sábado, 22 de agosto de 2015

Armon Entrevista: Lígia Zanella


E aí, pessoal!

Olha quem está de volta! Nossa, faziam meses que não aparecia um Armon Entrevista por aqui, não é mesmo? Sentiram saudades? Eu sei que sentiram, afinal essa era uma postagem que apresenta os segredos de diversos quadrinistas e meios do ramo. O Armon Entrevista sempre foi uma postagem bem bacana de fazer mas com a reformulação do estúdio, ela acabou ficando de lado. Agora estamos com força total e provavelmente teremos entrevistas frequentes. Mês passado estivemos no evento Anime Friends em São Paulo e a conhecemos a nossa entrevistada por lá, ela se chama Lígia Zanella!

 Dona de um traço belíssimo, Lígia começou sua vida nos quadrinhos publicando sua obra chamada Go!Go!Go! Felicity para leitura online na internet em 2009 e em 2015 retornou em grande estilo com a conclusão de seu antigo projeto e o começo de Calendar, obra que divulgou no Anime Friends e que tem causado inúmeros comentários positivos pela internet afora. Trabalhando num jornal durante o dia e salvando o mundo durante a noit... Não, não... Fazendo quadrinhos como hobby, Lígia não é uma super heroína como Clark Kent, mas sim, uma super ilustradora que só faz evoluir a cada dia! Vamos conhecer um pouco mais dessa figura carismática por traz do lápis!


Estúdio Armon: Primeiramente, é um prazer ter você como nossa entrevistada. Comece nos contando qual foi o seu primeiro contato com o mundo dos quadrinhos.
Lígia Zanella: O prazer é todo meu. J Bem, começou aos 11 anos, quando ganhei um volume de Sakura Card Captors. Antes eu já lia alguns quadrinhos, mas meu envolvimento real aconteceu nesse momento, eu gostei tanto que passei a buscar mais e mais títulos e a me envolver com esse mundo de verdade.

Armon: E como surgiu a vontade de fazer os seus próprios? Como foi o seu começo como artista?
Lígia: Dos 11 anos pra cima o interesse de contar minhas histórias foi se desenvolvendo. Eu sou tímida e encontrei nesse meio uma forma de me expressar bem eficiente, como artista creio que isso me incentivou muito. Eu nunca fui de copiar personagens existentes, mas sempre tive a iniciativa de criar os meus próprios personagens desde que me lembro, por causa disso tenho títulos iniciados aos montes em casa, guardados em uma caixa. Eu fazia as páginas a mão, em folhas dobradas ao meio, de maneira bem arcaica, mas sempre escrevendo minhas histórias.

Armon: Qual o segredo para manter uma série de quadrinhos de maneira independente?
Lígia: Responsabilidade, doutrina e amor. Ser responsável com seus leitores e trabalho, saber gerenciar a vida e projetos, e amar isso, porque quem ama faz com carinho e qualidade e jamais desiste, independente das circunstâncias.

Armon: Você esteve presente no Beco dos Artistas neste Anime Friends 2015, que foi onde nos conhecemos (Risos), como foi essa experiência?
Lígia: Para mim foi muito proveitosa. Eu conheci muitas pessoas, vi o que eles precisavam, aprendi um pouco sobre o mercado independente e até recebi comentários do pessoal que leu minha obra. O meu interesse era principalmente entender como é ser um autor independente em um evento grande, eu sei que tenho muito a aprender ainda, mas já cresci bastante com essa experiência.

Armon: Você apresentou sua obra chamada Calendar. Nos conte um pouco sobre ela.
Lígia: O gênero dessa obra é Josei. É um romance voltado para mulheres mais maduras, com um romance é mais sério e possui questionamentos mais profundos. Conta a história de Suzan, uma moça trabalhadora e esforçada que tem a vida muito voltada a ganhar dinheiro, um dia ela acaba conhecendo um rapaz que mostra que há mais na vida que isso e aí as coisas começam a mudar.

Armon: É verdade que Calendar foi a primeira história que você fez impressa? Por que escolheu começar a fazer impressos?
Lígia: Exatamente, é minha primeira obra impressa. Na verdade desde 2009, que foi quando eu comecei a publicar minhas obras na internet, eu venho pensando em impressos, mas nunca tive coragem por causa da qualidade da minha arte. Eu me esforcei bastante e passei vários anos apenas publicando online e desenvolvendo meu traço até um ponto em que eu aceitasse minha arte como vendável, só então eu resolvi ousar mais um pouco. Creio que o sonho de todo quadrinista é ter sua obra impressa, eu sou apenas mais uma no grupo.

Armon: Em sua opinião, quais as principais diferenças e importâncias de se apresentar quadrinhos online e impresso aos leitores?
Lígia: No online existe a facilidade da divulgação, é possível que todos vejam com rapidez e comentem, e é melhor para testar uma obra antes de gastar horrores com ela também. No impresso creio que o principal é o toque, a proximidade, o cuidado, tudo foi planejado pois, o impresso torna o produto definitivo, no meu ponto de vista.

Armon: Nos conte um pouco de como é o seu processo de criação, desde as ideias até o material pronto.
Lígia: Eu desenvolvo a ideia do roteiro, penso em um problema e uma solução, então desenvolvo os personagens sobre essa vista. Muitas vezes a ideia do roteiro vem de uma simples frase ou de alguma situação, dai desenvolvo toda a história em cima disso. Então penso em quais personalidades melhor se adequam a essa determinada situação, desenvolvo a imagem deles todo em cima disso, acrescendo o mundo em que eles vivem, começo a desenhar e a esboçar situações, dai faço o rascunho dos capítulos, depois finalizo com a arte final. Os coadjuvantes normalmente vão aparecendo conforme a necessidade. Ainda tenho muito a aprender sobre desenvolvimento de roteiro, mas até agora eu me esforço dessa maneira.

Armon: Além de Calendar, quais são seus outros trabalhos? Fale um pouquinho sobre eles.
Lígia: Go!Go!Go!Felicity é o meu primeiro trabalho feito para web, e foi lançado em 2009, com ela é possível ver a evolução do meu traço e nesse ano será encerrado. Se trata da história de Angelica, uma menina pobre que tem que mudar de cidade para ir estudar em uma prestigiosa escola onde seu tio é diretor. É uma comédia romântica.
Tulipa, uma personagem criada para fazer tirinhas, normalmente escrevo coisas que me vem a mente, tudo gira em torno de expressão nas minhas obras, Tulipa não é diferente.
O quarto, é uma obra feita como fã, foi uma adaptação que fiz do capítulo de um livro e se trata do sonho de um garoto que um dia se vê em uma sala onde as paredes são forradas de gavetas que guardam toda a vida que ele teve até ali.

Armon: Quais são os artistas que te serviram e servem de referência?
Lígia: Clamp, Kaoru Mori, Eichiiro Oda

Armon: Sobre quadrinhos brasileiros, você costuma ler as obras de outros artistas? O que pode nos recomendar que já leu e curtiu?
Lígia: Spy Project, Helena, Holy Avenger, Pirates!, Ima sempre em frente, Hot and cold, Sigma Pi, Sky of Bolt, e por aí vai

Armon: Caso alguém queira adquirir Calendar, o que precisa fazer?
Lígia: Só me enviar um e-mail solicitando, no meu site tem os valores para averiguação: :)
ligia.zanella@gmail.com

Armon: E sobre seus projetos e planos para o futuro, tem algo que possa nos contar?
Lígia: Tenho um novo título que está em desenvolvimento para substituir Go!Go!Go! Felicity, mas ainda não posso dar muita informação. Além disso, os planos são concluir Calendar e fechar o box impresso pra quem quiser a coleção completa. Também participar de mais eventos e concursos também.

Armon: Para finalizar, várias pessoas que querem ser quadrinistas podem se espelhar em você após ler essa entrevista, sabia? Deixe uma mensagem para eles!

Lígia: Para ser quadrinista você precisa ter determinação, precisa ler muito e não só quadrinhos, desenhar todos os dias, principalmente aquilo que você não curte desenhar. Tem que observar os outros a sua volta e ser receptivo a criticas. Precisa dar seu sangue. Amar isso. Vamos nos empenhar, pra trazer ao Brasil algo de qualidade. O melhor de nós. Bora surpreendê-los!! :)

***

É isso aí, pessoal! E como prometido, a imagem ao lado COM EXCLUSIVIDADE é a capa do novo capítulo de Calendar que sairá nesta semana! O segundo capítulo está chegando e a história vai ficando mais envolvente! Curtiram? Não deixem de ler também, hein! O capítulo de número 02 sairá amanhã!

Então galera, esperamos que tenham curtido a entrevista e tentaremos de agora em diante, manter uma frequencia boa novamente do Armon Entrevista. Sempre foi uma postagem bem querida dos nossos leitores por conhecerem novos trabalhos de outros artistas e agora estamos totalmente estabilizados, então queremos ter mais entrevistados.

Não deixem de comentar e se quiserem dar sugestões de possíveis entrevistados, tentaremos fazer o possível para trazer quem vocês pedirem, na medida do possível, é claro.
Um forte abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário