sábado, 29 de março de 2014

Top Five #08 - Formas Diferentes de Shinigamis em Animes



Fala pessoal!
Eu sei que hoje não deveria ser a postagem do Top Five, originalmente ela viria ao ar no sábado que vem e esse sábado contaria com mais uma "O que elas dizem quando eu digo..." mas aconteceu um imprevisto e não consegui deixar a tirinha pronta para essa semana. Peço desculpas por isso, mas é que essa série é meio complicadinha de produzir e acabou não saindo como o esperado. Mas na semana que vem, eu trarei ela com certeza! Enquanto isso, vamos ficar com o Top Five de número 08!

TOP FIVE #08 - FORMAS DIFERENTES DE SHINIGAMIS EM ANIMES

Você não sabe o que é um shinigami? Se você tem o costume de assistir animes, com certeza sabe o que é um pois eles estão presentes insistentemente na cultura japonesa. Um shinigami é um "deus da morte", muitas vezes responsável por encaminhar a alma das pessoas que morrem até o purgatório onde ela será julgada. Em outras lendas, ele próprio é o responsável por escolher quem morre e quem vive. A sua aparência é algo que ninguém sabe ao certo e diversas versões foram sendo criadas ao longo dos anos que essa lenda perdura. Nos animes não poderia ser diferente, cada pessoa imagina os shinigamis de uma forma e eu trouxe 5 formas diferentes para vocês conhecerem. Vamos ver?


Shinigami
Anime: Soul Eater

Talvez essa seja a forma mais caricata de um shinigami que eu já vi dentro de um anime. O autor de Soul Eater, Atsushi Ohkubo, tentou demonstrar que os shinigamis não são maus como todos os julgam e colocou o Shinigami como sendo o líder de toda uma nação. O próprio personagem se chama Shinigami e ele também é diretor de uma escola onde ceifadores e foices são treinados para combater e eliminar almas malignas que atormentem os seres humanos assim como a loucura que frequentemente assola as almas boas. Falando em gírias e de forma divertira, Shinigami é o personagem mais forte e mais misterioso do anime, e apesar de parecer um idiota, tem o respeito de todo mundo incondicionalmente.



Ryuuk
Anime: Death Note

No mundo de Death Note, Tsugumi Ohba mostra um lado mais sombrio dos deuses da morte e centra a história no humano Yagami Raito e no shinigami Ryuuk. O mundo dos shinigamis é completamente devastado e morto e nele, os shinigamis passam a eternidade observando os humanos. Cada um deles, um monstro horrendo e possuindo um caderno onde pode escrever nomes humanos. Cada nome escrito faz a pessoa que o possui morrer. Mas o próprio desinteresse dos shinigamis pela sua própria eternidade faz seus dias serem entediantes e a única diversão deles é brincar de vez em quando com alguns humanos. É um lado sombrio e sinistro. Aliás, shinigamis adoram as maças do mundo dos humanos.



Ichigo e a Soul Society
Anime: Bleach

O conceito de shinigamis no anime Bleach é um pouco mais amplo, apresentando não apenas uma lenda, mas uma raça de criaturas feitas de energia espiritual. Quando um humano morre, ele vira uma alma vagante pelo mundo dos humanos, onde ela precisa ser guiada por um shinigami responsável pela cidade onde a pessoa morreu. Quando o shinigami liberta a alma da pessoa, ela renasce num lugar chamado Soul Society, que é como se fosse o céu das pessoas boas e lá, essas almas podem treinar e se tornarem shinigamis. Caso o shinigami não guie essa pessoa para a Soul Society, em algum tempo, a alma se corrompe e vira uma alma penada que eles chamam de hollow. Os hollows são combatidos e destruídos pelos shinigamis. Tem todo um esquema de equilíbrio espiritual e os shinigamis são responsáveis por manter esse equilíbrio. Louco, não?



Botan
Anime: YuYu Hakusho

Se você nunca assistiu o anime YuYu Hakusho, deve ter olhado a imagem e pensado "Você tá brincando que uma tchutchuca como essa é um deus da morte", mas não... Não estou brincando! Neste anime, Botan é uma shinigami responsável por guiar as almas de quem morre até o Rei Enma que decide para onde a alma vai. A garota é bem divertida e adora o seu trabalho como deusa da morte, mesmo sendo uma versão bem light e bonita, ainda cumpre seus deveres espirituais como ninguém.



Shiki Fuuijin
Anime: Naruto

Apesar de Naruto ser um anime sobre ninjas e poderes, quase não tendo a ver com o lado espiritual da coisa, ainda assim também possui a sua versão de shinigami e ela é bem diferente das anteriores. Na verdade, o shinigami do mundo de Naruto é invocado através de jutsus específicos e ele tem a função de selar a alma da pessoa em si mesmo. Selar uma alma dentro do Shiki Fuuijin é algo pior do que a morte no mundo de Naruto pois ela fica eternamente em disputa com o shinigami por sua libertação. É algo bem cruel se comparar com os outros tipos, mas enfim... Ele só aparece se for invocado e o seu jutsu é bem difícil de ser feito.


***

Bom, é isso aí... O que acharam das versões diferentes de shinigamis? Cada um é mais doido que o outro e assim a lenda é sempre passada de diversas maneiras para diversas gerações. Eu curto bastante esse lance de shinigamis e tal. Espero que tenham curtido o Top Five e semana que vem eu trago "O que elas dizem" novamente.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário