terça-feira, 17 de junho de 2014

Destrinchando o Frango

Fala galera!
Outra postagem no estilo bate papo chega a vocês nessa terça-feira. Hoje temos um bate papo diferente, dos habituais onde eu coloco opiniões e criticas minhas. Hoje não vou reclamar de nada, mas pelo contrário. O bate papo de hoje será sobre uma das séries do nosso site, uma das mais acessadas e a série de tirinhas que está há mais tempo no ar.

Destrinchando o Frango

Jango, o Frango praticamente iniciou junto com o Estúdio Armon. Quando fundamos o Estúdio, o intuito era fazer apenas histórias em quadrinhos impressas. Quando tivemos a ideia de fazer tirinhas, foi para ganhar visibilidade para o site. Não adianta postar uma vez a cada 2 ou 3 meses dizendo que fizemos uma história nova, era preciso estar sempre presente na rede e as tirinhas vieram com esse intuito!

A Criação
Há anos eu fazia tirinhas com o meu personagem Armon (Sobre ele, falarei outro dia) e no início pensei em começar com tirinhas dele. Mas eu queria um personagem mais carismático para começar. Não que o Armon não seja, mas quem vê as tirinhas dele sabe... Olha aquela cabeça! E aqueles cabelos! Bem... Er... Ca-ham... Nada mais carismático do que um personagem animal. O mundo dos bichos sempre fez muito sucesso em tirinhas, com o Snoopy, Garfield, Os Passarinhos, Valente entre outros. Então fiz uma profunda pesquisa de que tipo de animal ainda não era protagonista de uma série de tirinhas e não achei nada com frangos! Pra finalizar a charada, o frango me veio a cabeça por ser um animal típico de fazenda e interior e eu moro nesse meio. Fica fácil fazer pesquisa sobre animais de fazenda aqui no interior de São Paulo. Tenho vários colegas que moram em sítios e fazendas então o frango acabou sendo a escolha mais adequada.

Ideias
No começo as ideias fluíam como água na minha mente! Situações do cotidiano como chuva... Frango assado... E de repente o Jango aparece com um livro! Sim, tive a ideia de fazer o Jango ser um frango diferente, mais culto para poder criar um conflito com o ambiente. O Jango acabou saindo um personagem critico e descolado possuindo até notebook! Como ele aprendeu a ler? Talvez vocês descubram em breve nas tirinhas... Confesso que com o passar das semanas, as ideias para as tirinhas já não fluem como antigamente e muitas vezes fico truncado em como irei fazer... Mas após quase 75 semanas seguidas sem pausa alguma, levando mais 3 ou 4 séries de tiras juntas, trabalhando e pensando na minha carreira, não é fácil ter tantas ideias... Mas continuo fazendo meu melhor!

Como é o Processo?
Quem acompanha desde o início se lembra que as tirinhas do Jango começaram em preto e branco. Eu fui aprendendo a colorir aos poucos graças as aulas do meu irmão Lucas. Mas desde sempre o processo é o mesmo. Eu penso na ideia (Penso muito, aliás... =P) que vou usar, desenho no meu caderno de rascunhos e escaneio o rascunho mesmo. A partir da tirinha digitalizada, utilizamos um programa chamado Manga Studio, que nos permite utilizar a mesa digitalizadora para fazer a arte final no lugar do nanquim. Podemos usar o mouse também, mas a mesa agiliza bastante. Após a tirinha arte-finalizada eu jogo ela no Photoshop e faço a coloração e pronto! Não é tão simples quanto parece... Esse processo todo atualmente leva cerca de 2 horas.

Personagens
Jango, o Frango atualmente conta com bastante personagens! Tem tantos que não consigo aproveitar todos e geralmente alguns caem no esquecimento até voltar para a ativa. Cada um tem suas inspirações e suas razões para fazerem parte da turma.

Jango, o Frango - O protagonista que deu início a bagaça toda. Culto, crítico da sociedade, está sempre em busca de um objetivo para sua vida e nem sempre se dá bem.

Ticão, o Reclamão - Eu queria um personagem que batesse de frente com o Jango, afinal todo mundo tem aquele amigo chato que reclama de tudo, mas ainda assim é um amigão e tal. O Ticão é esse cara!

Iglu, o Peru - Ele teve bem poucas aparições, mas inicialmente ele não iria ser um personagem. Ele só tinha sido criado para a tirinha de natal onde o fazendeiro iria assá-lo, mas acabou ficando lá...

Fazendeiro - O dono da fazenda. Ele nunca teve seu rosto mostrado mas tem uma esposa, uma filha, sotaque caipira e é bastante ingênuo. Ainda assim é um ótimo fazendeiro!

Rock, o Porco - Quando criei ele, eu queria um personagem que o Jango pudesse odiar. Para ser meio que o vilão da fazenda. Mas acabei criando apreço pelo porco e ele acabou se tornando bem frequente nas tirinhas. E virou amigo de todos, sendo folgado e viciado em futebol.

Coelho, o Coelho - Sim, o nome dele é Coelho! E ele foi criado para ser apenas o personagem da tirinha de Páscoa, mas também acabou ficando na fazenda. Não sabia se coelhos podiam viver em fazendas livres assim, mas criei ele sendo um coelho esperto, sacana e sagaz. Ele dá as caras de vez em quando...

Tinho, o Pintinho - Esse é um dos personagens mais difíceis da tirinha. Ele ainda não aprendeu a falar, mas é o mais inteligente da fazenda, sendo reconhecido até pelo seu Fazendeiro. Irmão mais novo de Jango, aparece de vez em quando mas é dificílimo fazer piada com ele, já que não posso contar com o recurso da fala. Ele se comunica através de sinais e gestos apenas.

Rutinha, a Galinha - O nome dela não tinha sido revelado, mas essa é a mãe do Jango. Nunca tá contente com nada que o filho faz mas ainda assim o ama muito. Ela apareceu apenas uma vez, na tirinha de dia das mães, mas aparecerá mais em breve.

Pugão, o Cão - Grande amigo do Jango, assim como grande amigo de todo mundo. Pugão é um cãozinho vira-lata que está sempre disposto a ajudar e geralmente fica pendurado na janela do galinheiro batendo papo.

J.Crowling - Escritora favorita do Jango, tendo escrito a série de livros do Henry Potter, a Coruja. Ainda não apareceu nas tirinhas, apenas na orelha dos livros que o Jango lê, mas ela aparecerá em breve...

Popeye, o Galo Pop - Há! O nome dele é Popeye! O Galo Pop apareceu poucas vezes, mas ele é o "prefeito" do galinheiro do Jango. Todo galinheiro pode ter apenas um Galo no comando para não dar briga, isso é de conhecimento público. O Galo Pop é um galo já de certa idade, que adora contar vantagens sobre suas aventuras de quando jovem, apesar de quase todas serem inventadas por ele. Ele é o galo sucessor do pai do Jango, que era o "prefeito" até ser vendido para outra fazenda.

Aninha, a Pintinha - É a namoradinha do Tinho. Frenética, histérica e faladeira, Aninha é uma pintinha de personalidade forte. Apareceu poucas vezes, mas as poucas vezes que apareceu, recheou os quadrinhos com palavras desnecessárias.

Felicia Lamina, a Sobrinha - Ela ainda não apareceu realmente nas tirinhas, mas foi a principal responsável por traumatizar um gato, botar fogo no galinheiro e explodir Rock, o Porco, e tudo isso em apenas uma semana! É a sobrinha arteira do fazendeiro. Adora aprontar uma com os animais e com todos.

Vudu, o Urubu - Até um pouco antes da primeira aparição dele, eu reparei que praticamente todos os personagens até então, eram super positivos com tudo e não tinha ninguém realmente mal. Vudu, o Urubu foi criado para causar um contraponto nessa situação. Ele é tá sempre rondando a área, com sua aura negativa, seu pessimismo e jogando praga em todo mundo. É o meu personagem favorito do Jango!

Filha do Fazendeiro - Assim como o fazendeiro, ainda não tem nome, mas ela já apareceu nas tirinhas. É uma criança de 8/10 anos, inocente que tem como principal herói, o seu pai. Tímida e ingênua de tudo!

Kon, o Gato Gagá - Kon é o gato que a sobrinha do fazendeiro adorava judiar até que o fazendeiro descobriu e acabou adotando ele na fazenda. Ele é um gato idoso já e tem um parafuso a menos depois de ser judiado por tantos anos. É meio confuso e as vezes não fala coisa com coisa. É o mesmo gato que desenhei no meu mangá Koneko-ji, disponível aqui no site para leitura online!

Colomba, a Pomba - Colomba adora atazanar o Jango. Ela sempre está rodeando a fazenda e cagando em tudo, principalmente nos pertences do protagonista. Eu queria uma personagem feminina a mais, já que temos muitos machos na história. Queria uma que pudesse fazer par com o Jango, mas ela acabou se tornando uma rival que o Jango odeia! Por que será?

Pedroso, o Frango Medroso - Com o passar das semanas reparei que o galinheiro do Jango quase não tinha galinhas e frangos... Era preciso criar mais, mas como diferenciá-los? Mudei o padrão de cores e agora temos o frango verde. Verde de medo! Pedroso tem medo de tudo, até da própria sombra!

Frisco, o Frango Arisco - Mais um frango para completar o quadro do galinheiro, foi apresentado essa semana. Frisco é um frango novinho, bem pequeno e de bico vermelho. Ele é muito tímido e sempre que reparam que ele está em algum lugar, ele acaba correndo de vergonha. Já gosto dele!


Futuro do Jango
Eu estou seguindo metas aos poucos com Jango. A primeira meta era chegar nas 50 tirinhas e consegui sem maiores dificuldades. A meta atual é chegar nas 100 tirinhas! E todo mundo que lê me pergunta se eu não pretendo fazer um livreto impresso das tirinhas de Jango, assim como outros artistas fizeram. A resposta é sim, eu pretendo! Mas pra isso precisamos de mais visualizações, precisamos que ele seja mais popular e precisamos completar no mínimo 100 tirinhas para ter conteúdo para o livreto. Não adianta fazer os livretos para ter vendas baixas, então se vocês quiserem fazer isso acontecer, divulguem nas redes sociais que eu ficaria muito grato! Compartilhar as tirinhas semanais e tal. Talvez ano que vem isso venha a acontecer, quem sabe...

***

Por hoje é só, pessoal... Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a nossa principal série de tirinhas e logo farei postagens assim sobre outras séries. Se quiser comentar aqui embaixo falando sobre qual série você quer saber um pouco mais, seria bacana!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário