terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Lendo Nacionais - Tools Challenge

Fala pessoal!
O primeiro Lendo Nacionais de 2015 já chega chegando com uma super recomendação. Quem ainda está de férias escolares pode pegar para ler antes que as aulas comecem e quem não estuda mais, pode pegar para ler nas horas vagas que é garantia de uma boa história. Eu estou falando de um grande parceiro nosso, o primeiro mangá brasileiro totalmente financiado pelos seus próprios leitores... Eu vos trago o universo de...

TOOLS CHALLENGE

Eu acho que vocês já cansaram de me ver falar de Tools Challenge aqui no nosso site, mas eu preciso dizer de novo e de novo e sempre vou dizer que este é um dos melhores mangás nacionais que já li. Eu estou sempre fazendo jabá para Tools aqui no site, ajudei na campanha de financiamento e espalhei demais a notícia porque eu acho que realmente é uma iniciativa magnífica. O autor se chama Max Andrade e mesmo com todos os contratempos, ele colocou o dele na reta para lançar esse projeto. Começando como fanzineiro, assim como nós, levando seus desenhos nas feiras de fanzine em eventos, Max acabou por alçar voos mais altos levando sua obra prima para o Catarse, um site de financiamento coletivo. As pessoas acessam o projeto lá e colaboram para a realização dele com a quantia em dinheiro que puderem. E assim os próprios leitores de Tools Challenge fizeram sua história virar realidade, algo impressionante em termos de quadrinhos brasileiros até então. Tools foi um dos primeiros que abriu caminho para artistas que nunca tinham acreditado em fazer suas obras acontecerem e deu esperança para inúmeros outros seguirem seus passos.

A história de Tools Challenge encanta pela sua simplicidade e por sua cara de battle shounen. Seguimos a dramática história de Raion, um garoto que nasceu em um mundo um pouco diferente do nosso. No mundo dele, todas as pessoas nascem junto com uma ferramenta. Isso mesmo! Uma ferramenta tipo chave inglesa ou chave de fenda e ela cresce junto com a pessoa. Existem pessoas especiais que nascem com ferramentas chamadas série ouro e essas ferramentas são muito comercializadas no mercado negro. Raion é um série ouro e teve sua ferramenta roubada quando era apenas um bebê e ele descobre algo não muito bom. Séries ouro como ele, só podem viver 15 anos longe de sua ferramenta antes de sofrerem uma morte agoniante. O garoto já cresceu conformado de que morreria aos 16 anos mas quando alcançou essa idade, ele viu na televisão uma figura misteriosa com a sua ferramenta e que ela estaria a prêmio em um torneio de luta chamado Tools Challenge. Agora Raion está em busca de vencer esse torneio para lutar por sua vida.

Como o próprio autor admitiu, no começo da obra o traço deixa um pouco a desejar, mas a evolução está mais do que clara com o passar dos capítulos. A prática leva a perfeição e Max tem sido constantemente provado ao longo dos seus projetos. O plot de Tools é simples mas diverte mais do que grande parte dos mangás tipicamente japoneses. Tem cara de mangá, fala de amizade de uma forma envolvente e também de força de vontade de alcançar seus objetivos mesmo quando já estamos conformados com nossas situações. Cada personagem é cuidadosamente construído com um pano de fundo de fazer inveja para muitos personagens de mangá "grande".

Caso você ainda não conheça Tools e quiser adquirir, pode entrar no site da série http://www.toolchallenge.net/ onde é possível compra e se informar sobre o andamento e curiosidades. E o autor já prometeu o volume 3 para 2015, agora é só esperar para ver a história sendo escrita!

Um comentário: