sexta-feira, 10 de outubro de 2014

2 ANOS DE ESTÚDIO ARMON

Parabéns pra você, nesta data querida! Muitas felicidades e muitos anos de vida!

PARABÉNS ESTÚDIO ARMON!

É meio presunçoso da minha parte dar parabéns ao meu próprio Estúdio, mas isso se deve ao fato de eu estar realmente orgulhoso de ter chegado até aqui. Eu sei que dois anos é muito pouco perto de outros estúdios de quadrinhos que estão há mais tempo na ativa ou outros que estão a menos tempo e já são mais conhecidos que o nosso, mas isso se deve a diversos fatores que não vem ao caso.

O que vem ao caso hoje é que não foi fácil chegar até aqui, muitas batalhas foram travadas, poucas delas foram vencidas mas hoje, além de fazer uma postagem de aniversário, vou falar de algumas conquistas, integrantes e planos do Estúdio. Não quero dividir a postagem em duas semanas igual fiz no aniversário de 1 ano, mesmo porque a nossa agenda de postagens anda bastante apertada e muito do conteúdo que divulguei no ano passado era conteúdo que ficou para trás. O Estúdio completa 2 anos hoje e apesar de me dedicar muito a esse projeto, não tenho certeza de que chegaremos ao terceiro ano com força total. Resta ao tempo nos dizer.

Vou começar falando de integrantes! De 1 ano pra cá, tivemos diversas mudanças de integrantes e eu tenho certeza que vocês não se lembram muito da última postagem. Para vê-la é só clicar aqui: http://www.estudioarmon.com.br/search/label/Integrantes%20do%20Est%C3%BAdio

Integrantes Atuais


- Fábio Gesse Dalphorno
Eu, que sou o fundador do Estúdio e mantenho tudo em ordem, continuo fazendo essa mesma função, mas devido a outras prioridades, posso dizer que não consegui movimentar tanto o estúdio como eu queria. Enfim, isso não vem ao caso, continuo produzindo roteiros e me atrevendo a produzir alguns quadrinhos de vez em quando.

- Lucas Gesse Dalphorno
Meu irmão e principal pilar do Estúdio. Único editor de MangaStudio e desenhista central das nossas principais séries. Não tem tempo ruim com ele, está sempre produzindo e isso me deixa muito orgulhoso!

- Wellington Gasparim
No último ano, eu trabalhava com ele e discutia os roteiros da série de tirinhas Loretto todos os dias, mas após uma mudança de planos, ele saiu do escritório onde trabalhávamos para abrir seu próprio estúdio de música. Com o tempo meio escasso, ele ainda cuida do Loretto mas às vezes é meio complicado o ritmo e nós entendemos perfeitamente. Ainda assim ele continua fazendo os roteiros das tiras e publicando toda sexta-feira sem nunca falhar.

- Fabiano Caldeira
No ano passado, Fabiano era apenas um leitor bastante influente entre os comentários mas após ele ter fechado seu próprio blog de quadrinhos, precisei convidar ele para participar do Estúdio e manter esse gênio das tirinhas na ativa! Um grande reforço para nós, após perdermos três integrantes um após o outro. Fabiano agora tem os sábados só para ele e sua nova série de tirinhas "Preto no Branco".

Integrantes que saíram de 1 ano para cá


- Luiz Lopes
O Luiz era o chefe da contabilidade do Estúdio e também tinha um projeto para uma série de tirinhas, mas com o passar do tempo, ele acabou recebendo responsabilidades maiores, começou a cuidar da contabilidade de uma loja, sem falar do acumulo de serviço no escritório onde trabalhamos e o tempo se tornou pouco demais para produzir essa série. A contabilidade do Estúdio também está bem mais simples de um ano para cá, já que não vendemos mais tanto quanto no começo. Ainda peço conselhos de vez em quando sobre isso para ele.

- João Brandi
O João já chegou a ter as terças e as quintas só para ele, postando caricaturas e sua própria série de tirinhas chamada Lastemável, mas com o final da sua faculdade de publicidade, os trabalhos e monografia tomaram todo seu tempo e logo após, ele passou num concurso público, e ficando praticamente sem contato comigo. Ele saiu oficialmente, e apesar de ter voltado a trabalhar comigo após uns meses, não voltou mais às atividades no grupo.

- Alysson Dias
Ele foi o primeiro integrante a entrar no Estúdio após sua criação. Criador de roteiros de terror e com sua seção Leitor Punk no site, Alysson era bastante influente aqui dentro, nos acompanhava nos eventos e divulgava bastante o nome do Estúdio Armon. Fizemos um belíssimo one-shot de terror chamado L'Onore di Mona Lisa e tinhamos mais dois projetos, o one-shot Banco dos Pecados e a série Atrocity, ambos de terror. Até que ele começou a ter um namoro a distância e acabou deixando de lado as atividades no Estúdio. Discussões internas com o Lucas, meu irmão também aconteceram e mesmo querendo mantê-lo a todo custo, minhas tentativas foram por água a baixo quando ele se mudou para a cidade da garota que namorava e perdemos totalmente o contato. Fiquei bastante chateado com essa situação pois ele é um amigo valioso.

Integrantes Honorários


- Israel de Oliveira e Jânio Lima
São aqueles que colaboram de alguma forma com o Estúdio mas não fazem parte especificamente e Israel e Jânio são assim. São autores da web comic Filho de Nerd que vai ao ar nas terças. O Israel também está trabalhando em uns roteiros meus para futuros projetos então é basicamente um colaborador do Estúdio. Ambos cearenses e muito competentes!

- Heitor Pinheiro e Gledson Marcelino
Nossos representantes em Guarulhos e diretores do nosso canal no YouTube que está parado há um bom tempo. Não cobro muito deles pelo pouco contato e porque sei da dificuldade de fazer vídeos, mas eu gostaria de aumentar a participação deles no Estúdio. Nosso canal nunca sai dos velhos vídeos de 2013. Se estiverem vendo isso, mãos na massa homens!


- Felipe Juscele
Amigo meu da época de escola, fizemos uma história chamada Sticker Boyz que será publicada aqui no site esse mês. Voltei a ter contato com ele recentemente por conta disso e ele está ajudando bastante nessa obra. O traço dele é bem bacana e espero que gostem!


***

Após esse resumão sobre os integrantes, não vejo necessidade de falar dos ex-integrantes como eu falei no ano passado, afinal eles não fizeram parte do segundo ano do Estúdio. Enfim... Vou comentar agora alguns fatos curiosos, vitórias e derrotas que tivemos ao longo desse ano.

Curiosidades

Mais acessado. No primeiro ano do Estúdio, a série de tirinhas que recebia mais acesso era Loretto de Wellington Gasparim, mas ela perdeu esse posto para Jango, o Frango que se tornou definitivamente a série base do Estúdio.

Aniversários. Algumas séries de tirinhas completaram 1 ano no ar ao longo do segundo ano do Estúdio. Foram elas Jango, o Frango (30 de dezembro), Loretto (19 de abril), Pequeno Urso (12 de novembro), Gerso Litário (17 de fevereiro), Armon (18 de maio) e O que elas dizem quando eu digo... (17 de maio).

Editora Armon. Por pouco não começamos com trabalhos editoriais de outros autores de fora. Tivemos a passagem relâmpago de Nathan e seu fanzine Extreme Batalha pelo Estúdio e nós iriamos fornecer auxílio para ele publicar sua história impressa. Mas na hora de acertar os detalhes, o garoto queria receber um retorno financeiro que nem nós, fundadores do estúdio, não recebemos. Acabou ficando inviável e cada um seguiu seu rumo.

Armon x Dr. Monstro. Há algumas semanas atrás tivemos um encontro de desenhistas na Gibilândia em Presidente Prudente. Estivemos presentes eu, meu irmão, o Lucas Dias, o Paulo Alberto e Pedro Leonelli. O Paulo possui um personagem cientista assim como o nosso Armon e fechamos um projeto para uma história em conjunto sobre uma disputa de inteligência entre os dois. Provavelmente o projeto será impresso no começo do ano que vem.

Pontos de Venda Atuais. Atualmente estamos com apenas 2 pontos de venda para os impressos. A Gibilândia em Presidente Prudente e a Banca da Praça em Presidente Bernardes. Todas as nossas obras impressas podem ser encontradas nos dois locais para visualização e venda.

Vitórias

Prêmio de Melhor Quadrinho da UPMangá. Essa semana, L'Onore di Mona Lisa recebeu o Oscar do site UPMangá como um dos melhores quadrinhos online e ganhando assim o direito de a transformarmos em uma série! Um dos maiores orgulhos do Estúdio até agora. Esse mangá possui cerca de 700 acessos no site de leitura online!

Headshots da UPMangá. O site UPMangá começou a fazer vídeos de reviews sobre os mangás mais populares entre as mais de 600 obras disponiveis lá. Nós tivemos a honra de receber 2 vídeos com as obras Talento FC e L'Onore di Mona Lisa! Confira os vídeos nos links abaixo!
L'Onore di Mona Lisa: https://www.youtube.com/watch?v=AOImQxAlPBA&list=UUEM2V_r2aC6h3FkWQ-w_V6Q
Talento FC: https://www.youtube.com/watch?v=pb6QtCr8xrw&list=UUEM2V_r2aC6h3FkWQ-w_V6Q

Talento FC. A nossa primeira e principal série atualmente é campeã de acessos dentre os nossos quadrinhos. Tanto no nosso site, como no Facebook, quanto na UPMangá e outros sites onde disponibilizamos ele para leitura online. Também é o campeão de vendas dos impressos já que cada capítulo teve duas tiragens de reposição.

Ressaca Friends 2013. O evento que aconteceu no final do ano passado foi o primeiro grande evento que vendemos fanzines. Não nos estandes, mas no boca a boca. Conhecemos muita gente bacana e demos um up bem grande nos acessos e nos parceiros. Foi uma vibe bem bacana que rolou lá e fizemos até vídeos com o nosso cinegrafista Heitor Pinheiro.

Armon Entrevista. Esse ano eu fiquei realmente orgulhoso das nossas entrevistas. Nunca tivemos tanta gente boa sendo entrevistada e recebemos bastante carinho dos entrevistados. Tivemos gente grande como Sidney Gusmán e também alguns dos "supernovas" dos quadrinhos nacionais como Kaji Pato, Vitor Cafaggi e Gustavo Borges. Além dos nosso amigos Pedro Leonelli, Waldenis Lopes e L.L. Santos. Só gente boa!

Novas séries de tirinhas e webcomics. Iniciamos novas séries de tirinhas esse ano que estão sendo muito bem acessadas também. Entre elas estão Kurt Cobaia (Quintas), Preto no Branco (Sábados), Super Bolha (Mensal) e Filho de Nerd (Quinzenal).

A Princesa de Bernardes e Sua Continuação. Apesar de ter sido nossa primeira obra, ela ainda é a que mais causou alvoroço entre os leitores. Todos pedem uma continuação, apesar de eu não ter planejado isso a principio. Mas devido a tantos pedidos, vão aparecer mais princesas em breve... Confira ali embaixo na seção de projetos futuros.

Derrotas

Haru Anime 2014. Devido a alguns desentendimentos com os organizadores deste evento na região de Presidente Prudente, nós perdemos o direito de participar do estande de fanzines do Paulo Comics que é nosso parceiro. O que antes era um local certo de divulgação para quem gosta de mangá, hoje não existe mais para nós. É uma pena... Para eles...

Canal YouTube. Nós iniciamos um canal no YouTube para fazer vídeos e deixamos nossos correspondentes de Guarulhos, Heitor e Gledson tomarem conta, mas cada um tem suas responsabilidades e como ninguém conseguiu criar novos conteúdos, o canal está parado desde janeiro.

Leitor Punk. O que era uma das nossas seções mais acessadas com dicas de obras mais sombrias feitas pelo Alysson Dias, aos poucos foi perdendo sua capacidade de chamar atenção do leitor com obras menos chamativas e até temas que não tinham muito a ver. É uma pena que o escritor da seção tenha perdido o interesse por ela ao longo do ano.

Cancelamentos. Devido a algumas séries frequentes nossas terem poucos acessos ou exigirem mão de obra demais para serem realizadas, tivemos que fazer alguns cancelamentos. Entre eles estão Lastemável (Cancelada em dezembro), Vida de Caixa (Cancelada em novembro), Pequeno Urso (Paralisada em dezembro), O que elas dizem quando eu digo... (Paralisada em setembro) e Gerso Litário (Cancelado em setembro).

Brazil Manga Awards. Participamos do concurso nacional de mangás da JBC no começo do ano com 3 obras (L'Onore di Mona Lisa, Gato Preto e Jack Dynamite) e infelizmente não conseguimos chegar nem entre os 12 primeiros. As duas primeiras obras foram disponibilizadas para leitura online e você pode ler aqui no site mesmo ou comprar o impresso. Já a terceira, por enquanto só pode ser lida através do impresso.

Pontos de Venda e Parceiros. Nós tínhamos alguns pontos de venda no último ano e alguns parceiros que nos ajudavam periodicamente mas ao longo desse ano, algumas coisas mudaram. Os pontos de venda Sacolão Soberano e Elit Informática não estão mais abrigando nossos quadrinhos devido a taxa zero de vendas. A Space Geeks que vendia nossos impressos na internet saiu do ar, infelizmente.

Tempo Ocioso. No começo do ano, a derrota no concurso nacional causou um baque maior do que o esperado em nós. Acabamos desanimando um pouco e ficamos uns meses sem produzir nenhuma história, apesar de continuar as tirinhas. Por conta disso atrasamos bastante a quarta edição de Talento FC e também outros one-shots que estávamos planejando. Agora estamos tentando correr atrás de colocar tudo em dia.

Banco dos Pecados e Atrocity. Duas das nossas futuras obras de terror perderam seu roteirista com a saída do Alysson do Estúdio. Eu pretendo produzi-las assim mesmo, mas ainda não sei como. Banco dos Pecados deve sair em breve, confira nos projetos futuros ali embaixo.

***

Quadrinhos em Andamento

Tirinhas e WebComics

Jango, o Frango - (Semanal aos Domingos) - 89 Tirinhas
Jango acabou se tornando o pilar dentre as tirinhas do Estúdio. Com mais acessos do que qualquer outro, o frango foi comendo pelas beiradas o posto do Loretto como série principal e chegará a marca de 100 tirinhas ainda esse ano!

Armon - (Semanal nas Segundas) - 72 Tirinhas
As filosofias desse jovem cientista de 16 anos e suas conversas com seu próprio desenhista também estão presentes no site há um bom tempo. Com uma arte meio torta e desfigurada, Armon ainda tem que provar o porque seu nome foi usado para a criação do Estúdio.

Filho de Nerd (Quinzenal nas Terças) - 2 WebComics
Originalmente publicadas no site Caririfan.com, a série Filho de Nerd foi gentilmente cedida pelos seus autores para publicarmos aqui, já que um de seus autores foi o co-fundador do Estúdio Armon, Israel de Oliveira.

Super Bolha (Mensal nas Quartas) - 10 Tirinhas
Na tentativa de criar um super herói genuinamente brasileiro, Lucas Gesse nos apresenta ao Super Bolha, um atrapalhado jovem que veio de outro planeta para abrir uma loja de produtos de limpeza na Terra. Bizarro? Não viu nada ainda.

Kurt Cobaia (Semanal nas Quintas) - 13 Tirinhas
As desventuras de um rato de laboratório frio, calculista e depressivo é uma das séries que mais tem surpreendido os leitores. Eu tento fazer no maior estilo "crítica de jornal" e tenho gostado bastante de produzir essa série.

Loretto (Semanal nas Sextas) - 77 Tirinhas
Única série de tirinhas do Estúdio que não deixou de ser publicada uma semana sequer desde o seu lançamento, Loretto pode se orgulhar de ter seu lugar mais do que garantido por aqui. Mesmo com todos os problemas que seu autor Wellington Gasparim enfrenta, o garoto ácido está sempre presente nas sextas.

Preto no Branco (Semanal nos Sábados) - 5 Tirinhas
Série caçula do Estúdio que se iniciou quando nosso mais novo integrante Fabiano Caldeira se fez presente entre nós. Com situações irreverentes e humor negro de primeira qualidade, Preto no Branco tem sido bastante acessada e eu tenho gostado bastante do comprometimento do seu desenhista.


Séries e Histórias Fechadas

Talento FC. (4 Capítulos Lançados) - Esporte, Mistério
Nossa principal série sobre 3 pessoas ligadas ao futebol de maneiras diferentes através do talento. É a nossa história de mais acesso na internet e estamos planejando finalizá-la no capítulo 8. Atualmente estamos trabalhando no quinto capítulo.

Jack Dynamite (1 Capítulo Lançado) - Ação, Comédia
Nossa mais nova série feita a partir de um dos projetos para o concurso nacional de mangás. Um agente desastrado da CIA e suas trapalhadas. Por enquanto só pode ser lido através da compra do impresso que vem com mais páginas do que o habitual.

A Princesa de Bernardes (One-Shot) - Comédia, Tirinhas
Primeira história do Estúdio Armon, mas ainda está à venda graças a terceira tiragem feita recentemente. Vai ganhar uma continuação no final desse ano.

L'Onore di Mona Lisa (One-Shot) - Terror
A primeira história de terror do Estúdio com traço do Lucas Gesse e roteiro do Alysson Dias, foi bastante comentada entre os leitores internet à fora e ganhou o oscar de melhor quadrinho na UPMangá.

Gato Preto (One-Shot) - Comédia, Romance
A primeira história que faço totalmente à mão e usando nanquim de verdade. O traço não ficou muito bom mas é uma leitura divertida ainda assim. Foi outro dos projetos para o concurso nacional, mas hoje pode ser lido online e comprado o impresso também.

Koneko-ji (One-Shot) - Comédia, Nonsense
Uma história feita há alguns anos atrás e que estava encostada. Decidi dar uma recauchutada nela e botá-la para leitura online mas é uma história muito maluca com roteiro de Aline Marques.

Gehenna (Completo com 2 Capítulos) - Comédia, Drama
A primeira história de mais de um capítulo que nós concluímos. Está no site para leitura online e apesar de eu ter vontade de fazer impresso, acabei não colocando essa vontade em prática ainda.

Butterfly (One-Shot) - Psicológico
O primeiro one-shot que fizemos mas não ficou muito bom. O traço é péssimo mas decidi disponibilizar ainda assim para ficar registrado a nossa evolução.

Monomania (One-Shot) - Drama, Psicológico
Primeiro one-shot feito pelo Lucas Gesse e foi bastante comentado também por seu clima tenso; Está para leitura online aqui no site.

Ticom6 (One-Shot) - Comédia
Outro one-shot do Estúdio com traço do Lucas mas com uma atmosfera mais leve e descontraída. Exigiu um trabalho gigantesco de edição por conta de ter sido a primeira história dele feita em nanquim e ter sujado bastante as páginas. Mas valeu a pena!


Quadrinhos Futuros

Sticker Boyz

Com traço do meu amigo de infância, Felipe Juscele, essa história foi desenhada originalmente no ano de 2005 para homenagear o nosso grupo de amigos. Nós nos chamávamos de Sticker Boyz pois colávamos adesivos em toda parte pela escola. Os personagens da capa são baseados nos caras do grupo, Felipe Juscele, Bruno Fioravante, Rafael González e eu, Fábio Gesse. Nós falávamos muitas baboseiras e passávamos vários perrengues também. Gostávamos de quadrinhos então nada mais bacana do que trazer essas maluquices para o papel. Após um longo tempo engavetado, eu decidi desenterrar ele, colorir e postar no site para causar esse efeito de nostalgia nos nossos amigos daquela época. É uma história bem sem noção mas no geral é uma leitura válida. Esse mês ainda será postado aqui no site!

A Princesa de Prudente

Eu já tinha anunciado que "A Princesa de Bernardes" teria uma continuação pelo tanto de pessoas que estavam nos pedindo. Após o jovem Artur ter uma desilusão com a princesa Mai, ele procura uma outra princesa para encontrar a sua musa finalmente e a princesa da vez é da cidade de Presidente Prudente. Drica é uma princesa diferente e mais tecnológica, será que essa será a certa? Apesar da demora para produzir, está ficando bem legal e prometo que vai agradar aos leitores da história anterior. Como presente de aniversário ao leitor do Estúdio, estou apresentando a capa para vocês que finalmente ficou pronta. Ela segue o mesmo padrão da capa anterior, mas essa história não será uma série de tirinhas sequenciais, e sim uma história contínua como as pessoas pediram. Mais fácil de ler, né?

Banco dos Pecados

Banco dos Pecados será nossa próxima história de terror com roteiro do Alysson Dias, que apesar de não estar mais colaborando ativamente com a gente, deixou o roteiro para fazermos e eu irei colocar em prática. A capa ficou pronta na semana passada e eu queria deixar para revelar na postagem de aniversário. O traço vai ser meu e eu quero fazer algum bem diferente do habitual, um traço mais rabiscado, que crie um clima mais denso para essa história que é tão cruel e pesada. Não temos previsão de quando ficará pronta, afinal temos outros projetos em andamento também mas eu quero trazer mais histórias o mais rápido possível. Caso saia tudo como planejado, será uma história de no máximo 15 páginas e eu espero que agrade aos leitores que gostaram de L'Onore di Mona Lisa.

Talento FC 05

Vocês estão cansados de ouvir eu falar que a próxima edição do Talento FC está em produção e essa capa do capítulo 5 já figurou muito nas postagens aqui e já está mais do que manjada, mas eu volto a bater na mesma tecla. O capítulo que finalmente vai revelar quem é o maluco do tapa-olho e a razão de ele estar nesta história após o Vasco ter uma derrota humilhante para o Leão do Morro. Entraremos na segunda metade da história que prometemos entregar e após a impressão do capítulo 5, o capítulo 6 sairá praticamente ao mesmo tempo pois nós queremos terminar logo essa história que já se alongou demais e muita gente está cobrando a continuação. Então se você acompanha Talento FC, já temos 5 páginas prontas e editadas e eu vou postando as prévias para vocês irem vendo. Sem falar que neste capítulo temos personagem nova!

Link Hunters

E finalmente a nossa próxima história fechada que eu também já estou mostrando há semanas. Essa imagem de apresentação também já é conhecida de vocês mas ainda não é a capa pois nem definimos o logo da série ainda. Será uma história de 45 páginas com cenários bem caprichados e um roteiro bem complexo então poderá demorar um pouco para sair. Já temos 5 páginas prontas e editadas e eu até já postei algumas aqui, mas apesar disso, não temos previsão de quando fica pronta. Queremos dar prioridade para as séries anteriores e depois lançar Link Hunters como sendo uma das nossas obras primas. Aposto que vai agradar bastante a todos os leitores do Estúdio Armon, sem falar que será a nossa primeira história fechada com tantas páginas. Os Link Hunters vem aí!


***

Agora confiram duas tirinhas feitas por Fabiano Caldeira, autor da série Preto no Branco, em comemoração aos 2 anos do Estúdio Armon! Eu adoro ver personagens no traço de outros autores e quando são os meus personagens eu fico super empolgado! Haha! Confiram!

(Clique para ampliar)
(Clique para ampliar)
Eu queria falar mais um monte de coisas mas já chega, senão a postagem vai ficar bem maior e apesar de eu não ter falado sobre outros projetos que estamos pensando, vou falando após a conclusão destes. Mais uma vez, parabéns ao Estúdio Armon, a todos que fizeram e fazem parte desse grupo. Parabéns aos leitores também, pois é graças a vocês que estamos aqui fazendo mais quadrinhos.

Seu sorriso é o nosso combustível!
E que comece o terceiro ano do Estúdio Armon!

Um comentário:

  1. Muita gente, muitos projectos!
    Nunca desistam, pois é com trabalho que os sonhos se constroem.
    :)
    Obrigado por partilhares Fabiano!
    Abraço

    ResponderExcluir