sábado, 16 de novembro de 2013

Top Five #03 - Mangás com Jogos de Sobrevivência


Boa noite, pessoal!
Chegando nesse mês de novembro com o nosso terceiro Top Five! Eu tive um pouco de dificuldade para escolher o tema dessa lista, mas acho que é um tema bacana. Troquei de computador hoje e ainda estou ajustando as coisas para botar as postagens do Estúdio em ordem. Sem mais falatório, vamos logo para o...


TOP FIVE #03 - MANGÁS COM JOGOS DE SOBREVIVÊNCIA

Quem nunca assistiu um filme daqueles em que um grupo de pessoas disputa umas contra as outras por sua vida? Ou daqueles em que o mesmo grupo de pessoas vai morrendo uma atrás da outra até descobrirem o por quê ou algum mistério? Esse tipo de história é chamada de Jogo de Sobrevivência e existem muitos animes e mangás que o utilizam. Pessoalmente é um tipo de história que me chama bastante atenção, seja pelo suspense ou pela torcida por algum dos personagens. Dentre os que já li, alguns me chamaram bastante atenção e vou citá-los aqui. Também vou dar menção honrosa para três títulos no final da lista e vou explicar os porquês. Simbora?


Doubt
Autor: Yoshiki Tonogai
Volumes: 04 (Concluído)
Publicação: Dezembro de 2007 - Fevereiro de 2009

Um jogo de celular chamado Rabbit Doubt se torna extremamente popular no Japão. Nesse jogo, todos os participantes são representados por coelhos e entre eles é escolhido aleatoriamente um lobo. O papel desse lobo é ir matando os coelhos até que um deles consiga desvendar qual deles é o lobo. Certo dia um grupo de jogadores do jogo decide se encontrar para se conhecer mas um deles resolve tornar o jogo em realidade. Os jogadores vão morrendo um a um e eles tem que descobrir qual dentre eles é o "lobo psicopata".

Doubt é um mangá curto que não enrola na sua história. É uma leitura empolgante e por ser curta, você sente vontade de ler tudo de uma vez para descobrir logo quem é o culpado dos assassinatos. É inevitável torcer por algum deles ou dar seus pitacos sobre qual deles é o assassino. Sem dúvida é um dos melhores mangás que eu já li, mas muitas vezes ele passa despercebido por não ser famoso. Deu até vontade de jogar Rabbit Doubt! Esse mangá ainda não saiu no Brasil mas o gênero está sendo bem explorado atualmente e é bem possível que venha um dia por ser um mangá curto e se vier, é compra certa!



Gantz
Autor: Hiroya Oku
Volumes: 37 (Concluído)
Publicação: Julho de 2000 - Junho de 2013

Você acha que existe vida após a morte? E se você morresse e descobrisse que você tem a chance de continuar sua vida durante o dia... Se você caçar alienígenas durante a noite? Kurono e Katou são dois jovens que tem uma morte trágica no metrô mas misteriosamente eles se veem numa sala apertada com outras pessoas e uma bola negra gigante no meio da sala. De repente uma música toca e a bola mostra uma mensagem: "Vocês morreram, idiotas! Suas vidas agora são minhas e eu que decido o que fazer com elas. Vocês vão caçar este alienígena". E assim um sangrento jogo de sobrevivência se inicia com aliens mutilando os recém mortos que se morrerem pela segunda vez, darão adeus aos seus entes queridos na Terra sem nem ao menos saber o porque de estarem lutando.

Se me pedissem para recomendar um mangá sujo, sangrento, pornográfico que contém tudo que existe de ruim na humanidade, esse mangá seria Gantz. Ele mostra tudo que existe de terrível na mente dos humanos e nas suas atitudes. São sentimentos assim que são expostos em jogos onde sua vida está em risco, o egoísmo come solto e mistério da bola negra perdura por quase todo o mangá. Possui uma arte bem trabalhada por Hiroya Oku que utiliza muitas vezes os recursos digitais para algumas cenas. No Brasil é publicado pela editora Panini que está próxima de concluir a série por aqui.



Battle Royale
Autor: Koushun Takami
Arte: Masayuki Taguchi
Volumes: 15 (Concluído)
Publicação: 2000 - 2005

E se de repente você e toda a sua classe de escola fossem jogadas numa ilha com armas para se matarem até sobrar apenas um, o que você faria? É com esse cenário perturbador que Battle Royale começa com Shuya Nanahara vendo seus amigos em pé de guerra nas batalhas mais sangrentas que ele nunca imaginou que veria em sua vida. O medo coloca os alunos em um estado psicológico tão extremo que tudo que eles conseguem fazer é matar para não morrer. Um a um, a classe vai eliminando os mais fracos, revelando um verdadeiro instinto assassino em alguns que ninguém imaginou que poderia existir.

Esse mangá é uma adaptação de um livro e ficou excelente! Digo, se você gosta de uma bela arte e cenários sangrentos, esse é o mangá para você. A cada página virada, você se surpreende com as variadas táticas dos alunos e emboscadas armadas. Aquele personagem que você está torcendo para sobreviver pode morrer a qualquer instante. É uma história imprevisível! Foi publicado completo aqui no Brasil pela editora Conrad nos seus tempos áureos.



BTOOOM!
Autor: Junya Inoue
Volumes: 12 (Até o Momento)
Publicação: Junho de 2009 - Ainda em Publicação

Ryota Sakamoto é um rapaz de 22 anos desempregado e que mora com a mãe. Não sai de casa e não faz nada de útil. Na vida real ele é um zé ninguém, mas online ele é um dos melhores jogadores de BTOOOM! do mundo todo. Após ter uma briga feia com a sua mãe, no dia seguinte Ryota acorda no meio de uma ilha tropical sem saber como foi parar lá. Andando pela ilha ele encontra um estranho que ao invés de responder aos seus chamados por socorro, joga uma bomba no rapaz. Ao perceber que ele também possui uma bolsa com bombas, Ryota percebe que está numa versão real de seu jogo preferido, mas agora é tudo de verdade e sua vida corre perigo nesse jogo de sobrevivência onde vencerá o mais hábil.

Quem nunca quis viver dentro de seu jogo preferido? Enquanto isso não é possível fisicamente, é um sonho perfeito, mas quando você corre perigo o negócio muda. Já imaginou como seria você poder entrar na pele do soldado de Counter Strike ou daquele seu personagem em um mundo de MMORPG cheio de bestas e poderes? O lance do jogo acontecer em uma ilha é meio clichê, mas é interessante ver como cada um reage a situação e como eles se resolvem em batalhas empolgantes. Ainda não saiu no Brasil mas acredito que um dia deva sair, talvez quando finalizar no Japão.



Deadman Wonderland
Autor: Jinsei Kataoka
Arte: Kazuma Kondou
Volumes: 13 (Concluído)
Publicação: Maio de 2007 - Agosto de 2013

Igarashi Ganta leva uma vida escolar normal quando num belo dia tudo muda. Sua classe inteira é assassinada por um ser misterioso que controla o sangue como uma arma, mas ele não é atacado. Como único sobrevivente, Ganta também é o principal suspeito pelos assassinatos e é levado para a prisão Deadman Wonderland onde ele tenta descobrir a identidade do assassino para poder provar sua inocência enquanto enfrenta jogos de sobrevivência entre os prisioneiros onde os vencedores poderão viver um dia a mais.

Deadman Wonderland tem uma arte bem simples mas o roteiro chama bastante atenção. O azarado Ganta sofre a história toda e chega até a dar pena do rapaz enfrentando os terríveis jogos organizados pelos diretores da prisão. Mas o mistério da Deadman Wonderland é intrigante por si só e a identidade do assassino é outro mistério para se resolver. No Brasil é publicado pela editora Panini que está prestes a finalizar a obra e vale cada centavo.


Menções Honrosas

Existem três mangás com jogos de sobrevivência que eu ainda não li mas que prometem muito também, por isso estou dando menção honrosa para eles e espero lê-los em breve. São eles: Mirai Nikki, Ousama Game e Liar Game.

***

Bom, esse foi o Top Five do mês de novembro. Espero que vocês peguem algum desses mangás para ler e depois venham até essa postagem comentar o que acharam. E que gostem tanto deles quanto eu. É isso aí, vou ficando por aqui.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário