terça-feira, 7 de outubro de 2014

Lendo Nacionais - Henshin Mangá 2014

Como não poderia deixar de ser, eu venho falar do fenomenal projeto para histórias nacionais da Editora JBC: O Henshin Mangá que compila num volume só os vencedores do concurso nacional BMA que aconteceu no começo do ano. Nós participamos e infelizmente não chegamos lá, mas vamos falar um pouco de quem chegou! Prontos?

Henshin Mangá 2014

Quando foi anunciado pelo editor-chefe da JBC, Cassius Medauar, que haveria um concurso nacional de mangás para diversos artistas, eu logo pensei que isso não daria em nada como várias outras iniciativas de publicação de mangás brasileiros em larga escala. Mas o mercado de mangás está mudando no Brasil, a passos de formiga mas com vontade! E cerca de 200 autores se moveram para criar suas histórias e ter um espacinho em uma publicação nacional da editora.

Nós estávamos no meio! Sim, nós do Estúdio Armon também nos movemos e criamos histórias para concorrer, assim como vários amigos e colegas de quadrinhos, mas apenas 5 poderiam ser premiados e infelizmente nos faltou qualidade. A proposta é de fazer um concurso por ano e no próximo estaremos firmes e fortes tentando novamente! Nós parabenizamos os vencedores, dentre eles inclusive tem um amigo nosso, e aqui eu trago um pouco da minha opinião sobre cada uma das histórias vencedoras.

Vamos ler?


Quack [Kaji Pato]

A primeira história da revista é Quack, uma comédia muito doida onde um humano e um pato são amigos, mas discutem o tempo todo enquanto viajam em seu avião. Pelo pouco que conversei com o autor, deu pra perceber que ele foi um dos que mais se comprometeu com esse concurso e sem dúvida mereceu estar entre os 5 vencedores. O traço do Kaji Pato é o que mais se aproxima do genuíno estilo mangá, na minha opinião. Se eu pegasse para ler em uma outra ocasião sem me falarem que é brasileiro, eu juraria que era um mangá japonês. Mas enfim, o objetivo dos protagonistas deixa um pouco a desejar, se limitando a viajarem e deixarem as circunstâncias os levarem para onde for, mas as personalidades de ambos é bem forte. O ritmo das piadas é constante e apesar de não serem aquelas piadas que arrancam gargalhadas, ainda mantém um sorriso constante no nosso rosto durante a leitura.

Crishno: O Escolhido [Francis Ortolan e Lielson Zeni]

Eu não sei porquê, Crishno não me agradou em praticamente nada. Eu não conheço os autores, e apesar de acreditar que eles fizeram o seu melhor e mereceram a vitória, ainda não conseguiram me convencer com essa história. Um traço bem diferente do que estamos acostumados a ver e eu até me atrevo a dizer que fugiu bastante da proposta de usar o estilo mangá, mas até aí tudo bem, afinal na história que enviei também acabei fugindo. O roteiro também não me agradou. Apesar de prometer uma história cheia de bom-humor e sátiras, eu não achei nada de mais e até achei uma história bem sem sal. A única risada que dei foi na última página com o plot twist meio que inesperado. Talvez seja aí que Crishno convenceu os julgadores para ter uma vaga entre os vencedores. Mas se fosse por todas as outras páginas, acho que não teria muita chance.

[Re]Fabula [Nameru Hitsuji]

Quando vi que tinha um vencedor com o nome [Re]Fabula, meu primeiro pensamento foi: "Nossa, que saco!". O nome é bem genérico e não nos remete a nada, achei que seria uma história bem chata mas quando foi revelada a sinopse sobre o zodíaco chinês e a fábula do gato contra o rato, esta se tornou a história que eu mais ansiava ler! Adoro esse lance de zodíaco e tal, e apesar das cenas de batalha entre o gato e o rato serem bastante confusas e sem noção, foi bastante bacana de ler. Os traços são muito bonitos apesar de a anatomia deixar a desejar em alguns ângulos. Ainda assim, [Re]Fabula praticamente refez a história do zodíaco chinês e a leitura foi bem empolgante e rápida. A única coisa que quebrou o ritmo da leitura foi a última página com os novos 12 signos e repleta de textos. Mas isso não danificou a grandiosidade do trabalho. A dupla Nameru Hitsuji está de parabéns!

Entre Monstros e Deuses [Pedro Leonelli e Dharylia]

O Pedro Leonelli é meu parceiro há algum tempo. Ele possui uma loja de quadrinhos na cidade ao lado da minha e eu deixo os fanzines do Estúdio Armon na loja dele para vender. Apesar de conversar com ele periodicamente, não sabia que ele estava participando até saber que ele tinha vencido o concurso juntamente com a sua namorada Dharilya. Sua história é um drama sobre crenças e imortalidade que emociona. Fazendo uso de dois traços diferentes, magicamente encaixados na mesma história, Entre Monstros e Deuses impressiona pelos quadros quase parecerem pinturas. Sem dúvida essa foi uma história que comeu pelas beiradas desde o início e conseguiu chegar lá com esplendor e magnitude. Eu gostaria de ver mais trabalhos no mercado nacional como esta obra.



Starmind [Toppera TPR e Ryot]

Acho que a grande revelação do Henshin Mangá 2014 se chama Starmind. Posso dizer sem dúvida alguma que essa foi a história que mais me empolgou entre as vencedoras e eu leria uma série sobre esse roteiro se fizessem uma. A história de um garoto burro que tem o seu desejo de ficar inteligente atendido por uma estrela cadente tem uma premissa bem simples e clichê, mas o modo como os autores trataram esse clichê foi bem divertida. As expressões do protagonista são hilárias e as cenas de batalha são alucinantes! Sim, cenas de batalha! O garoto passa a bater nas pessoas burras e elas ficam inteligentes! Não é, genial? O único ponto negativo na minha opinião é que a história parece passar muito rápido e dá a impressão de faltar alguma coisa que dê ligamento, mas nem tinha como ser diferente, afinal os autores tinham um limite de páginas para fazer uso. Parabéns aos dois e espero ver mais trabalhos de vocês!

Estúdio Armon no Brazil Manga Awards 2014

Vou aproveitar e fazer um jabá para as séries que enviamos também, claro! Foram 3 obras e duas você pode ler aqui mesmo no site. Vamos lá!

L'Onore di Mona Lisa [Alysson Dias e Lucas Gesse]

A primeira história de terror que nós fizemos. Para ter um pouco mais de veracidade na história, fizemos toda uma pesquisa em cima das lendas e histórias sobre o quadro de Mona Lisa de Leonardo da Vinci e também lemos bastante história de terror para pegar o clima e ficou bem bacana. Foi um grande orgulho ver essa história impressa em nossas mãos. Ela foi feita para o concurso da Shonen Jump mas perdemos o prazo, então enviamos para a JBC e como não fomos selecionados, começamos a vender os impressos dela. Após as vendas se esgotarem, disponibilizamos aqui no site para leitura online.

Sinopse: Enzo Pontelli é um jovem pintor do início do século, descendente de Mona Lisa. No ano em que a pintura mais famosa de Leonardo Da Vinci é roubada do museu do Louvre, o ladrão organiza um concurso de pintura para dar o quadro como prêmio ao pintor mais talentoso. Mas o que Enzo não contava, era que o quadro escondia uma trágica maldição.

Leitura Online: http://www.estudioarmon.com.br/2014/04/lonore-di-mona-lisa-one-shot.html


Gato Preto [Fábio Gesse Dalphorno]

Eu quis enviar essa história para testar minhas habilidades. Desde que começamos a fazer histórias em quadrinhos, eu sempre tenho feito uso de meios digitais para arte-final por não ser muito bom com nanquim. Mas eu quis fazer diferente nessa e criá-la do modo tradicional e mais caprichada do que as histórias anteriores que fiz. Cada página foi feita com bastante zelo apesar do meu traço ainda parecer bastante infantil e mais voltado para o cartoon, gostei muito do resultado. Como não foi selecionado como um dos vencedores, fiz as versões impressas que ainda estão a venda e também disponibilizei para leitura online.

Sinopse: Robson é um cara supersticioso que sempre foge da aparência do azar. Passar embaixo de escadas, quebrar espelhos e sexta-feira 13, são coisas que ele abomina. Dizem que quando um gato preto cruza o seu caminho na rua é sinal de má sorte e por alguma razão, Robson repara que existe um gato preto que o persegue por qualquer caminho que ele vá. Por que será que o gato o persegue?

Leitura Online: http://www.estudioarmon.com.br/2014/05/gato-preto-one-shot.html


Jack Dynamite [Lucas Gesse Dalphorno]

Essa foi a nossa aposta principal no concurso. Uma história de comédia, porrada e agentes secretos. É a nossa primeira história de battle shounen e como ela não foi uma das selecionadas, fizemos o impresso para vender, assim como também a transformamos em capítulo 1 e será uma série regular em breve. O capítulo 2 começou a ser trabalhado e espero que vocês gostem!

Sinopse: Kenan Stolz é um agente da CIA em treinamento, mas é um cara bastante atrapalhado. Em uma missão ele sofre um acidente químico por falta de capacidade, o que causa a sua demissão. Mas ele consegue uma segunda chance para colocar as coisas nos trilhos. Kenan e sua parceira Miya terão que deter um atentado terrorista para não serem exonerados, porém o atrapalhado Kenan sofre modificações resultantes do acidente químico. Agora ele também é Jack Dynamite, o super agente invencível!
 
Como comprar: Fazer pedido através do e-mail estudioarmon@hotmail.com ou através dos comentários no site.


***

Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário