sábado, 26 de julho de 2014

Top Five #12 - Mangás de Samurai


Opa, e aí pessoal!
Esse já é o nosso décimo segundo Top Five, ou seja... A seção completa 1 ano de existência nesse mês e parece que foi ontem que começamos. Mas enfim... Sem muita enrolação, o tema de hoje é um clássico na cultura japonesa dos mangás. Vamos conferir!

TOP FIVE #12 - MANGÁS DE SAMURAI

Fazia tempo que não tínhamos um Top Five com recomendações de mangás e como eu ando lendo muitos desse gênero ultimamente, resolvi recomendar os melhores. Samurais são clássicos históricos no Japão e é difícil difundir esse conceito em outros países, mas algumas obras conseguem passar de forma bastante realista o que aconteceu nesse passado da terra do Sol nascente. Sem falar que quase todos mangás da lista tem traço bastante realista e eu já posso ter recomendado um ou dois em outras listas mas enfim... Se você gosta de samurais e tem interesse em conhecer como era a vida deles, essas 5 obras são leituras obrigatórias!


Vagabond
Autor: Takehiko Inoue
Gênero: Seinen, Drama, Samurai
Volumes: 37 (Até o Momento)
Publicação: Outubro de 1998 - Ainda em Publicação

Talvez Miyamoto Musashi seja o samurai mais famoso da história, mas se não for, com certeza é o mais famoso fora do Japão. Vagabond conta a trajetória de como essa lenda se iniciou com a busca de Musashi para descobrir o que é ser forte até o seu derradeiro encontro com outra lenda, Sasaki Kojiro, contra quem protagonizou um dos duelos mais conhecidos entre samurais.

Vagabond é feito por ninguém menos que Takehiko Inoue, e eu sempre puxo o saco dele nesses Tops porque eu sou realmente muito fã dos trabalhos dele. O traço realista, o roteiro bem construído, as piadas sutis. Vagabond é muito chamativo e uma belíssima obra. Já foi publicado no Brasil em formato meio-tanko pela editora Conrad mas atualmente está sendo publicado em versão de luxo pela editora Nova Sampa. Apesar dos preços salgados, vale totalmente a pena a experiência de ler.



Blade of the Immortal
(Mugen no Juunin)
Autor: Hiroaki Samura
Gênero: Sobrenatural, Seinen, Samurai
Volumes: 30 (Concluído)
Publicação: Junho de 1993 - Dezembro de 2012

O que você faria se fosse amaldiçoado com a imortalidade? Para muitos, isso pode parecer uma benção mas para Manji, viver não passa de uma maldição. Após ter sua família destruída e sua irmã morta, Manji cumpre sua vingança e não tem mais propósito na vida. Em seu corpo vivem vermes que reconstituem seu corpo instantaneamente, sendo impossível a morte para ele. Sem objetivos, ele encontra uma garota chamada Rin que teve sua família morta pelos espadachins seguidores do estilo Ittoryu e que jurou vingança, mas ela não passa de uma menina mimada e desajeitada então Manji decide ajudá-la em tal vingança.

Em primeira instancia você olha para Blade e pensa "que desenho zoneado". A arte do mangá é toda rabiscada e rascunhada mas quando você começa a ler e percebe o tamanho da obra e se dá conta que o traço combina perfeitamente com o plot, o negócio muda de figura e passa a apresentar um conto épico. Pena que a editora Conrad cancelou a versão meio tanko no Brasil e assim eu fiquei sem saber a continuação. Espero que alguma editora resgate esse clássico para que finalmente possamos ter o final de Blade por aqui.



Samurai X
(Rurouni Kenshin)
Autor: Nobuhiro Watsuki
Gênero: Shounen, Comédia, Drama, Samurai
Volumes: 28 (Concluído)
Publicação: Setembro de 1994 - Novembro de 1999

O retalhador Battousai causou grande alvoroço na era Bakumatsu, sendo tido como assassino de milhares de pessoas. Quando aconteceu o fim do shogunato, a Era Meiji teve inicio e o Battousai aposentou sua espada, se arrependendo de toda a fama que ganhou e se tornando um cidadão comum, Kenshin Himura. Vivendo como andarilho, Kenshin conhece Kaoru que tenta ressuscitar seu estilo de batalha Kamiya Kashin. Kenshin tenta ajudar Kaoru nessa missão enquanto tenta apagar seus erros do passado.

Não precisa nem falar nada sobre Samurai X, né? Talvez seja o mais famoso da lista, teve anime passando pela Globo e o mangá já foi publicado aqui em meio-tanko pela editora JBC, que atualmente publica uma versão bem caprichada. As aventuras de Kenshin são super divertidas, tem ação pra tudo que é lado e lutas alucinantes. É o básico para quem gosta de samurais, mas não tem pique para traços tão realistas.



Lobo Solitário
(Kozure Okami)
Autor: Kazuo Koike
Arte: Goseki Kojima
Gênero: Seinen, Drama, Samurai
Volumes: 28 (Concluído)
Publicação: Setembro de 1970 - Abril de 1976

Conta a história de Itto Ogami e seu filho Daigoro. Itto era de uma família de executores do shogunato mas seu clã foi vitima de uma armadilha para que fossem considerados traidores do shogun e foi completamente dizimado, restando apenas os dois protagonistas que conseguiram escapar. Assim Itto decidiu seguir uma vida de andarilho realizando trabalhos de assassinato como um samurai mercenário.

Lobo Solitário talvez seja um dos mangás mais realistas do ponto de vista dos samurais. É um mangá bem antigo, datado de 1970 mas ainda é considerado uma das maiores obras primas feitas em papel e nanquim. No Brasil foi publicado por diversas editoras e de diversas formas mas a editora Panini foi quem conseguiu concluir a obra em versão definitiva.



Samurai Executor
(Kubikiri Asa)
Autor: Kazuo Koike
Arte: Goseki Kojima
Gênero: Seinen, Histórico, Samurai
Volumes: 10 (Concluído)
Publicação: 1972 - 1976

A trama gira em torno de Yoshitsugu, um jovem incumbido de ser o terceiro Yamada Asaemon, um executor do shogunato e testador de espadas, passando pela sua carreira como executor.

Dos mesmos autores de Lobo Solitário, essa história mostra o lado do shogunato com seus executores em ação, inclusive essa história faz crossover com Lovo Solitário quando Yamada Asaemon é ordenado a matar Itto Ogami, o executor traidor que vive como andarilho. Outra história super realista do extenso mundo dos samurais japoneses. No Brasil também foi publicado em versão de luxo em apenas 8 volumes pela editora Panini.


***

Um prato cheio para os fãs de samurais e lutas de espada, não acham?
Já leram algum desses mangás? Contem suas experiências com eles e se eu esqueci algum de qualidade, deixe nos comentários!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário