terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Divulgação descaracteriza um desenho?

É um essa pergunta que parece não fazer muito sentido, que eu venho comentar algo que tem me aborrecido constantemente nas redes sociais. Fazia tempo que não vinha ao site para fazer uma postagem com reclamação. Lembro de alguns tempos remotos em que tínhamos postagens diárias e algumas delas reclamavam da falta de feedback e de coisas dificilmente reparáveis da vida. Vamos evoluindo e aprendendo a lidar com certas coisas, mas existe algo da qual nunca entendi e é disso que irei reclamar hoje.

Vou fazer um desabafo em nome do Estúdio Armon. Sou o editor-chefe e sei que muitos de vocês nem vão ler ou nem se importam com essas coisas. Pode parecer bobagem mas um acontecimento me fez levantar um questionamento: Divulgação descaracteriza um desenho?

Não é de hoje que os desenhistas e quadrinistas usam as redes sociais para divulgar seus trabalhos. O Facebook tem se mostrado um dos meios mais eficientes de se conseguir feedback ou divulgar coisas. Você fez um desenho e quer opiniões e dicas? Com certeza, se jogar no Facebook, o que não vai faltar é gente dando opinião. Uns com críticas ofensivas e gratuitas e outros que realmente querem ajudar você a se tornar um profissional melhor. Mas existe um porém... Jogar na sua timeline, pode não ser eficiente, visto que talvez seus amigos da balada, ou da escola, talvez não se interessem por desenho. Então resta aos desenhistas, buscarem grupos de desenhistas onde todos interagem dando dicas e opiniões sobre os trabalhos dos outros. Até aí, não existe segredo, é uma troca de experiências.

Vamos supor que você tem 10 desenhos e jogue um em um desses grupos. Tudo bem, não é? Mas e se os outros 9 estão em um álbum do Facebook, e junto com a primeira imagem, você jogar o link do álbum? Você está divulgando o álbum, não é? Algo errado nisso? Certo, não há...

Vamos fazer outra suposição: Você possui uma fanpage "Desenhos do Geraldinho" onde coloca seus desenhos. Aí você vai no grupo, e coloca um desenho com o link para as pessoas curtirem essa página. Está errado? Não? Alguns grupos acham que sim.

Para piorar... Vamos supor que você é quadrinista e dá seu sangue para fazer as páginas da sua HQ e joga num site para leitura online, onde mais pessoas poderão conhecer seu trabalho. Então você cria um banner maneiro, faz uma arte linda e colorida sobre sua HQ e vai até um grupo de desenhistas no Facebook para apresentar o trabalho a eles e pedir opinião. Você joga o desenho do banner, juntamente com o link do site para leitura online. Tudo certo até aí? Em teoria, você está divulgando seu trabalho com desenho para seus colegas conhecerem, esperando que eles comentem e se inspirem. O que você recebe em troca? O moderador bane você do grupo por estar divulgando links externos.

Sim, você é banido por divulgar seu trabalho. Aí eu te pergunto, qual a diferença de jogar um desenho a lápis com o link da sua fanpage, e jogar um desenho colorido e finalizado com o link da sua HQ para leitura? Existe diferença? Se eu colorir meu desenho e disponibilizá-lo online em outro site, ele deixa de ser um desenho e passa a ser uma "divulgação"?

Sendo bastante claro e colocado tudo a panos limpos, isso aconteceu com o Estúdio Armon essa semana. Já aconteceram algumas vezes antes, mas nunca um moderador veio até mim dizendo "Para com isso, cara... namoral... Para de divulgar seus links no grupo". O grupo em questão é o "Desenhar É Uma Paixão" e o moderador que ameaçou me banir se chama Pedro Igor. Nada contra o Pedro Igor, ele provavelmente está apenas seguindo as regras do grupo dele.

Entendo perfeitamente que cada grupo tem suas regras, o que é permitido e o que não é... Mas eu não entendo porque o Pedro Igor é contra nós divulgarmos nossos quadrinhos lá. Ele veio dizendo para parar pois não estamos dentro das regras, mas claramente existe pessoas postando desenhos à lápis por lá, e divulgando seus links de fanpage, e ele não baniu as pessoas. Só porque nossa arte está colorida, finalizada e com o link da HQ da descrição, ela não é um desenho... Os artistas que deram duro, precisam aceitar que suas artes não são desenhos... São divulgações... E divulgações de quadrinhos não são permitidas em alguns grupos de desenho. Pisou na bola, hein Pedro Igor. Pisou na bola.

Se você faz parte do grupo Desenhar É Uma Paixão, ou de qualquer outro grupo que não permite você divulgar seu Smocci, ou seu Social Comics para conhecerem seus quadrinhos, eu peço humildemente que você pense se vale a pena estar nesse grupo. Se você curte a vibe do grupo, tudo bem. Não peço para você sair... Mas reflita... O Facebook está aí para você alcançar mais pessoas. Faz sentido fazer parte de um grupo onde você não tem liberdade de divulgar seu trabalho e onde seu desenho é menosprezado só porque leva o link de outro site que possui trabalhos seus?

Divulgar seu desenho com um link, o transforma em outra coisa que não, um desenho?

3 comentários:

  1. Acho que só se torna um problema quando passa a ser flood, tipo postar em muitos grupos num curto espaço de tempo.. Isso lota as notificações dos outros e é irritante -_- Mas nesse caso o ADM do grupo realmente pisou na bola.. Já vi esse tipo de atitude em grupos de escritores: você posta um poema ou algo do tipo e tudo bem, agora se postar um poema e colocar um link para compra do seu livro de poemas, aí já é BAN.. Vai entender o que se passa na mente desses caras -_-'' Negócio é sair e procurar outros grupos melhores pra divulgar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também acontece com escritores? Puxa!! É complicado você poder expor seu trabalho mas não poder apresentar mais dele para quem gostar. =/

      Excluir
  2. Pior, cara... É o que faço quando acontece, eu saio do grupo, mas cada vez mais grupos estão com essa frescura então os lugares para divulgar vão diminuindo. =/

    ResponderExcluir