sábado, 12 de abril de 2014

Leitor Punk - Cenário do Rock no Brasil.



Boa noite felas da puta xD.
por essa vocês não esperavam né?
O Leitor Punk de hoje sairá com uma semana de antecedência, pois eu irei viajar no feriadão da semana que vem para São Paulo, hehe.
Hoje, falarei e questionarei a cena do Rock Nacional dos dias de hoje no Brasil.
Então apertem os cintos e lá vamos nós...






Rock Nacional.

Numa época em que a bossa nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no fim da década de 1950. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo, no começo daquela década. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Décadas mais tarde, seriam redescobertos e mais cultuados internacionalmente. Na virada para a década de 1970, surgiram, no cenário rock brasileiro, nomes como Raul Seixas, Rita Lee e o grupo Secos e Molhados.
Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como Legião Urbana que foi um das maiores bandas de rock dos anos 80 e 90 no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Ira!, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Das entranhas da banda brasiliense Aborto Elétrico, vieram as bandas Capital Inicial e Legião Urbana. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo. Nos anos 1990, outros ritmos e estilos ganharam total espaço na mídia nacional, obscurecendo grupos que surgiram no país. O mercado está praticamente fechado para o rock’n’roll, que anda encontrando sérias dificuldades para continuar existindo na cultura brasileira. Ainda assim, grupos como Raimundos e Angra, apesar de o primeiro ser punk e o segundo power metal, ainda estão abrindo espaço para os que ainda devem surgir. Atualmente, as bandas de rock brasileiras mais apontadas no mainstream são Pitty, CPM22, Charlie Brown Jr , Capital Inicial, Skank e Cachorro Grande.

Mas por que será que atualmente o rock está tão "fraco" no Brasil?
A resposta é simples e tem nome... MÍDIA.
Isso mesmo meus velhos, o cenário só não é forte porque as bandas não estão nas rádios e nas tv's como antigamente. Falta espaço para bandas novas e promissoras como Lekhaina, Conspiração Dalila, As Verdades de Anabela e muitas outras que com toda a certeza honrariam o cenário do rock no Brasil.
Fora isso, tem o preconceito também... Eu mesmo sou rockeiro e as vezes me visto um pouco mais extravagante, e isso faz que a maioria das pessoas olhem torto para mim.
Semana passa fui num restaurante com um amigo e as pessoas olharam como se fossemos invocar o demônio no recinto -.- .
Precisamos de mais atitude, precisamos de mais figuras clichês igual o Tico Santa Cruz, a verdadeira alma do Rock... Arrumar briga, tentar aparecer no cenário. 
Tenho certeza de que o Rock nunca irá morrer, mas se ele será conhecido nas próximas gerações eu já não sei...

Assistam esse vídeo de uma banda "nova" chamada Lekhaina e vejam como o Rock continua muito do bom.


Então é isso pessoal, até o próximo leitor punk... TCHAU o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário