quarta-feira, 4 de junho de 2014

Armon Entrevista: Fabio de Moura

Fala galera! Beleza?

O mês de junho acaba de entrar e a Copa do Mundo vai chegando, o ritmo do Brasil vai parando para acompanhar a seleção na busca pelo hexa campeonato mas no Estúdio Armon as coisas não param! Quadrinhos, entrevista e postagens todos os dias e mais uma vez chegamos com a entrevista mensal e desta vez o entrevista é o incansável Fabio de Moura!

O rapaz é desenhista de uma série de fanzine/mangá chamada Night Wolf. Confeccionada manualmente pelo artista, Night Wolf vem ganhando fama nas feiras de fanzine e na internet por sua belíssima arte e roteiro intrigante. Hoje ele fala um pouco sobre a sua obra, a sua carreira e como surgiu sua paixão incansável pelos quadrinhos. Vamos ver a entrevista?

Estúdio Armon: Olá, Fabio! Tudo certo? Obrigado por nos conceder essa entrevista! Conte-nos como começou a sua paixão pelos quadrinhos. Qual foi o primeiro contato que você teve com esse tipo de arte?
Fabio de Moura: Olá, tudo certo! Fico feliz com a oportunidade, obrigado.
Poderia fala que foi quando comecei a rabiscar as paredes de casa. (risos).
Tudo começou em certo dia... Ops! Isso parece o inicio de um conto. Na verdade, eu comecei na década de 90 com quando se inicio uma safra de animes na TV aberta, cheguei até fazer um fanzine do Pokemon de poucas paginas, que nem sei onde foi parar. No inicio não levei nada a serio. Na época eu era muito desinformado.

Armon: E como surgiu a vontade de fazer suas próprias histórias?
Fabio: Foi quando desenhava na roda de amigos no tempo do colégio, o pessoal se reunia para desenhar na hora do recreio ou na casa de alguém. E eu era o pior desenhista da roda... (risos) Quando alguém me diz: “você tem talento”, acabo sempre comentando que não é bem assim, foram muitos esforços e dedicação dentro de diversas limitações que tive nesse período.

Armon: Seu principal trabalho é o belíssimo mangá Night Wolf. Conte-nos um pouco sobre ela e como surgiu a ideia da criação dessa obra.
Fabio: Night Wolf surgiu de um conglomerado de idéias que tinha na cabeça, cheguei a desenhar um piloto que descartei antes da versão atual. NW tem uma narrativa pouco usual, não é uma historia corrida e até o momento é isso que tem me agradado.
Sobre a trama de Night Wolf, o protagonista é um mercenário que trabalhava para um clã e que por algum motivo foi expulso, depois de sua ausência ele tenta reparar o que o seu passado manchou. Parece simples só que a realidade não é tão fácil... Nada é fácil na vida. (risos)

Armon: Fabio de Moura e o seu Night Wolf já são figurinhas carimbadas no FanzineExpo dos eventos de anime. Como é fazer parte desse grande evento e apresentar seu trabalho nele?
Fabio: É surreal! É uma experiência muito boa e ter o contato direto com quem consome é bem engraçado às vezes, o pessoal tem sido bem exigente e eu fico feliz em saber que o pessoal tem acompanhado o meu trabalho e desejam ver novidades e continuações.

Armon: O seu ritmo de criação é bem forte, pelo número de capítulos em tão pouco tempo. Como se organiza para se dedicar tanto ao Night Wolf?
Fabio: Tento ser bem flexível com respeito ao trabalho, porém eu uso bem as oportunidades para praticar e melhorar a minha arte. Para terem uma ideia, eu sempre levo comigo um sketchbook e desenho no metro, ônibus, filas, em salas de espera, onde tenho essa brecha tô rabiscando e isso tem ajudado muito. Desenhar pra mim virou rotina, desenho todo dia um pouco. Quando não tenho inspiração, tenho artes para serem finalizadas ou colorir, então isso me ajuda a não ficar preso. E quando vou produzir o quadrinho eu paro, escrevo o texto e depois inicio os rascunhos e vou para finalização, esse processo demora em media 20 a 30 dias.

Armon: Como é o processo de confecção das histórias impressas?
Fabio: Esse processo é o que me tira o sono literalmente, já tive que fazer várias vezes o mesmo boneco de uma única edição, para não ter erro ao enviar pra gráfica, e sem contar as negociações para valores e matérias. Isso é um pouco chato, só que quando pego o material impresso na mão é outra coisa, ver impressa em uma folha vale realmente apena. (risos)

Armon: Quando começou a desenhar o Night Wolf, imaginava chegar à repercussão que você tem hoje?
Fabio: Fico bem animado quando o pessoal pergunta ou mesmo comenta sobre o meu trabalho e uma grande satisfação.
Quando comecei só desenhava por hobby, queria produzir algo só que não tinha idéia de construir algo comercial, isso só aconteceu depois de anos e quando realmente tive como eu mesmo investir na produção, foi que se iniciou em mim o desejo de ir mais além, agora é continuar a produzir a obra e ver aonde ele vai chegar.

Armon: Você já consegue enxergar o fim da história do Night Wolf?
Fabio: Quando comecei, a primeira coisa que pensei era como terminaria. (Mesmo que tenha deixado o final com brecha para continuação vai depender muito de como vou estar mais frente pode ser que continue depois, eu quero poder trabalhar em outras historias).

Armon: Como você vê hoje o mercado para quadrinhos independentes no Brasil? Quais são os maiores obstáculos?
Fabio: O mercado de quadrinho nacional esta em acessão pela mídia independente, isso é claramente visto na internet e tem tido bons resultados e claro que estamos engatinhando se comparado ao exterior, só que temos bons trabalhos aqui que podem impulsionar esse mercado.  
Os obstáculos são os comuns, custo muito alto de matérias-primas e nem sempre elas são acessíveis. Outros que podemos listar é a procrastinação, falta de comprometimento, medo, falta de informação e o ego (orgulho), esses são alguns dos principais e claro que isso pode variar de pessoa para pessoa, no meu caso tive que abandonar isso para conseguir concluir o trabalho.

Armon: Nos conte quais artistas são as maiores referências que te inspiram. Podem ser nacionais e internacionais.
Fabio: A lista é enorme por isso vou resumir a esses:
HQ
Os trabalhos da Marvel (principalmente o Spider-Man)

Mangá
Akira Toriyama: Dragon Ball, Dr. Slump,
Yoshihiro Togashi: Yuyu Hakusho 
Clamp: RG Veda, X, Chobit's, Sakura Card Captors... Entre outros.
Noburiro Watsuki: Rurouni Kenshin
 ainda é o melhor Manga que eu já li...
Takeshi Obata: Death Note,  Hikaru no Go, 
Wu Watase: Fushigi Yugi.
Yoshiyuki Sadamoto: Evangelion.
Kosuke Fujishima: Ah Megami-sama,
 Ken Akamatsu: Love Hina
Takehiko Inoue: Vagabond

Existem outros, porém esses fizeram a diferença no meu processo criativo.

Armon: Recomende algum quadrinho brasileiro que você já leu para quem quiser conhecer mais sobre nosso mercado.
Fabio: Alguns dos trabalhos que cheguei a ler, foram os que comprei em eventos em SP. Eles são: Sigma-Pi (Adriana Yumi), Rafe (Thiago Skyped),  Vidas Imperfeitas (Mary Cagnin) e Profecia (Camila C. Poszar). Tem outros só que não consegui encontrar em meio a tantas coisas... (risos)
Eu não tive muita oportunidade de ler material nacional tão intensamente. Os trabalhos que tive a oportunidade de ler foram tirinhas na net que não lembro o nome e autores. (risos)

Armon: Além de Night Wolf, você já realizou algum outro trabalho no ramo de quadrinhos ou ilustração?
Fabio: Na realidade eu nem pensava na possibilidade de ingressar neste ramo, então não tive algo de real destaque antes de Night Wolf.

Armon: Quais são os projetos para o futuro que você pode nos contar? Um encadernado de Night Wolf, talvez?
Fabio: Fazer um almanaque sempre foi minha meta, agora está mais real partir do momento que cheguei aos capítulos de dois dígitos. Já estou no planejamento da continuação e entre junho/julho estarei trabalhando nesse novo capitulo só que este não vai entrar no projeto atual, visto que cada volume vai ter 5 capítulos que no total renderá 2 volumes e terá lançamento anualmente. Vou adicionar algumas notas e também alguns extras, bem diferente do avulso que será encerrado. (Vai virar peça de colecionador... [risos]).
Eu tenho alguns planos para Night Wolf depois do 3º Volume. Quero poder fazer um art book todo colorido impresso com artes inéditas e também quero poder explorar a web. Essa mídia ajuda muito a divulgar o trabalho, apesar de que ainda não me acertei a cerca deste assunto.
Outra novidade é um novo projeto que estarei produzindo que vai se chamar “Alternativo” que será apresentado em um gênero que gosto: sci-fi. Eu quero ambientar no Brasil, em uma versão futurista bem alternativa. Para não atrapalhar Night Wolf, o ritmo desta nova série vai ser bem lento e talvez tenha um numero um pouco maior de paginas, mas ainda estou estudando a possibilidade. Ainda estou estudando como vou distribuir mas é bem provável que vou fazer em webcomic.

Armon: Quem quiser adquirir os capítulos do seu mangá, pode encontrá-los onde e como fazer para comprar?
Fabio: Como planejo fazer o almanaque quero poder atingir as livrarias, mas por enquanto só em eventos aqui em SP ou na Livraria Fonomag, Livraria Monkix (No site deles tem pra compra virtual), eu também vendo por solicitação no meu blog, lá tem as explicações.

Armon: Deixe um recado para os leitores do Estúdio Armon que tem vontade de fazer quadrinhos.
Fabio: Um grande abraço a todos, para mim é uma enorme satisfação poder levar um pouco de diversão ou entretenimento as pessoas.

Pra aqueles que desejam ingressar nesse ou em qualquer ramo é a mesma coisa, quando você tem o desejo de sair de casa, olha pela janela e vê que vai cair uma tempestade, de imediato vai se sentir frustrado, porém talvez nem chova e se mesmo assim acontecer não deixe que isso estrague o seu dia, ou culpe ela por seu dia não ter dado certo. Por isso, foquem nos seus objetivos e vençam a barreira do preconceito, trabalhe incessantemente pelo que deseja e torne isso em realidade.

***

Curtiram a entrevista? Esse foi o Fabio de Moura!
Tive o prazer de conhecê-lo no Ressaca Friends do ano passado e comprei os fanzines dele. Gostei bastante e espero que vocês também curtam o trabalho de Night Wolf!
Não deixem de compartilhar essa entrevista para mais pessoas conhecerem essa obra brasileira!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário