sábado, 3 de maio de 2014

Top Five #09 - Mangás que Gostaríamos de Ver no Brasil

Boa noite, galera!
Como passaram essa semana de feriado? Tudo certo? Foi uma semana movimentada para nós do Estúdio, com o Wellington e o João trocando de empregos e com a edição do Talento FC 04, com o começo dos trabalhos para A Princesa de Prudente entre outras coisas que estamos planejando, mas enfim... O Top Five tá na hora, vamos ver?

TOP FIVE #09 - MANGÁS QUE GOSTARÍAMOS DE VER NO BRASIL

Nós do Estúdio gostamos de acompanhar mangás. Acompanhamos as publicações no Brasil e também algumas scans na internet para nos manter atualizados sobre inovações de roteiro e sobre histórias que fazem sucesso. São grandes referências para nós, além de ser divertido acompanhar a história semanalmente. Como todo mundo que compra mangás no Brasil, sempre temos aqueles favoritos que adoraríamos ver serem lançados por aqui, mas que são praticamente impossíveis. Nós listamos os 5 mangás que mais queríamos ver por aqui e vamos falar um pouco deles... Vem comigo?


Hajime no Ippo
Autor: George Morikawa
Gênero: Esportivo, Comédia
Volumes: 106 (Até o Momento)
Publicação: Outubro de 1989 - Ainda em Publicação

Hajime no Ippo encabeça a nossa lista de mangás que gostaríamos de ver no Brasil porque é unanimidade entre nossos integrantes. Makunouchi Ippo é um jovem frágil que sempre apanha e não sabe o que é ser forte até o dia em que ele é defendido em uma briga por Takamura Mamoru, um lutador de boxe profissional. Daí em diante, Ippo começa a se encantar cada vez mais com o esporte, sempre tentando alcançar o topo para descobrir o que realmente significa ficar forte.

O que impede de ser publicado no Brasil: Para começo de conversa, Hajime no Ippo é um mangá esportivo. O histórico de mangás esportivos no Brasil não é dos melhores. Pouquíssimas obras esportivas foram publicadas (Slam Dunk há alguns anos e Super Onze mais recentemente são os únicos que me lembro) e confesso que não sei o motivo. Gostaria de saber. Hoje mesmo foi confirmada a publicação de mais um mangá esportivo por aqui, Kuroko no Basket, sobre basquete. Mas Hajime no Ippo nos trás ao mundo do boxe. Como se já não bastasse a falta de mangás esportivos por aqui, o boxe também não é um esporte popular no Brasil. Isso impede mais ainda a vinda de Ippo. Para finalizar, repararam na quantidade de volumes que ele já possui? Até o momento, 106 volumes e sem previsão de término, ou seja, totalmente inviável para qualquer editora brasileira.



Detective Conan
Autor: Gosho Aoyama
Gênero: Ficção, Investigação, Comédia
Volumes: 83 (Até o Momento)
Publicação: Janeiro de 1994 - Ainda em Publicação

Esse é o meu xodó! Histórias investigativas, com mistérios para resolver onde você tenta a todo custo, tentar resolver os casos antes do protagonista Kudou Shinichi era um jovem detetive que foi atacado por uma gangue que vendia uma nova droga. Essa droga fez o corpo de Shinichi retroceder para o corpo de uma criança. Para proteger sua identidade até conseguir capturar a gangue, Shinichi se nomeia como Edogawa Conan, o jovem detetive da pré-escola! Com uma incrível capacidade de dedução, e com uma pequena ajuda de Mouri Kogoro, detetive pai de Ran, a garota que ele gosta, Conan desvenda mistérios quase sem solução.

O que impede de ser publicado no Brasil: Sempre gostei de mistérios, desde Scooby Doo até livros do Sherlock Holmes e Detective Conan segue essa pegada. Alternando entre casos simples até casos super complexos e perigosos. Mas para o público brasileiro, eu admito que não seria a melhor escolha. Vocês devem imaginar que como um mangá investigativo, Detective Conan tem muito texto e explicações teóricas. O brasileiro é conhecido como um povo que não gosta de ler, apenas leituras fáceis... E Conan não é tão fácil, apesar de ser bastante divertido para quem gosta do gênero. Assim como Hajime no Ippo, outra coisa que atrapalha é a quantidade de volumes e a falta de previsão de término. Não é qualquer editora que aguenta postar 83 volumes de um mangá totalmente teórico sem ter a certeza de que vai vender bem. Talvez nunca veremos o Conan por aqui...



Tobaku Mokushiroku Kaiji
Autor: Nobuyuki Fukumoto
Gênero: Drama, Psicológico, Jogos
Volumes: 52 (Até o Momento)
Publicação: 1996 - Ainda em Publicação

Itou Kaiji é um vagabundo que passa seus dias furando pneus de carros por não achar um emprego onde ele possa ganhar algum dinheiro. Em um dia qualquer, Kaiji recebe um cobrador em sua casa, que veio cobrar uma dívida de 3,85 milhões de ienes feita por seu amigo Furuhata, da qual Kaiji foi fiador. Devido ao sumiço de Furuhata, Kaiji deveria arcar com a dívida. Como o jovem não tinha emprego e sem ter condições de pagá-la, o cobrador oferece uma saída: Um cruzeiro cheio de jogos de azar onde ele poderia apostar e ganhar o dinheiro para quitar a dívida. Então Kaiji decide entrar no mundo dos jogos de azar onde um erro pode custar a sua liberdade ou até mesmo a sua vida.

O que impede de ser publicado no Brasil: Kaiji é um mangá que eu gosto bastante, adoro esse lance de jogos de azar e as diferentes estratégias para vencê-los. E Kaiji tem umas estratégicas tão complexas que deixaria muita gente de boca aberta. Mas provavelmente Kaiji nunca seja lançado aqui exatamente por isso. Alguns dos jogos são muito regionalistas do Japão, a maioria é um pouco complexa para os costumes brasileiros, sem falar que o mangá é bem pesado em questão de violência. Muitas vezes Kaiji é torturado, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Outro obstáculo também é o número de volumes. Quem já leu o mangá de Yu-Gi-Oh! lançado no Brasil pela JBC, deve imaginar que o mangá de Kaiji seja bem parecido, com a diferença de um pouco mais de violência e alguns volumes a mais.



Devilman
Autor: Go Nagai
Gênero: Ação, Horror
Volumes: 5 (Concluído)
Publicação: Junho de 1972 - Junho de 1973

Os demônios sempre lutaram entre si pela sobrevivência e há muito tempo atrás, a Terra era governada pelos demônios. Um dia eles se viram ameaçados por uma nova raça: Os primeiros humanos. Os primeiros humanos venceram os demônios e os prenderam congelados após um grande cataclismo com a promessa de Satanás de que um dia descongelaria os demônios e daria início a era do Armagedom. Muito tempo depois, essa era tem início e os demônios voltam a vida, mas Akira Fudou, descendente dos primeiros humanos, com alma de homem e poderes de um demônio é o único agora que pode combatê-los.

O que impede de ser publicado no Brasil: Eu imagino que Devilman tenha dois grandes obstáculos para aparecer por aqui. O primeiro deles é a sua idade. Sim, o mangá de Go Nagai é bastante antigo, datado de 1972. O traço é bastante feio e antiquado (Cavaleiros do Zodíaco também é e foi publicado sem problemas por aqui...) e pode ser também que tenha problemas em licenciar o conteúdo por ele ser antigo demais. Ou até mesmo por ser um mangá de nicho, e talvez não venda muito bem por aqui. Convenhamos, não é todo mundo que se sente bem lendo uma história sobre o apocalipse comandado por Satanás. Igrejas piram! O outro grande obstáculo é a violência absurda e a perversão da sexualidade apresentada nas páginas. Muita mulher demônio pelada, muitos peitos, estupros e sangue pra todo lado. Não preciso nem dizer que Devilman está nessa lista por escolha do nosso Leitor Punk, não é? Ainda assim, seria uma publicação diferente do que o mercado está acostumado e o fato de ter apenas 5 volumes, seria interessante dar uma chance pro titio Go Nagai, tão famoso por seus mangás de horror.



Ashita no Joe
Autor: Ikki Kajiwara
Arte: Tetsuya Chiba
Gênero: Esportivo, Drama
Volumes: 20 (Concluído)
Publicação: Janeiro de 1968 - Maio de 1973

Até onde você iria em busca de um sonho? Danpei Tange é um boxeador frustrado que perdeu a visão de um olho em uma luta e desistiu de ser treinador depois de ser traído pelo seu discípulo. Desde então tem vivido na miséria como mendigo. Um dia chega na cidade um jovem chamado Joe Yabuki, um delinquente, trapaceiro que só se importa consigo mesmo, sempre arranjando brigas e roubando dos outros. Tange acaba vendo uma das brigas de Joe e percebe uma grande agilidade, força e um potencial para se tornar o grande boxeador que ele não tinha conseguido ser. Então Tange tenta convencer Joe a deixar de ser um marginal para se tornar um campeão no boxe, mas que motivação ele poderia ter para tal?

O que impede de ser publicado no Brasil: Ashita no Joe sempre foi uma das minhas obsessões. Sempre procurei o mangá na internet para ler, ou o anime para assistir e na maioria das vezes não obtive sucesso. Até importei os volumes japoneses diretamente da terra do Sol nascente que brilham na minha estante, mas ainda não entendo japonês para ler. Ashita no Joe não se trata de uma simples história de boxe onde o protagonista quer ser campeão a todo custo. É muito mais que isso! É um verdadeiro manual de motivação, sobre como perseguir seu sonho, como mudar de vida, como se comportar sobre suas ambições. É uma obra maravilhosa além de ser divertida. Mas a percepção das pessoas para no "mangá de boxe". Boxe não é popular, então Ashita no Joe nem é cogitado para ser lançado por aqui. Também é complicado por ser antigo com um traço não tão convencional assim. O número de volumes nem é um obstáculo e por conta disso espero que um dia as pessoas enxerguem nessa obra, algo por trás do boxe: Uma história sobre o valor de seus sonhos!


***

Bom, é isso aí...
Existem vários outros mangás que gostaríamos de ver por aqui e que são quase impossíveis como Jojo's Bizarre Adventure e seus 108 volumes e contando... Ou também o mangá Kingdom sobre a grande guerra dos estados chineses e seus 34 volumes e contando... Enfim, são vários mangás de qualidade que dificilmente veremos por aqui. Ainda bem que a internet nos permite conhecer essas obras. Não deixe de comentar dizendo qual mangá você gostaria de ver por aqui mas que dificilmente veremos!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Concordo com esta lista. De minha parte, eu queria que pelo menos o "Ashita no Joe" e o "Detective Conan" viessem pra cá. Mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, seria maravilhoso! Ainda acho que Ashita no Joe tem mais chances que Conan, ainda mais agora que estão começando a investir em mangás esportivos... Quem sabe...

      Excluir