terça-feira, 27 de maio de 2014

Estúdio Armon ou Editora Armon?

Boa tarde, pessoal!
Fico contente em ver vocês por aqui novamente. Para quem já está acostumado, terça-feira é o dia que eu deixei um espaço para expor as opiniões do Estúdio para diversos assuntos e situações então novamente estou eu aqui para mais um bate papo. O assunto da semana é um que gera muitas dúvidas em pessoas que não tem tanto conhecimento técnico na área independente de publicação e espero esclarecer algumas coisas.

Estúdio Armon ou Editora Armon?

Antes de mais nada, só para esclarecer, nós estamos atuando com um grupo de 4 integrantes fixos e temos mais um integrante que pode ser considerado um estagiário. Por que estou dizendo isso? Vamos começar do começo.

Desde pequenos, eu e meu irmão sempre tivemos vontade de criar quadrinhos, crescemos desenhando mas nunca tivemos coragem de expor nossas obras. Em 2012, alguns outros amigos demonstraram essa mesma aptidão e junto com eles, nós fundamos o Estúdio Armon. Eramos poucos, mas tínhamos um planejamento de expor nossas obras e também obras de outros artistas como uma grande Editora. A ideia era revolucionar mesmo o mercado de quadrinhos no Brasil, mas talvez tivéssemos começado com muitas palavras e poucas ações e nossos objetivos foram diminuindo aos poucos, assim como nossos membros, mas por volta do começo de 2013 as coisas foram mudando.

Nossos objetivos continuaram centrados em mudar o mercado de quadrinhos, mas voltamos para a base da escada para subirmos um degrau de cada vez. Novos membros surgiram, assim como alguns amigos em volta foram aparecendo. Aos poucos fomos batendo a cara da parede e descobrindo o caminho certo para não batermos mais. Fomos galgando os degraus aos poucos, nos concentrando apenas nas nossas próprias obras. Produzimos a história em quadrinhos, divulgamos, imprimimos e esperamos os comentários dos leitores. Fechamos com 6 membros, e combinamos de não colocar ninguém mais no grupo para não causar uma rachadura, mas estávamos errados. Batemos a cara e descobrimos outro caminho...

Abrimos novamente o grupo para quem quisesse ajudar, mas como é difícil encontrar comprometimento hoje em dia, não? Vou falar disso mais tarde. Dois integrantes saíram e praticamente não ajudaram mais em projetos e cá estamos com 4 integrantes. E então veio o estagiário e novamente o tópico "Editora" voltou ao nosso singelo Estúdio Armon.

Sobre os objetivos do Estúdio Armon
No começo de cada ano, apesar de sermos um grupo novo, traçamos nossos objetivos imediatos para aquele ano e tentamos enxergar objetivos a longo prazo. Dentre os objetivos para 2014 estão terminar a série Talento FC, publicar one-shots, imprimir histórias para eventos e manter tirinhas no ar. Nada além disso. Dentre os objetivos a longo prazo, fazer encadernados e enviar projetos para grandes editoras, para tornar o nosso trabalho melhor e mais conhecido.

Sobre novos integrantes
Hoje somos um grupo que aceita novos integrantes, mas estes tem que estar de acordo com as normas do Estúdio, ter comprometimento, saber cumprir prazos, ter vontade, ser criativo, não estar interessado financeiramente, já que não temos lucro algum, ter potencial e humilde. Quaisquer desses critérios que não esteja de acordo, eu não irei aceitar pois já tivemos muitos membros assim e não gosto de precisar contar com pessoas que não me inspiram confiança.

Sobre roteiristas "desenha minha história"
Desde 2012 quando começamos, temos 4 roteiristas no Estúdio e apenas um desenhista oficial. Inúmeras vezes eu passei por situações assim... Uma pessoa me adiciona no Facebook e vem falar comigo...
"Hey, vocês fazem histórias em quadrinhos né?"
"Sim, fazemos! :-)"
"Desenha minha história? Tem aliens, monstros, lutas e muita ação!"
E eu fico sem saber o que fazer para não ser rude com a pessoa. Não é simples fazer uma história em quadrinhos. Nós temos nossos próprios roteiros e nem conseguimos dar conta deles, quanto mais de um roteiro de um completo desconhecido. Isso quer dizer que nunca vamos desenhar uma história sua? Não, não quer dizer isso... Mas primeiro, a história tem que ser boa, chamativa e divertida... Segundo, você tem que entrar para o Estúdio, ajudar em mais coisas além de apenas "dar a ideia da sua história"... De ideias nós somos cheios, precisamos de mais desenhistas pra fazer tudo... Se você é desenhista também, beleza! Entra pro grupo que ajudamos a colocar sua história em prática. Mas os famosos "desenha minha história" ou "colore meu desenho" ou "me desenha" enfim... Essas coisas não tem vez aqui, à menos que você pague para essas coisas serem realizadas.

Sobre roteiristas que desenham e precisam de ajuda
São super bem vindos! Entrem para o Estúdio, que nós damos dicas. Não somos experts nisso também, mas já temos 2 anos de experiência em publicação e impressão de quadrinhos independentes. Sabemos muitos macetes e temos muitos contatos no ramo que podem te ajudar. Mas tem que ter as qualidades que comentei acima. Ter vontade de fazer, cumprir prazos e saber ouvir críticas. Quando encontro alguém assim e que está meio perdido, eu convido a participar do Estúdio e ofereço ajuda. Quero cada vez mais histórias no mercado.

Sobre "tenho uma história, imprime pra mim?"
Não, não imprimimos. Aí está o tópico principal desse bate papo. Não somos uma Editora. Nós não realizamos ações de uma editora e nem planejamos isso tão cedo. Fazer quadrinhos dá trabalho, cada um de nós tem seus trabalhos e empregos fora do Estúdio e não temos tempo pra gerenciar uma editora. Para isso vocês podem procurar a Conexão Nanquim ou a Mangá Pride ou a HQM ou qualquer outra Editora que realize serviços com independentes. Nós somos um Estúdio e apenas imprimimos nosso próprio conteúdo. Quer ter uma história com a gente? Se torne membro, aprenda as normas no Estúdio e trabalhe para levar o nosso trabalho a mais pessoas. Aí se fizer uma história bacana, nós imprimimos! As nossas histórias impressas além de darem trabalho, ainda custam dinheiro dos nossos bolsos então dificilmente faremos a sua história de graça.

Enfim, acho que era mais ou menos isso que eu queria dizer sobre Editora Armon.
Pode ser que no futuro, tornar o Estúdio em uma editora venha a ser um objetivo, mas por enquanto estamos muito longe dessa magnitude. Queremos apenas mostrar nossas histórias, contar histórias para os leitores. Mas estamos abertos caso apareçam pessoas para nos ajudar nessa missão. Nosso trabalho não tem lucros e a maior parte das coisas é feita de maneira voluntária e só nós que fazemos sabemos a dificuldade que é tornar tudo isso real. Mas é nosso sonho, por isso continuamos. Se também é seu sonho, nos ajude e seja ajudado por nós!

Vamos mudar o mercado de quadrinhos independentes no Brasil!
Vem com a gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário