quarta-feira, 27 de maio de 2015

Explicações (Finalmente!)

Fala galera!
Poxa, faz tempo que estou devendo algumas explicações sobre o que está acontecendo com o Estúdio para vocês que acompanham nosso site. Então hoje vou fazer um breve resumo porque ninguém gosta de ler aqueles textos enormes, ainda mais falando de problemas... Além do mais, essa postagem de informações vai ser mais frequente a partir de agora...

*O que diabos está acontecendo?*

Quem acompanha o Estúdio Armon há um tempo com certeza notou que não só desistimos da política de postagem diária, como temos deixado o site um pouco às traças. Nas últimas semanas só tivemos dois tipos de postagem, o Retratando e a série de tiras do Caldeira. Como expliquei pra vocês meio por cima há um tempo, eu... Fábio... Passei por alguns problemas pessoais no começo do ano, que gerou uma certa depressão em mim. Não tem porque negar isso, ficou aparente nas postagens. Foi um período que me fez ver diversas coisas de maneiras que eu não tinha visto, tanto profissional como sentimentalmente. Eu olhei pro Estúdio como estava e senti desânimo, pois algo que tinha sido tão prazeroso pra mim no passado, já não era mais um prazer, mas tinha se tornado uma obrigação. Mesmo estando mal, eu me via obrigado a vir aqui apresentar uma tirinha do Jango com alguma piada ruim só pra não deixar passar o dia sem nada... E isso afeta mais vocês leitores do que eu.

De fato, o período da depressão passou, mas a minha forma de ver o estúdio continuou a mesma e isso mexeu comigo, me fazendo pensar. Eramos só eu e meu irmão basicamente levando o estúdio nas costas. Claro, éramos 4 integrantes, ainda temos o Wellington, mas ele tá meio afastado por conta da faculdade que toma muito tempo e também o Fabiano Caldeira que tem sido grande parte do nosso alento com seu conteúdo sempre chamativo. Mas em questão de administração, criação de histórias, divulgação, vendas, criação de tirinhas, edição e roteiro... É muita coisa para duas pessoas levarem nas costas. Eu senti como se o estúdio fosse um fardo e não era pra ser assim quando comecei essa bagaça. Era pra ser um estúdio que gerenciasse nossos quadrinhos para engrandecer o cenário do quadrinho nacional. Criamos as tirinhas para nos testar quanto a prazos e periodicidade e mantemos tudo perfeitamente organizado por 2 anos e meio, mas tínhamos mais integrantes carregando essa cruz com a gente... Naquele momento, não tínhamos mais então as tirinhas e postagens começaram a falhar...

Pensei em fechar o Estúdio Armon e continuar só quando tivesse inspiração. Mas não fiz isso... Conversei bastante com alguns colegas e amigos do ramo... A Adriana Yumi, Max Andrade, João Eddie Araújo, Israel de Oliveira, Vinicius de Souza, Cristiane Armezina, Paulo Alberto entre outros. E decidi me livrar apenas das coisas que pesavam nesse fardo... E sinto dizer isso pois cada criação minha é como se fosse um filho. Também sinto por quem gosta e acompanha há tempos, mas acho que chegou a hora de renovar nosso conteúdo, focar em algumas coisas... Bom, estamos encerrando algumas séries de tirinhas...

*Bomba de Hiroshima caindo*

Outro dia me peguei pensando em um roteiro para uma história curta que seria muito interessante! Comecei a esboçar algumas ideias e de repente lembrei que era domingo. Dia de cachimbo? Não, dia de Jango... E eu não tinha pensado em nenhuma ideia boa... Então deixei de lado o roteiro interessante para pensar em alguma ideia para o Jango da semana... O dia passou e entre um café e outro, nada veio... No fim do dia recorri ao clássico roteiro "acabou a energia aqui na fazenda" que aparece em umas 10 tirinhas das mais de 100 que fiz... É um recurso para criação rápida com piada pronta que sempre uso quando tenho bloqueio criativo. Tudo bem, mas quando voltei pra continuar o roteiro interessante, tinha esquecido toda a alma daquele novo projeto e ele se perdeu...

Na semana seguinte, aconteceu praticamente o mesmo problema. Talvez vocês nunca tenham passado por uma depressão, mas não é a época mais fácil de se fazer piadas. E outra vez o Jango ficou pra escanteio... Na outra semana, fiz uma piada porca com trocadilhos manjados... Enquanto editava a tirinha, eu pensava "se eu tivesse lendo essa tirinha, eu iria rir?" e a resposta imediata foi "não". Isso também tem acontecido com a série do Kurt, apesar de nem ter completado 1 ano ainda. A série do Armon é a única que ainda flui minhas ideias e eu tenho um carinho grande por esse personagem que foi o primeiro que criei na vida... Talvez a tira dele continue periodicamente, mas apenas se eu tiver uma boa inspiração pra fazê-la. Jango e Kurt... Infelizmente darão seu "até logo" em breve... Não é um fim! Talvez voltem quando eu achar que é a hora, ou se eu tiver ideias boas, eu faça tiras periodicamente. Mas as séries semanais serão cortadas. Vou apenas me forçar a arredondar os números para criar um cliffhanger, ou seja, uma tirinha final que deixe abertura para continuar futuramente.

Kurt Cobaia atualmente está na tira #39 e farei a de número #40 com a participação especial do personagem Morte Crens, do meu parceiro Gustavo Borges. Jango, o Frango atualmente está na tira #116 e vou me forçar até a #120. Talvez não sejam as melhores tiras, mas quero deixar um número redondo.

*O que vocês vão fazer então?*

Vidas Imperfeitas da Mary Cagnin foi publicado pela Editora HQM. Quack, vencedor do BMA 2014, do autor Kaji Pato, foi publicado pela Editora Draco. Novas oportunidades estão surgindo para quadrinistas e as tirinhas nos estacionaram! Há quanto tempo vocês estão esperando pela continuação da nossa série Talento FC? Estamos 1 ano atrasados em nossa previsão de término! Isso porque o roteiro não consegue andar, já que tenho que me dedicar sempre às tiras. Vamos nos dedicar a andar os roteiros e projetos que temos estacionado há tempos. O primeiro deles vai ser Link Hunters! Lembra dele? Pois é, está há um ano na gaveta... Pois agora já está em reta final de edição e se for recusado pela editora que apresentarei, trarei online pra vocês. A série das princesas também está de volta! A Princesa de Guarulhos, a terceira da série, vem aí! Outra boa surpresa é uma história chamada De Repente Shoujo que entrou em projeto essa semana, mas vou trazer mais informações em breve pra vocês. Sem falar do capitulo 6 de Talento FC que já passou da hora de acontecer.

Aproveitando a situação, nós tínhamos soltado a capa oficial de Link Hunters exclusivamente para quem nos segue no Twitter, mas como estamos realmente na reta final pra lançar, aí está a capa! Vou fazer uma postagem depois só com informações dessa série, já que devo inclusive a sinopse pra vocês.

*O que mais? Não é muito peso só pra vocês dois?*

Aí está... Temos sangue novo na área, como eu já tinha informado vocês! O primeiro a chegar até nós foi o Nilton Cezar Lopes, cheio de ideias, projetos e força de vontade! Ele está produzindo uma hq com um roteiro nosso que estava empacado também, Audiência Mortal! Além do seu próprio roteiro que iremos trabalhar em seguida.
Maicon Kener foi o segundo, com seu traço arte e sua rapidez para fazer as coisas! Também está produzindo uma história com um roteiro nosso, Contos de Astolat, nosso primeiro mangá medieval! E em seguida produziremos o seu tão trabalhado roteiro chamado Novo Mundo.
Dhermesson foi o último a chegar com uma ideia brilhante! Um mangá de investigação educativa. Aprender geografia e história através dos quadrinhos é algo bem genial! Aderimos o projeto dele, chamado Pistas, ao nosso checklist e vamos ajudar ele a botar isso em prática!
Ainda temos outros integrantes que estão na fase de estagiários, o Alexandre Rodrigues e o Nathan Lopes estão ensaiando para entrar. Eles tem muito potencial e quero muito ver algo bacana sendo criado por eles.
Também traremos mais postagens com rascunhos deles, informações e processo de criação. Esboços, ilustrações entre outras coisas.
Sem falar que estamos tentando ganhar mais terreno. Participamos de uma exposição num evento chamado Sana Cariri, lá do Ceará. Em breve trarei mais informações sobre isso também. E estamos também em contato com outros artistas para tentar ganhar mais visibilidade. Enfim, parece que a montanha russa voltou a subir.

*Considerações finais*

Eu disse que seria um resumão, mas é basicamente isso. Gostaria de agradecer a você, leitor, que nos acompanha já há algum tempo e para você que chegou faz pouco tempo à nossa porta, entre, sente-se e fique a vontade para apreciar nosso conteúdo que vai começar a melhorar novamente.

Um novo Estúdio Armon está nascendo, rumo aos 3 anos de existência!

3 comentários:

  1. Poxa, passar por um período de depressão deve ser tenso...conheço alguns amigos que já passaram por isso, é complicado. Mas ainda bem que você já está melhor e mais animado pra fazer as coisas!

    Bom, acredito que qualquer um que tenha começando nesse árduo caminho de produzir HQs já passou por algum problema com relação a dar continuidade ou não pra sua obra. Confesso que eu também passei por isso no Sigma Pi. Lembro que teve uma época que eu peguei bloqueio com a série por causa do meu traço, achava defeito no desenho, ficava comparando o traço de outro aristas e achava o meu tudo ruim, até que conversando com uma amiga ela me sugeriu umas mudanças no meu traço e eu resolvi adaptar. E funcionou, porque consegui colocar uma pegada mais “shoujo” que era o que tava faltando no meu traço pro Sigma Pi. Outro fator que eu resolvi repensar foi sobre essa questão de venda em eventos. Como eu tô participando desde 2010 nas feiras de fanzines chegou ano passado senti que essa rotina estava me desgastando, principalmente quando fui na Comic Con Exp e tive vendas muito baixas. Aí decidi pegar esse ano pra tirar umas férias de venda em eventos e aproveitar pra focar mais nos projetos de HQ.

    Quanto a essa questão de encerrar projetos acho que faz parte mesmo, a gente sabe que é chato deixar coisa inacabada mas acho melhor encerrar ou dar um hiato do que você fazer algo por mera obrigação, ainda mais com tantas HQs que vocês estavam produzindo, e por serem semanais demanda um tempo considerável e não sobra muito tempo pra se dedicar as outras séries.

    Também tive que pensar bem no que vou priorizar em termos de produção daqui pra frente pra não ficar que nem maluca e evitar outro problema no meu braço também. A gente sabe que é legal criar um projeto novo, ficamos bem empolgados pra produzir, no final do ano passado eu tava com mil ideias pra um projeto novo, mas o roteiro tava todo bagunçado e eu queria publicar logo. Aí o site que eu ia publicar fechou e decidi deixar o projeto engavetado até o roteiro amadurecer mais.
    Bom, aí o que eu resolvi deixar de definido nesse ano é: continuar com o Sigma Pi e fechar o capítulo novo que tô devendo desde o ano retrasado e começar uma nova série online com esquema de publicação semanal no Tapastic, no segundo semestre. Mas como pretendo fazer publicação semanal pra esse projeto novo, quero deixar pronto uma série de ilustrações pra divulgação além de paginas pra não ter que correr demais durante a semana, por isso tô fazendo sem muita pressa de publicar também, quero que saia algo bem legal pra esse projeto que tenho engavetado desde 2012. Aí quando tiver com mais material pronto começo a divulgar o projeto.

    OMG acho que conheço o Dermesson! XD caramba ainda tô devendo a análise do roteiro dele ><
    No sei se ele ainda vai precisar mas vou fazer um esforço e enviar, é que pra fazer análise de roteiro costumo escrever um textão gigante com algumas considerações. Mas lembro que até onde tinha lido, curti bastante a história.

    No mais é isso! Fico feliz de ver que o estúdio está com gente nova e que continuam na produção, acho triste ver pessoal que começa as HQs mas depois de um tempo para, por isso dou total apoio pro pessoal que já tá há um tempinho produzindo suas HQs, porque a gente sabe que não é fácil xD
    Força pro estúdio, força pra você Fabio, pra não deixar a depressão te abalar novamente e no que precisar tamos ai! o/

    ResponderExcluir
  2. Depois desse comentário da Yumi eu não tenho muito o que dizer, pois ela disse tudo ^^!
    Deixar trabalhos, iniciar outros, engavetar tudo e o tal dos bloqueios criativos, tudo isso faz parte da vida que quem ama desenhar e principalmente de quem quer ver seu trabalho evoluir. Mas a questão é, e daqui pra frente?
    O Estúdio já traço esse caminho e agora é força e bola pra frente! O show não pode parar!

    Desejos a todos muito sucesso, cabeça fria e muito papel pra rascunhar, pois vão precisar com tantas ideias.
    E Fábio, você já é um vencedor, enfrentar uma depressão, olhar ela de frente e dizer que não a quer na sua vida e difícil e muitas pessoas não tem essa força e pior nem reconhece que estão nesse caminho... Então cara, parabéns!

    Beijos gente e precisando aqui estou!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo apoio sempre! Realmente chega uma hora que mudanças são necessárias e espero vocês nos acompanhem nessas mudanças. Ansioso pra ver esse projeto novo, Adriana!
    E ansioso pra ter seu apoio nessa caminhada de reformular o estúdio, Cristiane!

    ResponderExcluir