Opa, e aí pessoal!
O mês de agosto já começou, o Estúdio Armon voltou a colocar carvão na fornalha e a velocidade vai aumentando rumo a novos quadrinhos e novos contatos! Junto com as dificuldades que o Estúdio vem enfrentando, nós, integrantes, vamos aprendendo a superá-las e crescendo não só como grupo mas também como pessoas para encarar responsabilidades. O bacana do Estúdio é isso, o aprendizado! E esse mês nós vamos aprender um pouco mais com o incansável João Eddie Araújo!
Autor de um dos mangás brasileiros mais famosos do cenário independente, apesar de ele não admitir, João Eddie vai nos falar um pouco sobre Ta no Sekai, como surgiu, para onde vai e também sobre seus projetos paralelos e sua rotina de desenhista. Ta no Sekai é uma das obras publicadas pela revista digital Conexão Nanquim e um dos mangás com mais capítulos do cenário independente. Ainda revelaremos com EXCLUSIVIDADE a capa do VOLUME 3 de Ta no Sekai, gentilmente cedida pelo João! Vamos ler a entrevista!
Estúdio Armon: Primeiramente
obrigado pela presença aqui no nosso Estúdio. Conte-nos como foi o seu primeiro
contato com o mundo dos quadrinhos. Como começou essa paixão?
João Eddie Araújo: Agradeço por esta oportunidade. Os
quadrinhos sempre fizeram parte da minha vida, quanto a quando surgiu, bem isso
já tem um tempo, mas com certeza foi com os personagens do Maurício de Souza, depois
foi com Batman, X-men, e só com a chegada dos Cavaleiros e Dragon Ball pela Conrad
é que fui conhecer os mangás.
Armon: De onde surgiu a
inspiração para começar a fazer suas próprias histórias?
João: Eu lembro que assistia a Rede Manchete
quando comecei a criar personagens. Eu fazia inúmeros jogos nos cadernos com
regras e personagens todos inventados e tentava fazer baseado naqueles desenhos
que eu via na TV. Quando eu tinha uns 13 anos cheguei a fazer um quadrinho
chamado Dark Fighters que não terminei e estava ficando bem legal, mas
sinceramente eu não sei aonde ele foi parar... (triste)
Armon: Pra você desenhar
é... ?
João: Pode parecer exagero, mas pra mim
é dar sentido a minha existência. Eu sou aquele tipo de pessoa que quer deixar
um legado, alguma coisa que possa provar que eu estive por aqui, e o desenho me
proporciona isso. Quando eu termino uma página de um mangá, eu sinto que aquilo
é um pouco de mim que vai ficar para o mundo, mesmo que não seja algo
grandioso, ainda assim é algo muito importante pra mim.
Armon: Vamos falar de Ta
no Sekai, seu principal trabalho. Como surgiu a ideia para criar essa história?
João: Isso foi em 2010, eu estava há
mais de cinco anos sem desenhar nada, na verdade eu estava tentando a carreira
musical, estudei técnica vocal por três anos, compus algumas músicas e montei
uma banda. Durante tudo isso, eu lembro que conheci o anime de Death Note e
após assistir, voltei a assistir animes depois de muito tempo. Voltei a comprar
mangás e decidi criar meu próprio mangá. Lembro que li em um livro sobre a
simbologia da sombra e achei a idéia muito boa para ser tema de mangá. Mas
logo, sem ter ainda experiência na área quadrinistica, achei que seria ideal
tentar colocar esse mangá em algum site japonês porque não sabia o que fazer
com um quadrinho no Brasil. Razão esta que me levou a fazer o mangá chamar-se
TaNoSekai, ser no sentido de leitura oriental e ter desde os personagens até as
onomatopéias em japonês, fato este que faz muita gente ter um pé atrás com ele,
sendo que este tipo de quadrinho por aqui é visto como coisa de amador. Mas
minha idéia era tentar traduzir para o japonês mais tarde. Apesar de trabalhar
até hoje em um quadrinho todo “oriental”, eu incentivo ao pessoal que criem quadrinhos
como “gibizão” mesmo no sentido ocidental, acreditem, assim seu trabalho terá
mais chances de chegar a algum lugar, se for fazer oriental faça tudo em
japonês e mande pro Japão.
Armon: Ta no Sekai hoje é
um dos mangás brasileiros mais famosos na internet. Você imaginou que chegaria
nesse nível quando começou a desenhá-lo? Como surgiu a oportunidade na Conexão
Nanquim?
João: Não sei se é tão famoso assim
(risos), mas fico muito satisfeito com o quão longe ele já chegou. Depois de
abandonar a ideia de publicar em japonês eu lancei ele no portal de quadrinhos DpZine,
e Ta no Sekai foi muito bem aceito pelos leitores. Lembro que nem internet em
casa eu tinha (risos) e precisava correr para Lan House para enviar os
capítulos, e para ser sincero eu até pensei em desistir algumas vezes, mas foi
o interesse dos leitores pela história de Kentaro e Sanae que me mantiveram
firme com a história. O lance com a Conequim aconteceu quando o Dpzine estava
passando por algumas dificuldades, eu vi algumas postagens no Facebook com a
capa da revista Conexão Nanquim e achei a proposta muita interessante. Enviei
um e-mail para o editor chefe, o Caique Seraphin, e Ta No Sekai foi aceito pela
revista. Porém teve que ser relançado desde o primeiro capítulo, sendo que já
se havia parado no capítulo 10 no Dpzine e ainda tinha o fato de estar no
sentido oriental que deu certa dor de cabeça para os editores espelharem cada
capítulo (risos). Mas Ta No Sekai foi ganhando seu espaço na revista, onde
conheci muita gente fera. O que me fez amadurecer muito como profissional e até
mesmo sair da minha banda (que foi por muito tempo um grande sonho que eu
tinha) para me dedicar inteiramente aos quadrinhos.
Armon: Nos conte qual é o processo de criação das páginas e dos capítulos.
João: Em primeiro lugar o capítulo tem
seu roteiro todo digitado no computador, logo depois eu faço o rascunho das
vinte páginas, apenas o esboço a lápis. Em seguida faço os desenhos mais detalhados,
ainda no rascunho, para só depois finalizar cada página com nanquim, e
geralmente com uma boa trilha sonora ao fundo.
Armon: Ta no Sekai também
é um dos mangás brasileiros que possuem mais capítulos de duração. A maioria
dos desenhistas não tem pique para fazer histórias maiores e desistem no meio
do caminho. Qual a sua motivação para continuar?
João: Ta no Sekai já tem o final
definido. Levei certo tempo escrevendo a história e fui detalhando mais tarde,
mas ela já está pronta. Acho que dificilmente você concluirá de forma digna um
trabalho que você for criando no meio do caminho, antes de começar tenha o meio
e o fim em mente. Tento sempre manter a meta de uma página diária, sempre
adotei este método, o que não torna cansativo nem nada do tipo, quando não faço
essa página, fico com uma culpa danada, mas não tento compensar no outro dia,
apenas se der vontade mesmo.
Armon: Já consegue enxergar um final ou tem alguma previsão de quando irá
terminar Ta no Sekai?
João: No começo ele seria ainda maior,
conforme fui convivendo com outros artistas e aprendendo o que era o mundo dos
quadrinhos no Brasil e o que significava ter uma oportunidade, eu resolvi rever
o roteiro do Ta No Sekai e fazer alguns cortes para concluir a história antes
do imaginado. Não que eu ache que esteja perdendo meu tempo, longe disso,
afinal é com este trabalho que aprendi e aprendo cada vez mais. Porém tenho
muitos projetos em mente o qual precisarei dedicação total e todo tempo
possível ao meu dispor. Creio eu que Ta No Sekai terá cerca de seis volumes
digitais, cada um com mais de duzentas páginas, atualmente ele encontra-se no
terceiro volume então é provável que ele dure mais uns quatro ou cinco anos,
(Sim, Sanae vai aparecer de novo)
Armon: Costuma frequentar
feiras de fanzines ou vender impressos? Conte-nos quais são suas experiências
nesse quesito.
João: Infelizmente moro em tão, tão
distante... (risos) e ainda freqüentei poucos eventos relacionados à mangás,
apenas Anime Xtreme e Anime Buzz que são mais próximos de onde moro. Ainda não
vendi nada impresso, até pensei em publicar Ta No Sekai talvez usando o Catarse,
mas abandonei esta idéia por achar que ainda tenho muito a melhorar. Quando
alguém for comprar algum quadrinho de minha autoria, quero poder oferecer o
máximo do meu trabalho, e Ta No Sekai já é um trabalho de tempos, quando
comecei tinha muito que aprender.
Armon: Muitos desenhistas
brasileiros estão desistindo do impresso e passando apenas a divulgar pela
internet. Qual a sua opinião sobre isso?
João: Acho
que depende de cada um, cada artista tem seu meio de levar o seu trabalho,
alguns levam mais a sério, outros mais como diversão, mas independente de
qualquer coisa o importante é que façam algo. Entretanto convenhamos que ler um
quadrinho na tela do computador não se compara com ter um volume impresso em
mãos, porém sabemos que não é fácil manter um trabalho independente neste
formato.
Armon: Qual o maior obstáculo que enfrentamos no Brasil para
tornar a cultura do quadrinho nacional ser mais conhecida?
João: Ao que me parece a situação estão
melhorando para o quadrinista nacional, pois mais editoras estão abrindo espaço
para títulos nacionais. Basta o pessoal continuar insistindo e as editoras
incentivando.
Armon: Quais são seus
autores de referência? Pode ser nacional ou internacional.
João: Tenho mais por autores dos anos 80 e 90, gosto mais da
arte daquela época por algum motivo. Mikimoto Haruhiko, Yoshihiro Togashi,
Kentaro Miura, Yoshikazu Yasuhiko, Tetsuya Chiba, Katsuhiro Otomo, Mitsuru
Adachi, Leiji Matsumoto e o grande Myazaki. Referência de quadrinista nacional
não tenho nada, afinal o quadrinho nacional no estilo mangá (que é o meu
estilo), é consideravelmente algo um pouco recente ainda. Se quiser saber mais
sobre autores que admiro é só observar os nomes de muitos personagens de Ta No
Sekai (Risos)
Armon: Recomenda algum
quadrinho nacional de qualidade para quem costuma acessar o site do Estúdio
Armon?
João: Os conhecidos Holy Avenger e Ledd com certeza, mas também
tem o pessoal que anda se destacando na internet, e hoje temos bons títulos
como Tools Challenge, Egoman, Redland, Heart of Sphere, Punch & Money e
tantos outros que com certeza cometerei o erro imbecil de me esquecer de citar,
podem me xingar depois pessoal!
Armon: Quem quiser
conhecer mais o seu trabalho e ler Ta no Sekai, pode encontrá-lo disponível
onde? Deixe seus links de contato também.
João: Em primeiro lugar no blog do próprio Ta no Sekai onde sempre
posto primeiro as novidades e onde você pode baixar os capítulos do mangá ou
ler online mesmo: www.tanosekai.blogspot.com
Através da Fan Page no Facebook:
E no Twitter:
https://twitter.com/TaNoSekai
Qualquer um destes links é o suficiente para qualquer um
acompanhar meu trabalho, os lançamentos dos capítulos do TaNoSekai geralmente
no dia 30 de cada mês, e os lançamentos dos meus One-Shots.
Armon: Projetos para o futuro? Encadernados do Ta no Sekai? Catarse? Pode
nos contar seus planos?
João: Catarse, impresso, isso aí para o
Ta No Sekai só vou pensar quando estiver terminando o mangá, e caso haja muito interesse
dos leitores. É algo que exige muita responsabilidade e tem que ser muito bem
feito, destaque para o Max Andrade que soube muito bem como fazer isto. No
momento tenho outros planos em mente, estou mais focado nos One-shots, pra mim
hoje eles são o futuro do quadrinista nacional. Realmente as possibilidades de
me aventurar em uma série longeva novamente são poucas. Penso que você tem que
estar sempre criando novos trabalhos e os apresentando para grandes editoras,
ou pessoas que entendam do assunto. Essa é uma forma de amadurecer como artista
e de obter sucesso nesse ramo. Não vale a pena insistir em um trabalho que não
te dá frutos se é sucesso que procura. Insisto com Ta No Sekai porque me
comprometi a terminá-lo e porque aprendo muito com ele. Mas aposto mesmo nos meus
One-shots, que até o momento tenho dois. O que enviei para o concurso da Shonen
Jump em 2012, DEX – The Gamer, e o que participei do BMA (Brazil Manga Awards –
JBC) de 2013, Clube da Sala 327. Já estou trabalhando em um novo mangá e o que
posso adiantar é que envolverá mechas e um cenário pós-apocalíptico, Sou grande
fã da série Gundam e se tudo correr bem, eu pretendo apostar em trabalhos desse
gênero, mas tenho em mente também projetos de diferentes estilos para mais
adiante.
Armon: Para finalizar deixe um recado para o leitor que também almeja viver
de sua própria arte.
João: O
autor tem que estar ciente de algo, ao enviar um trabalho seu para uma editora
que publica Naruto, por exemplo, ela só vai publicar seu trabalho se ela vir um
potencial de vendas ali, todos tem contas a pagar e todos tem que enxergar isso
como algo profissional. Ninguém vai publicar seu quadrinho por camaradagem, isso
já foi dito várias vezes por outros artistas e volto a dizer, se você quer
fazer quadrinhos para ganhar muito dinheiro, então desista agora mesmo. Tem que
ser muito bom para viver disto, mas se você for realmente muito dedicado e
mostrar ter garra e perseverança, nada impede de você ter seu trabalho aceito
por uma editora, não é nada fácil, mas não é impossível.
***
É isso aí, galera! Ta no Sekai segue com toda a força e o grande João Eddie se esforçando ao máximo para criar uma das melhores histórias nacionais que eu já li! Sem dúvida alguma, o material é de qualidade!
Geralmente pego mangás independentes para ler e Ta no Sekai foi um dos que eu mais curti! Quando o João fecha uma certa quantidade de capítulos, ele reúne em um volume digital encadernado e atualmente possui dois volumes.
O terceiro será lançado em breve e o João fez questão de divulgar a capa do terceiro volume com exclusividade aqui no site do Estúdio Armon! Confira a belíssima capa aqui ao lado!
Não deixem de conferir os empolgantes capítulos de Ta no Sekai e acompanhar o trabalho do João com seus one-shots cada vez mais caprichados! O cara é fera demais e com certeza é um dos grandes nomes do cenário independente no Brasil!
Sucesso, João! E obrigado pela gentileza!
Até a próxima!
Eddie, parabéns pela persistência. Sucesso.
ResponderExcluirObrigado amigo!
ExcluirJoao Eddie,onde posso ler O Seu Mangá? Eu comecei a ler ha varios anos atras e pretendo ler novamente Porque eu Amo Ta No Sekai! Mas nao consigo achar onde possa ler.Me ajude ;-; um abraço
ExcluirHey Nuno. O João Eddie me disse que Ta no Sekai está online somente no site Social Comics por enquanto, mas que ele está trabalhando pra disponibilizar novamente em alguma outra plataforma gratuita. Quando ele trouxer a obra de volta, avisarei você aqui. o/
ExcluirJoao Eddie,onde posso ler O Seu Mangá? Eu comecei a ler ha varios anos atras e pretendo ler novamente Porque eu Amo Ta No Sekai! Mas nao consigo achar onde possa ler.Me ajude ;-; um abraço
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