue isso necessário, poderá tomar as providências de forma independente.

3-3-2 - O autor deverá estar ciente que, ao enviar sua obra para avaliação, concorda em compartilhar os DIREITOS DE PUBLICAÇÃO DIGITAL da obra. É importante que o autor esteja ciente que a Action Hiken, por si só, não rende lucros e, portanto, não poderá render ganhos ao autor.

3-4 - Caso o autor se arrependa da publicação, não será permitido exigir que excluamos a obra de edições passadas sob quaisquer motivos alegados.

3-5 - O autor deverá concordar e ajudar a disseminar sua obra e o Estúdio Armon nas redes sociais, fazendo divulgações quando necessário.

 

4 - DAS AVALIAÇÕES

4-1 - O avaliador principal das obras será o editor-chefe Fábio Gesse, sendo possível delegar essa tarefa para algum eventual editor-assistente que possa assumir a função.

4-2 - Os critérios para avaliação serão:

4-2-1 - Roteiro - A história e a criação em si.

4-2-2 - Narrativa - Como a história é contada, ritmo, ângulos de cena, contexto.

4-2-3 - Traço - O desenho não precisa ser da mais alta qualidade realista, pode ser mais simples, caricato, cartoon, comic americano, desde que a proposta do desenho harmonize com a história apresentada.

4-2-4 - Finalização - Arte-final, edição, limpeza das páginas, erros de português e letreiramento (de preferência, usar fontes específicas para quadrinhos e alinhar de acordo com o formato do balão).

4-2-5 - Criatividade e Potencial - Temáticas diferentes, projeto mais comercial, ideias que fogem do comum ou fazem o comum muito bem feito.

4-3 - Em relação ao FEEDBACK:

4-3-1 - O autor deve estar ciente que o editor julgará caso a caso, se cabe, ou não, aquela obra dar um feedback mais profundo, de acordo com os critérios exigidos. Todas as obras serão lidas, mas avaliações mais detalhadas serão enviadas APENAS para as obras mais promissoras e com potencial. Esse critério não é passível de contestação sob nenhum argumento. Devido ao alto número de obras recebidas, infelizmente, não será possível ter tempo hábil para avaliar todas detalhadamente e dar mentoria gratuita a todos os candidatos.

4-3-2 - O editor deverá selecionar o que mais se encaixa com o que busca para publicação e que estiverem mais de acordo com a proposta da revista. As que não cumprirem os requisitos deste edital ou não tiverem o potencial julgado necessário, não receberão um feedback detalhado.

4-4 - Qualquer temática, termos, elementos ou símbolos que sejam julgados como potenciais geradores de polêmica desnecessária, poderão acarretar na desclassificação da obra.

4-5 - Caso a obra recebida não cumpra qualquer das exigências deste edital, ela será descartada sem avaliação ou feedback.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para autores aprovados e/ou que já tiveram obras publicadas na Action Hiken:

 

5 - DA PUBLICAÇÃO DIGITAL E SUBMISSÃO DE SÉRIES

5-1 - A publicação do one-shot na revista não garante vaga oficial na equipe do Estúdio Armon.

5-1-1 - Vagas para novos autores no Estúdio Armon serão abertas eventualmente de acordo com a necessidade julgada pelo editor-chefe e só serão convidados autores que já tenham publicado algo na Action Hiken (vagas administrativas não se adequam a esse critério).

5-2 - Ao ter seu one-shot aprovado, entraremos em contato através de e-mail ou redes sociais para comunicar e manter contato. A obra entrará na fila de publicação, onde aguardará o agendamento da edição e do mês em que poderá ser encaixada, segundo o cronograma do editor-chefe.

5-3 - Ao ser publicado, o one-shot será submetido a votação de popularidade, onde poderá provar ao Estúdio Armon que tem popularidade e apelo do público. Quanto melhor o resultado da votação, mais chances tem de se tornar uma série. A bonificação em dinheiro para os vencedores de votações não se aplica a one-shots, apenas aos autores de séries em atividade.

5-3-1 - Ao submeter um projeto de série, o autor não precisa, necessariamente, criar a partir do mesmo título publicado em one-shot. Será permitido submeter uma obra totalmente diferente para serialização e as chances continuarão as mesmas.

5-4 - O artista que se submeter a uma publicação de série deverá seguir algumas condutas, que serão avaliadas e identificadas pelo editor ao longo do contato:

5-4-1 - Ter disposição para trabalhar em equipe.

5-4-2 - Disponibilidade de produção com certa frequência (se for uma baixa frequência, que ao menos seja constante).

5-4-3 - Ter disponibilidade para contato frequente.

5-4-4 - Ser sociável, facilidade de aprender, ser paciente e vontade se superar.

5-4-5 - Ao falhar sucessivamente em apresentar qualquer uma dessas características, o autor poderá ter suas pretensões de trabalhar em uma série ou angariar vaga na equipe diminuídas ou descartadas.

5-5 - As temáticas e especificações das séries deverão seguir as mesmas características propostas no artigo 2 deste edital.

5-6 - A proposta de série pode ser de algo já criado, desde que não tenha mais do que 5 capítulos já prontos e/ou publicados independentemente. Ou poderá ser criado do zero em conjunto com o Estúdio Armon, seguindo orientações e mentoria.

5-6-1 - Toda proposta de série deverá ser debatida com o editor-chefe para que se crie um PLANEJAMENTO PARA A OBRA. Média de quantos capítulos terá, planejamento de arcos, previsão de conclusão (independente se for uma série de 2 capítulos ou mais de 20). Não serão aceitos projetos de séries sem previsão de capítulos, arcos ou conclusão.

5-7 - Nenhuma série estreará antes do autor ter feito ao menos 3 capítulos previamente, seguindo a orientação e aprovação do editor.

5-7-1 - A estreia de novas séries acontecerá mediante a abertura de vagas e planejamento do editor.

5-7-2 - A periodicidade das séries será escolhida pelo editor com aval do autor, baseado no tempo livre do autor e no seu ritmo de produção.

5-8 - Os capítulos produzidos para avaliação deverão seguir as seguintes regras:

5-8-1 - Para o capitulo 01: Limite MÍNIMO de 10 páginas e limite MÁXIMO de 45.

5-8-2 - Para os demais capítulos: Limite MÍNIMO de 10 páginas e limite MÁXIMO de 35.

5-8-3 - Limite de no máximo 3 páginas coloridas por capitulo, podendo ser de qualquer numeração.

 

6 - DA PUBLICAÇÃO IMPRESSA E COMERCIAL

6-1 - Só poderá ter edições impressas os autores acima de 18 anos.

6-2 - Os critérios para escolha e seleção de quais títulos receberão impressos e como serão feitas as edições, serão decididos através de negociação entre o autor e editor. Cada caso será avaliado de acordo com a proposta e o mercado editorial do momento.

6-3 - Demais orientações e especificações a respeito deste tópico serão debatidos quando o momento chegar e o contrato de publicação ser entregue ao autor.


Aguardamos seu quadrinho!


24 comentários:

  1. eu to criando uma one shot com um amigo mas to crianod mangá com outro suponde que minha one shot seja puliblcada no papel e tals e eu queir apuliblacar esse mangá que to fazendo com outro amigo como ficaria essa situação?

    ResponderExcluir
  2. gabrielmourax Não entendi sua pergunta... Pode reformular?

    ResponderExcluir
  3. Existe alguma previsão de até quando estarão recebendo one shots? Até o fim do ano ta tranquilo ou preciso me apressar?

    ResponderExcluir
  4. Se não tem data no regulamento é porque não tem previsão de término. =]

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fiz mangá na folha de papel A4 mas ai fala que a altura e a largura em pixels...seria correspondente a quantos centímetros? E esse tamanho 1448 pixels de largura x 2050 pixels de altura já estaria incluso a margem de publicação e da sangria, ou seja a sangria tem que estar dentro desse limite 1448x2050 ou a sangria pode ultrapassar essa proporção ?? Se sim, quantos cm ou pixels pode ultrapassar?? Ou toda a diagramação tem que ser feita dentro dessa escala ja incluso margem e limite de sangria???

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, todas as respostas pra suas perguntas estão no regulamento. Quanto a conversão de centímetros para pixels, basta medir o tamanho da sua folha e encontrar um conversor centímetro x pixel no Google. É fácil de converte, mas depende das medidas que está usando e da resolução do arquivo. Leia o regulamento com atenção e suas respostas estarão lá. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li, mas não esta precisa. Vou fazer os quadros dentro do formato 1448x2050 e a sangria irá ultrapassar esse valor ..ai se nao for aprovado vai ser pela falta de informação presente no regulamento e não custa ser gentil ao explicar uma dúvida!!

      Excluir
  7. Leonardo.
    2-6-5 - Não são necessárias margens de SANGRIA, as páginas deverão ser enviadas conforme o autor imagina sua versão final. Caso queira produzir e enviar com sangrias, que elas sejam de 1 cm pra cada lado da página.

    ResponderExcluir
  8. Joaovictor35 está tudo explicadinho logo no primeiro tópico do regulamento. :)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Estou planejando fazer uma obra de 212 capítulos ja com arco vai ter 13 e vai ser mais 16 e vai se mansal

    ResponderExcluir
  11. Estou planejando fazer uma obra de 212 capítulos de arcos vai ser 13 vai ser mais 16 e vai se mensal e se for ter volumes vai ter 24.vol

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Mas só quando eu tiver 18 anos eu ainda tenho 13

      Excluir
  13. Vai ser um brutal mas vou tentar suavizar o máximo que eu puder

    ResponderExcluir
  14. Qual máximo de capítulos vocês tem em mente

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, isso deverá ser discutido após o autor ter um one-shot aprovado e publicado. Os requisitos para séries dependem muito do projeto. Não temos cravado um número máximo de capítulos, vai depender de muitos fatores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta mas quanto anos vai levar para. A série acabar pois vai ser mensal

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Kauan Breno Costa Mota17 de setembro de 2021 15:20

    Olá, meu nome é Kauan, mas eu tenho uma dúvida... Tem como ser aceito só como artista? Eu já fiz alguns quadrinhos mas eu não acho que minhas histórias iriam agradar o público, eu fazia uns one shots de 5 há 10 páginas.

    ResponderExcluir
  18. Kauan, no momento não temos vagas para desenhistas apenas. Você teria que fazer parceria com um roteirista para tentar criar uma obra e nos enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kauan Breno Costa Mota17 de setembro de 2021 15:26

      Entendo, entendo... A ideia de fazer uma parceria com roteirista não é ruim, obrigado pela dica!

      Excluir