quarta-feira, 5 de março de 2014

Armon Entrevista: Michel Costa

Fala galera!!

Tudo certo? Como passaram de carnaval? Eu estou de volta de viagem e novamente estou no comando das postagens do Estúdio. Vamos começar a nossa quarta-feira de cinzas com o Armon Entrevista desse mês que está sendo bastante acessado pelos leitores do nosso site. Novamente gostaria de agradecer a todos que nos acompanham e também ao número incrível de curtidas que a nossa fanpage no Facebook recebeu neste feriado! Muito obrigado! Mas vamos lá, esse mês o nosso entrevistado é um cara incrível que tive o prazer de conhecer nesse vasto mundão da internet, vamos conhecer um pouco do trabalho de Michel Costa, o famoso Mims da Mangá Pride!

Muitos na internet o conhecem como Mims, e ele é o desenhista do mangá brasileiro Belial's Contract, e juntamente com o roteirista Lucas Rennó, criaram um universo empolgante e com um dos melhores traços do cenário independente de mangás. Além de ser um exímio ilustrador, criando tirinhas, histórias fechadas, ilustrações temáticas e humorísticas e estar sempre cuidando de sua fanpage "O Complexo Mundo de Michel Costa", o rapaz ainda é um dos idealizadores do projeto Mangá Pride da qual somos parceiros! Temos o banner do blog do mangá Belial's Contract no canto direito do nosso site, para quem quiser ler. Mas enfim, já falei demais...

Vamos deixar o Michel contar um pouco sobre sua vida e seu trabalho! Vamos a entrevista!


Estúdio Armon: Primeiramente obrigado por ceder essa entrevista. Quem acompanha seu trabalho por Facebook já deve ter percebido. Você desenha o tempo todo, não? (Risos)
Michel Costa: Ora, sou eu quem agradeço. Bom, isso de fato é verdade... Eu realmente desenho o tempo todo. É uma paixão muito grande! Quem vê nem imagina que coisas como ter preguiça acontecem comigo também! (Risos).

Armon: Como foi seu primeiro contato com quadrinhos?
Mims: O primeiro contato foi com o volume cinco do Naruto. Engraçado que eu via o anime na TV (mas na época ainda era apenas "desenho" pra mim) e eu desenhava os quadrinhos (super mal feitinhos). Quando me deparei com o mangá (que época ainda era apenas "gibi") numa banca e fiquei impressionado. Os quadrinhos que eu criava eram coloridos e eu pessoalmente não gosto muito de pintar. Além disso, o mangá era preto e branco e super bem desenhando. Pra um moleque de treze anos era o máximo ver aquilo!

Armon: Você está sempre postando desenhos nas redes sociais, inclusive de um personagem que é a sua imagem e semelhança! Muitos autores utilizam suas aparências para serem personagens, mas você consegue aproveitar isso muito bem! Como veio a ideia de se fazer de personagem?
Mims: Ele surgiu por conta de um amigo meu, o Bernardo. Ele me desenhou (Junto de outras pessoas que fazem parte da Mangá Pride, um almanaque brasileiro de quadrinhos). E nesse desenho, ele me desenhou como eu normalmente me visto. Daí, quando fui me desenhar eu fiz umas mudanças e... TCHARAM! Assim nasceu o meu personagem que não demorou muito pra nomeá-lo de Mims. De todos os apelidos que me chamam, esse é o que mais me agrada, daí ficou esse. (Falaram que ele se parece com Law de One Piece, que eu sou muito fã. Mas acredito que pareça mesmo porque até eu acho que me pareço com ele mesmo).

Armon: Seu principal mangá atualmente é o Belial’s Contract. Conte-nos como foi a concepção dessa história. Como surgiu?
Mims: Ele surgiu em 2011 interrompendo um fanzine de Ragnarok (O jogo) que eu fazia na época, junto do roteirista Lucas Rennó, que é o roteirista de Belial's Contract. Como eu era bem iniciante, demorou cerca de um ano pra eu conseguir fazer o primeiro capítulo que teve um total de 80 páginas. Depois disso resolvemos cortá-lo em duas partes: 45 páginas para capítulo 1 e 35 páginas para o capítulo 2, assim resultando em 2 capítulos em 1 ano. Foi um período de muito aprendizado, como sempre.

Armon: Desde que você começou a desenhar e encarar os leitores, já tinha em mente o quão longe queria chegar? Ou as prioridades foram evoluindo no caminho?
Mims: Eu não tinha a menor ideia. Eu desenho porque eu gosto muito e é divertido aprender coisas novas. Eu realmente amo isso. (Risos).

Armon: Você tem pronto até o sexto capítulo de Belial’s Contract. Já tem ideia de como e quando irá terminar?
Mims: Nós não temos ideia ainda. Mas vamos ter com os novos planejamentos pra Belial's Contract desse ano.

Armon: Conte um pouco de como é o processo de produção de cada capítulo. Quais materiais você utiliza e como a ideia sai da sua cabeça até chegar a fase final?
Mims: Não é muito simples, na verdade chega até ser bem trabalhoso. Antes de o Lucas escrever o capítulo, nós debatemos ideias e fechamos algumas coisas. Depois que o Lucas escreve o capítulo, eu leio, dou o meu “confere” e imprimo. Depois disso eu faço o storyboard - uma espécie de "rascunho das páginas" - bem pequeno pra poupar tempo. Quando eu defino isso, eu passo a limpo, finalizo com nanquim (Utilizo folha de ofício comum ou uma com uma gramatura maior - folha mais grossa - da marca Canson, o que custa um pouco mais.), canetas nanquim (0.1, 0.2, 0.4, 0.8), régua, lápis, borracha. Feito isso, escaneio as páginas pro computador e finalizo tudo adicionando reticulas e letramento no Photoshop. Como é mais de uma página, é sempre demora.


Armon: Fora Belial’s e a fanpage “O Complexo Mundo de Michel”, quais outros trabalhos realizou com desenhos e mangás?
Mims: Só oneshots que fiz pra dois concursos, o concurso da Ação Magazine e concurso JBC, respectivamente. Eu estou me organizando agora pra fazer um portfólio e trabalhar como Ilustrador profissional.

Armon: Sem dúvida você também é um dos destaques do projeto Mangá Pride, juntamente com o Bernardo. Fale um pouco de como foi o seu envolvimento com o projeto e o que acha sobre ele.
Mims: Ora, é verdade! Pois bem, a Mangá Pride é um projeto muito bacana que eu tive o prazer de conhecer e desenvolver juntamente com os meus amigos. Um deles, o Bernardo Ignarra. É uma iniciativa ótima, porém nova no Brasil. Espero que no futuro o projeto dê frutos e ganhe o seu tão esperado espaço no mercado nacional de quadrinhos.

Armon: Quais são seus projetos para o futuro? Pensa em fazer um encadernado de Belial’s no mesmo estilo que já fizeram Ledd ou Tools Challenge? Algum outro projeto em mente?
Mims: Pretendo desenhar profissionalmente, inicialmente como Ilustrador. Se vou evoluir pra outras profissões que envolvem desenho, não sei o que poderia ser no momento. Sim, eu e o Lucas pretendemos lançar um encadernado de Belial's, esse é um dos motivos de não ter saído capítulos novos. Estamos planejando algo muito especial para os nossos queridos fãs - os antigos, os novos e os que eventualmente poderemos ter. Eu tenho um projeto que se chama "Projeto Bakuman". O projeto consiste em eu desenhar uma página de um mangá do universo Bakuman no meu traço. O primeiro foi Kiyoshi Knight de Shinta Fukuda. Que vocês podem ver no link http://i.imgur.com/z6JkgHn.jpg e podem acompanhar o desenvolvimento dela na minha página. O intuito desse projeto é mais por divertimento e treino mesmo, não é algo tão serio quanto os que citei acima. (Risos).

Armon: Num país onde os quadrinhos não estão difundidos em nossa cultura como em outros países, como você decidiu se dedicar tão profundamente ao ramo? Quais são suas motivações para perseguir esse sonho?
Mims: Isto é uma verdade. Eu às vezes penso em fazer algo que envolva a nossa cultura. Mas é uma coisa que eu deixo para o futuro - mas não é bem um projeto. É só uma vontade, mas quem sabe. Eu decidi me dedicar porque é uma coisa que eu gosto muito de fazer, me dá muito prazer. Me motiva saber que não tem nada melhor do que se fazer o que gosta e viver desenhando, é realmente um sonho. É uma coisa que veio dos Combo Rangers quando eu conheci o Fábio Yabu na Bienal do Livro em 2013 aqui no Rio de Janeiro. "Continue a lutar pelos seus sonhos, vale a pena!" é uma das palavras que me motivam.



Armon: Quais os maiores obstáculos que você vê para que o Brasil comece a dar valor para o material nacional e independente?
Mims: A mente fechada das pessoas. Mas aos poucos creio que isso já esteja mudando. Eu desejo do fundo do coração que o Brasil tenha um mercado nacional independente e forte. E mais do que isso, um mercado de quadrinhos que faça jus a nossa cultura que é tão vasta.

Armon: Quais são os autores de referência que te inspiram? Cite alguns nacionais e internacionais.
Mims: E pensar que quando eu era moleque, quando eu não tava a fim de desenhar eu dizia "estou sem inspiração". Acho que todo mundo que desenha já falou isso pelo menos uma vez. (Risos). Mas os autores nacionais que me inspiram são – Nameru Hitsuji, Bernardo Ignarra, Max Andrade, Isabela Flores, Luciana Hasegawa, William Rabello, Washington Costa, Vinicius de Souza, Ricardo Mango, Lobo borges, J.M. Trevisan, Michel borges, Fábio Yabu, Yuri Landim e alguns outros. Já os internacionais são: Masami Kurumada, Shiori Teshirogi, Bryan Lee O'Malley, Eiichiro Oda, Takeshi Obata, Tsugumi Ohba, Yuuki Kodama, Masashi Kishimoto, Seishi Kishimoto, Akira Toriyama, Naoki Urasawa, Kazue Kato, Atsushi Ohkubo e Ogure Ito (Oh! Great).

Armon: Quem quiser ler o Belial’s Contract e acompanhar seu trabalho, pode conferi-lo onde? Mande seus links pra galera.
Mims: No blog de Belial’s Contract tem links para baixou e ler online: 
Aqui também tem o link pra leitura online pra quem tiver preguiça de ir no blog procurar link:
Página que criei pro mangá de Belial’s Contract: 
Minha página no Facebook: 
Quem quiser também pode me acompanhar/seguir no Twiiter: 

Desculpa mandar tantos links. (Risos)



Armon: Relaxa, quanto mais links para acompanhar, melhor! (Risos) Agora para finalizar, deixe um recado para quem gosta de desenhar como você e pretende ir adiante na carreira de quadrinhos.
Mims: Bom, primeiramente obrigado pelo convite e a ótima entrevista, Fábio.
Eu aconselho que se a pessoa gosta mesmo e almeja desenhar para sua vida profissional, que ela procure fazer cursos, fazer amigos que tenham o mesmo objetivo, ler livros, quadrinhos, ver filmes. Isso ajuda bastante! Organização é necessário, paciência também. Se a pessoa não tem isso... é bom aprender, pois ninguém nasce sabendo. (Risos)

***

É isso aí, galera! Essa foi uma das entrevistas que mais curti fazer. Eu já disse isso pro Mims (Acho que já disse... Haha), mas eu adoro essa ideia de utilizar um personagem com a própria aparência do desenhista. Eu mesmo faço isso nas tirinhas "O Que Elas Dizem Quando Eu Digo"... Hahaha!
Eu sempre estou acompanhando o trabalho do Michel pelo Facebook e sempre na espera de novos capítulos de Belial's Contract que foi um dos mangás nacionais que mais me chamou atenção até hoje. Espero que essa entrevista seja vista por muitas pessoas e olha lá hein... O rapaz tem muito futuro pela frente como ilustrador! Caso você esteja precisando de um ilustrador, o Michel Costa é o cara! Demorou de chamar ele pro seu trampo! Haha!
Sucesso, cara! Tamo junto na caminhada!

Até a próxima, galera!

4 comentários:

  1. Gente, que entrevista maravilhosa *-*
    O Mims é muito talentoso e bem humorado. É muito legal nós vermos vermos alguém que gosta do que faz e se esforça tanto o/
    Quero muito ser uma ilustradora e desenhista também. Quando eu vejo como ele se dedica a página dele, me sinto um pouco mais motivada.
    Parabéns pelo ótimo trabalho, Mims! Contineu em frente sempre!

    Adorei a entrevista. Parabéns, Armon ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Paula!
      Realmente, o Mims é um cara incrível! Eu sempre me surpreendo com os trabalhos dele afinal ele não para nunca! Haha! Como ele disse, quem vê as postagens dele não imagina que "cansaço" e "crise de criatividade" possam acontecer com ele, já que tudo que ele faz é muito massa! Hahaha!
      Eu adoraria conhecer um pouco do seu trabalho também, Paula. Deixe um link aqui nos comentários com seus desenhos e tal, para a gente poder conhecer também!

      Até mais e obrigado pela força!

      Excluir
    2. Nossa cara q massa, Mims é foda de mais.
      Também pretendo seguir por esse caminho e esse cara só nos inspira a continuar tentando.
      Entrevista bacana msm..

      Excluir
    3. Fábio, me desculpe pela demora em te responder >.< Eu não tinha visto a sua resposta, sorry x.x
      Então, eu não costumo postar os meus desenhos na internet, mas eu postei dois deles no facebbok hoje ^-^ Por favor, dê uma olhada >.<

      https://www.facebook.com/PaulaSchulthais

      Eu pretendo fazer um página no facebook e no deviantart para postar os meus desenhos. Com certeza eu vou te passar o link e vou ficar muito feliz se você der uma olhada ^-^

      Até mais e obrigada >.<

      Excluir