terça-feira, 31 de maio de 2022

8º Concurso de Mangás - 2022



69 comentários:

  1. Os mangás podem ser feitos à mão? Desde que estejam nos conformes?

    ResponderExcluir
  2. Phablo é como o Matheus disse. Pode fazer à mão sim, mas precisa scannear e colocar os textos no computador depois, já que o envio é através de e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida! E preciso colocar reticulas? Ou posso só colocar hachuras mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo Não sendo colorido, pode dar o acabamento que achar melhor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo A única coisa que deve ser colorida é a capa e nada mais. O resto deve ser preto e branco, seja usando retículas, hachuras, lineart, tons de cinza, colagem... Qualquer arte final que for preto e branco, é válida.

    ResponderExcluir
  6. estou com uma duvida que não sai da minha cabeça...ela se trata de títulos que seja de outra língua, tipo inglês. Isso pode?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo Não entendi sua dúvida... Títulos de outra língua? Como assim? Se estiver falando do nome da obra, você pode colocar o nome que quiser. Não tem nada no regulamento quanto a isso, então coloque o que achar melhor.

    ResponderExcluir
  8. Se alguém estiver em outro país e guiser participar sera possível ou não

    ResponderExcluir
  9. A obra precisa ter necessariamente um traço "estilo mangá" ou pode ser algo mais ocidental?

    ResponderExcluir
  10. Depois do dia 15 de Dezembro eu posso postar meu mangá em algum site de quadrinhos ou rede social ou ele é apenas para o concurso?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo Pode sim, afinal o quadrinho é seu. Não pedimos exclusividade de nada.

    ResponderExcluir
  12. Eu vou escrever a hq em dupla, ent quando for colocar o nome de autor eu coloco os dois juntos? ou separo pra colocar Roteiro: Fulano Ilustração: Cicrano por exemplo?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo é necessário especificar quem fez o que, então coloque separado.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Onde as histórias do concurso passado foram publicadas? Procurei nas edições da Action mas não encontrei, só tinha o resultado das vitoriosas, as histórias pra ler não achei

    ResponderExcluir
  15. Anônimo As histórias vencedoras foram publicadas nas edições anuais da Action PLUS. Na página da Action Hiken, logo em cima, tem um bannerzinho para acessar as edições da PLUS. Lá você vai encontrar as histórias dos concursos passados. =]

    ResponderExcluir
  16. As dimensões das páginas no regulamento pede 300dpi e 1448px por 2050px. Esse tamanho é obrigatório ou posso usar uma resolução maior porém com medidas compátiveis a essas?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo A resolução é obrigatória, como diz no regulamento. Mas nada impede de você produzir em resolução maior compatível e só diminuir pro envio do material.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Posso usar aplicativos ou sites para conseguir referências de anatomia ou isso seria algum tipo de cópia? Não vou copiar nenhum personagem, só pegar algumas referencias de corpo pra não errar tanto na anatomia

    ResponderExcluir
  19. Anônimo Sem problema, desde que não copie por cima.

    ResponderExcluir
  20. Fazer uso de referência é permitido? Por exemplo o Titanic é um navio que realmente existiu embora tenhamos o filme e One Peace é um dos grandes mangás que se aproxima do tema proposto, há algum problema em fazer citações que se associe há alguma obra, mesmo que de maneira indireta?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo Fazer referências sim, mas não cite os nomes originais e nem use as imagens originais da sua referência. Por exemplo, se for citar o Titanic, coloquei Teotonic ou Titaniqui ou algo assim.

    ResponderExcluir
  22. então a capa contaria como uma página? por exemplo; eu fiz 35 páginas certinhas de historia, mas, com a capa fica 36?

    ResponderExcluir
  23. Anônimo Sim, a capa deve ser a página 1 e conta no limite máximo de páginas, como está descrito no regulamento.

    ResponderExcluir
  24. Fora do assunto do concurso, queria saber se pode enviar one-shot de uma hitória para publicar na revista?

    ResponderExcluir
  25. Anônimous Mesmo fora do concurso, ainda estamos recebendo submissão de obras. Para saber como enviar, basta ir na página do regulamento, que fica logo abaixo do banner aqui do site. =]

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma duvida, é eu tenho um roteiro escrito de uma história sobre piratas e tals, só que grande parte da história se passa em uma ilha é só no final o personagem vai para o mar (a história seria basicamente o personagem querendo ir para o mar) isso iria entrar em conflito com o tema. Eu sei que é uma pergunta idiota e que é a minha primeira vez

    ResponderExcluir
  27. Anônimo, para saber se a história está dentro ou fora do tema, faça um exercício de imaginação. Imagine tirar o mar da sua história. Sem o mar, ela continua sendo a mesma história ou você precisa repensar algum aspecto dela? Se ela continuar sendo a mesma sem o mar... Então tá fora do tema, porque o mar não é essencial pro funcionamento da obra. Agora se o mar fizer diferença a ponto de ser impossível retirá-lo da história sem ter que reescrever tudo... Então está dentro do tema.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostaria de saber se um autor pode enviar duas obras para concorrer ou só pode uma obra por autor?

    ResponderExcluir
  30. Anônimo Pode enviar quantas obras quiser.

    ResponderExcluir
  31. Talvez a dúvida mais aleatória daqui... O "Mar" precisa ser necessariamente algo líquido? KKKKKK

    Tipo, imagine um mar de nuvens ondem navegam barcos voadores, ou um mar mágico como uma grande piscina arcana onde aqueles aje afundam vão parar em uma dimensão desconhecida...

    So por dúvida mesmo, já que minha ideia se passar num mar normal de água kaka..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignora os erros, meu celular está travando no navegador,-,

      Excluir
  32. Anônimo Mas de nuvens, mar mágico e outras coisas, não passam de sentido figurado ou metáfora. Não é o caso, tanto que colocarmos as duas artes do nosso mascote no regulamento, com temática aquática. Sendo assim, o mar que estamos querendo é no sentido literal da palavra. Mar de água, H20 mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, faz sentido mesmo! Obrigado :)
      De toda forma eu faria água líquida molhada kssks...

      Excluir
  33. as informações de contato do qual falam, podem ser enviadas junto com as paginas do manga como uma pagina separada? por exemplo nome onde mora numero ou devem serem por texto junto com o link do meu manga?

    ResponderExcluir
  34. Anônimo De preferência, no corpo do e-mail. Páginas devem ser só as do one-shot mesmo.

    ResponderExcluir
  35. Os primeiros colocados, eles tem alguma chance de os oneshot virarem série regular na Action Hiken?

    ResponderExcluir
  36. Anônimo Existem chances sim, mas não é certeza. Virar série ou não depende de vários outros fatores posteriores ao concurso e a relação com o autor.

    ResponderExcluir
  37. tudo bem ser eu cola meu símbolo de desenhista no cantinho da capa junto com meu nome?

    ResponderExcluir
  38. alguém ai quer fazer uma dupla? Já tenho uma ideia quase pronta, mas preciso de um desenhista kkk

    ResponderExcluir
  39. Desculpe a pergunta idiota, mas eu posso colocar palavrões na obra, ou tem alguma restrição quanto a isso?

    ResponderExcluir
  40. Sobre o envio do material, os quadrinhos precisam ser enviados com os espaços das guias de quadrinhos ou pode ser enviado apenas as folhas na qual os quadros não possuem distancia da margem?

    ResponderExcluir
  41. SOBRE PALAVRÕES - Pode sim, sem restrições quanto a isso.

    SOBRE O ENVIO DO MATERIAL - Não sei se entendi muito bem a sua pergunta, mas você deve enviar as páginas como imagina que elas ficariam na versão final pra leitura.

    ResponderExcluir
  42. Opa é obrigatório um traço de manga ou posso fazer com um traço Cartoon ?

    ResponderExcluir
  43. Anônimo Obrigatório não é... Mas é um Concurso de Mangás, como o próprio nome diz. Se fugir muuuito da narrativa e estética do mangá, pode ser que não se destaque dentre os participantes.

    ResponderExcluir
  44. Num mangá feito por duas pessoas o ilustrador fazer um pouco do roteiro e o roteirista também dá pra por nós créditos de roteiro os dois Exemplo: ilustrador fulano - roteirista Ciclano e Fulado. Pode ?

    ResponderExcluir
  45. Anônimo Não, apenas uma pessoa deve ser creditada como roteirista e apenas uma como ilustrador. Nesse caso, credite o que fizer a maior parte de cada uma das funções.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo Não... A sangria é mais para quando for rolar publicação impressa... Pra digital ela não é tão importante, então mande as páginas como você imagina na versão final mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Vocês tem planos de fazer um concurso de light novels um dia? Eu queria participar, mas minha obra é uma light novel, texto e ilustração do capítulo.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo Não temos planos de trabalhar com light novel. Nem publicando e nem em concurso. O fato é que não temos experiência editorial com esse tipo de mídia por enquanto. Pode rolar um dia, mas sem planos por enquanto.

    ResponderExcluir
  49. tem algum problema se usar resolução de 600 dpi?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo Pode usar sim. Desde que seja um mínimo de 300 dpi, acima disso pode usar o que achar melhor.

    ResponderExcluir
  51. Desculpe perguntar, mas é que eu entendi tudo, mas mesmo pesquisando, só pra não correr risco algum de erro: o que seria DPI? E como faço pra deixar minha imagem nessa resolução de 300 DPI, seja lá o que for?

    ResponderExcluir
  52. Anônimo DPI é a medida de pixels por polegada. Quanto mais pixels por polegada sua imagem tiver, melhor a qualidade dela. Se você faz as páginas no digital, provavelmente o software que você usa já deve ser configurado para 300 DPI que é o mínimo aceitável. Se você faz a página manualmente e vai scannear, na hora de scannear, uma das opções deve ser a quantidade de DPI que você quer na digitalização. Aí é só escolher 300 ou mais.

    ResponderExcluir
  53. nas ACTION PLU que eu lir o modo de leitura esta da esqueda para direita, só que o sentido de leitura ocidental é da direita para esqueda, tem algum problema ser eu escreve dar direita para esqueda o dialago dos personagens?

    ResponderExcluir
  54. Anônimo O sentido de leitura deve ser obrigatoriamente o do nosso país: Ocidental, ou seja, da esquerda para a direita. Se escrever seus diálogos no sentido contrário, iremos ler tudo ao contrário.

    ResponderExcluir
  55. Última pergunta sobre: o tema, fiquei na dúvida se vida no mar é exatamente apenas sobre coisas que podem acontecer numa vida real, ou pode conter fantasias no one-shot? Tal como ser que não existe e habilidades mirabolantes?

    ResponderExcluir
  56. Anônimo Pode ter fantasia sim, desde que o mar seja peça essencial pro desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  57. posso assinar a obra usando um pseudônimo ou apelido? ou precisa ser necessariamente meu nome real?

    ResponderExcluir
  58. Anônimo Pode assinar com pseudônimo mas precisa enviar seu nome real e completo no e-mail junto do mangá.

    ResponderExcluir
  59. Muito bom! Espero que continuem firmes com os concursos, ainda mais com a carência do mercado para esse tipo de formato, é muito bacana como apoiam os novos autores, vou tentar manter uma meta de participar do concurso por muitos anos!

    ResponderExcluir