segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dicas Armon - Centímetros x Pixels

Fala galerinha desenheira, tudo beleza?

Faz um boooooooooooom tempo que não fazemos postagens diferentes das habituais tirinhas semanais, não é? Isso não quer dizer que o Estúdio Armon está parado, mas sim que estamos focando nossos esforços em produzir e divulgar mais pela fanpage do Facebook. Lá nós conseguimos maior interação com vocês leitores, e com outros quadrinistas então fica mais divertido difundir conteúdo por lá. Mas tem coisas que não conseguimos fazer por lá e essa nova sessão do site, é uma dessas coisas.

Há um bom tempo eu venho querendo fazer postagens regulares com dicas e com as nossas experiências na produção de quadrinhos mas falta tempo pra isso. Eu quero começar a fazer isso, nem que seja aos poucos. Não posso garantir que vou trazer frequentemente mais dicas como essa, mas sempre que possível, eu farei isso. Essa dica é mais para desenhistas e fanzineiros do que para leitores mas é uma curiosidade que será bastante útil para vocês.

Vou falar hoje de algo que provavelmente 90% dos quadrinistas iniciantes não têm conhecimento de que é importante, mas pode salvar sua pele na gora de trabalhar seus quadrinhos mais a fundo. Hoje vou falar um pouco de resolução de páginas, centímetros e pixels. Isso mesmo! Quando compramos uma história em quadrinhos nas bancas, Turma da Mônica por exemplo, os gibis medem cerca de 13,4 x 19 cm, correto? Correto! É um formato pequeno, e de pouca importância para quem vai ler, mas para quem faz quadrinhos, dificilmente trabalhamos com a medida de centímetros (cm). Quase sempre usamos as unidades de medida dpi e pixels. E se eu quiser imprimir uma revista no mesmo formato da Turma da Mônica, como faço? Se eu fizer numa resolução errada, a impressão pode comer ou refilar as beiradas das nossas páginas e isso pode ser fatal, dependendo de como você fez o seu trabalho.

DPI (Dots per inch ou pontos por polegada)

Ambas letras tem o mesmo tamanho, mas resoluções diferentes.
Antes de falarmos de pixels, você precisa saber o que é dpi. Segundo o Wikipedia, é uma medida de densidade relacionada a composição de imagens que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear (...). Também é comum encontrar referências a essa densidade pelo termo "resolução". A resolução é indicada pela composição da densidade horizontal e vertical (...). De maneira geral, quanto maior o número de pontos por polegada (dpi), mais detalhada e bem definida é a imagem.

Enquanto quando vemos as pessoas falarem "escaneia as páginas em 300 dpi", ela está pedindo uma imagem de resolução que contenha 300 pontos por polegada, correto? A maioria das imagens criadas para internet, possuem 72 dpi que é mais leve, para carregar mais rápido. Essa opção pode ser escolhida no programa onde você realiza os seus trabalhos quadrinísticos, ou se faz manual, na hora de escanear, também dá pra escolher. Alguns quadrinistas usam 600 dpi, mas isso carrega demais o arquivo. A grande maioria usa o 300 dpi pois é um bom número para uma boa qualidade.

Tá bom, Armon... Mas você tinha falado de centímetros e pixels e agora colocou as polegadas no meio?

Certo, afinal é uma outra medida padrão para monitores e televisões e está profundamente ligada aos pixels mas não vamos confundir as coisas. Vamos converter as polegadas para centímetros e trabalhar só com eles, ok?

1 cm = 0,3937 pol ou 1 pol = 2,54 cm (mais fácil de gravar, não?)

Pixels x Centímetros

Agora temos as ferramentas e o conhecimento necessário para saber quantos pixels um formato em centímetros deve ter, só precisamos saber qual a resolução iremos trabalhar. Sem saber a resolução, seria mais ou menos como querer saber quantos tijolos tem a frente da sua casa sem saber quanto mede cada tijolo. Lembrando que o pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital e não muda de tamanho nunca!

Certo, chegou a hora de usar a matemática! (NÃÃÃÃÃO!!)

Vamos tentar descobrir as possíveis resoluções em pixels daquele gibi da Turma da Mônica que eu falei no começo da postagem. Lembrem-se que o tamanho em centímetros é de 13,4 x 19 cm.
Vamos supor que os diagramadores da Mauricio de Souza Produções são amadores e fazem todos os gibis em uma resolução baixa e de péssima qualidade (O que não é o caso, mas vamos colocar o exemplo assim à princípio). Vamos supor que os desenhistas façam as páginas e o diagramador escaneie elas em 72 dpi. É uma resolução baixa, aquela típica de imagens de internet, lembra? Que carrega rapidão e quando você dá zoom, ela fica borrada. Lembrou, né? Certo!

Convertendo a resolução de polegadas para centímetros, temos que 72 pontos por polegada são 28,346 pontos para cada centímetro (72 ÷ 2,54).

Sabendo quantos pontos temos para cada centímetro, basta fazermos a multiplicação dos pontos.

(13,4 x 28,346 = 379,83 pixels para a largura da página)
(19 x 28,346 = 538,57 pixels para a altura da página)


Então em 72 dpi, para fazermos uma página no mesmo formato dos gibis da Turma da Mônica, devemos criar uma página de 379,83 x 538,57 pixels e trabalhar as histórias dentro dessas medidas.

O cálculo é um pouco complicado no começo, mas depois vemos que é algo bem simples.

Vamos refazer?

Vamos repassar o cálculo agora mais próximo da nossa realidade de quadrinista. É LÓGICO que os diagramadores da MSP não trabalham em 72 dpi. Essa resolução a qual chegamos é muito baixa, e a qualidade fica péssima. Vamos refazer o cálculo usando 300 dpi, que é a medida padrão para uma qualidade bacanuda!

Temos que refazer a conversão da resolução de polegadas para centímetro. Temos 300 pontos por polegada então fazendo o cálculo (300 ÷ 2,54) chegamos ao número de 118,11 pontos para cada centímetro.

Agora basta multiplicarmos esse número de pontos por centímetro, pela quantidade de centímetros que temos. Simbora, cambada desenheira!

(13,4 x 118,11 = 1582,67 pixels para a largura da página)
(19 x 118,11 = 2244,09 pixels para a altura da página)

E nisso, usando a resolução de 300 dpi, chegamos a uma página de 1582,67 x 2244,09 pixels.
Sem dúvida, é uma resolução mega aceitável para uma ótima qualidade! Só para fazer esse cálculo valer a pena antes de você começar a fazer uma página nova, vamos supor que você crie uma página no Photoshop com 1700 x 2200 pixels, para imprimir no formato 13,4 x 19 cm da Turma da Mônica. Esse formato em centímetros, usa uma outra resolução, então provavelmente, o que você desenhar nesses quase 200 pixels a mais de largura, vai ser cortado pela gráfica com certeza, e ficariam bordas brancas em cima e embaixo pela falta dos 44,09 pixels de altura da página. É, meus queridos... Nem quadrinista escapa da matemática!

Para concluir!

Você pode testar esse cálculo em diversas medidas de cm em diversos dpi para pegar prática.
Os impressos do Estúdio Armon quase sempre usam o formato de 14 x 21 cm e fazemos as páginas em 300 dpi. Vamos de novo?

Sempre dividindo o número de dpi pela medida em cm de uma polegada (300 ÷ 2,54 = 118,11).
E depois multiplicando o valor de pontos por centímetro para o número de centímetros que você quer que sua página tenha.

(14 x 118,11 = 1653 pixels de largura)
(21 x 118,11 = 2480 pixels de altura)

Então usamos a grande maioria das vezes, essa resolução para trabalhar nossos impressos. Claro que existem as medidas de corte e sangria que também são importantes adicionar nessas páginas para impressão, mas esse é um assunto pra um outro dia.

Gostaram da dica? Acharam útil? Acharam inútil? Comentem e deixem sua sugestão do que podemos explicar ou dar dicas a respeito da produção independente de quadrinhos. Vamos fazer 4 anos de produção em breve e temos muitas dicas para passar, só precisamos saber o que vocês querem aprender. Como referência para esse tema, usamos a postagem do site do designer Edson Junior que também tem várias dicas, conheçam clicando aqui.

Até a próxima e bons cálculos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário