terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lendo Nacionais - Helena

Opa!
Eu estava ensaiando para fazer esse Lendo Nacionais há algumas semanas mas é algo complicado de se comentar por ser uma adaptação em quadrinhos de um livro de Machado de Assis e como eu não li a obra original, não posso analisar muita coisa, apenas comentar e recomendar para você, leitor. Então vamos falar hoje de...

Helena

Eu realmente fiquei surpreso quando fiquei sabendo que o Studio Seasons tinha sido convidado a adaptar para quadrinhos uma obra de Machado de Assis. Eu já conheço o Studio há algum tempo, desde a época que eles faziam fanzines e é bacana quando os artistas brasileiros são reconhecidos e sobem de nível, como aconteceu com Max Andrade e outros. O Studio Seasons sempre fez um trabalho muito caprichado e muito bem feito e essa obra é mais do que merecido para compensar todo o trabalho duro que eles tiveram ao longo dos anos.

Helena conta a história desta garota que é reconhecida como filha do conselheiro Vale após sua morte. Sempre humilde, a garota passa a morar na mansão onde ela conhece seu meio irmão, Estácio. Ambos se encantam um com o outro e acabam por vivenciar um sentimento que nunca antes pensaram ser capaz, o amor proibido além dos laços de irmandade.

Como já disse, não li o livro de Machado de Assis então só posso comentar e recomendar o que eu li na obra do Studio Seasons e o que eu vi foi a encarnação da literatura machadiana em seu mais puro clima. Traços leves, expressões tranquilas mas expressivas em cada um dos personagens, cenários leves, falas de época mas sem deixar de serem modernas para os que não conseguem se acostumar com o português antigo. Como o próprio editorial da obra diz, algumas cenas precisaram ser tiradas pois as mídias são diferentes, mas isso não prejudicou o clima da proposta e a Editora NewPop está de parabéns por trazer esse conteúdo de alto nível para nós leitores.

O que é mais bacana é que o sucesso de Helena entre os leitores, poderá abrir novos rumos para outros autores brasileiros começarem a fazer coisas parecidas e obras dessa magnitude. Aposto que a NewPop não vai deixar essa oportunidade passar e vai investir fundo nesse nicho. Quando ao Helena, se você quiser adquirir, poderá encontrar em lojas especializadas ou na internet em sites de quadrinhos como a Comix pelo valor de R$ 19,90. Para conhecer mais sobre a obra, também poderão acessar o site do Studio Seasons: http://www.studio.seasons.nom.br/

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário