quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Armon Entrevista: Israel de Oliveira


Bom dia, galera! Tudo jóia?

O Armon Entrevista está chegando na área mais uma vez! E o nosso entrevistado da vez é um grande amigo meu, praticamente um irmão. Estudamos juntos na sexta série e lá conhecemos a paixão pelo desenho um do outro. Até que ele se mudou para o Ceará, onde mora até hoje. Perdemos contato por muitos anos, mas há uns 2 ou 3 anos o milagre da internet fez retomarmos contato e hoje ele é um dos desenhistas mais influentes do Ceará! Estou falando de Israel de Oliveira!

Morador de Juazeiro do Norte, Israel já cursou um pouco da faculdade de Artes Visuais mas hoje cursa Design Gráfico, faz trabalhos gráficos mas se destaca principalmente como ilustrador. Já ilustrou publicidades para a prefeitura, um livro de RPG da editora Lancaster e atualmente está ganhando destaque no ramo dos quadrinhos independentes.

Vamos conferir a entrevista?

Estúdio Armon: Olá, Israel! É um prazer ter você como nosso entrevistado, somos amigos há muitos anos, mas conte para os leitores um pouco mais sobre você. Como começou a sua paixão pelo desenho e pelos quadrinhos?
Israel de Oliveira: Homem, deixe disso...
Enfim, gostar de desenhar começou lá pelo "prézinho" mesmo, quando conquistei respeito com os moleques que me zoavam, desenhando Cavaleiros do Zodíaco. Quis fazer desenho animado à princípio, mas quadrinhos transmitiam a mesma ideia e eram bem menos trabalhosos, então fui nessa mesmo (risos). Hoje a coisa é bem mais séria e deixou de ser só um sonho de criança.

Armon: Para Israel de Oliveira, desenhar é... ?
Israel: Viver... Sem mais.

Armon: O seu trabalho mais conhecido é sem dúvida o mangá Joaseiro, mas antes de falarmos sobre ele, faça um resumo sobre os trabalhos que você já realizou.
Israel: Hyahahahaahah.. Ainda to bem em “começo de carreira” então não tem muito a falar sobre. Meu primeiro trabalho profissional foi “Laila”, um mangá que ilustrava uma campanha contra a discriminação aos travestis (que você pode ler neste link, AQUI). Depois vieram algumas campanhas para ilustrar os mascotes dos eventos daqui do Cariri cearense, como o ExpoAnime e o KO’ Festival.

Armon: Agora sim, nos conte mais sobre Joaseiro. Como surgiu a oportunidade, como foi a criação e qual o significado da história para a cultura nordestina?
Israel: Foi uma comemoração ao centenário da minha cidade, Juazeiro do Norte (CE). Percebi que devíamos fazer uma homenagem a esse acontecimento. “E por que não em mangá?”, pensei. E realmente foi algo que repercutiu bastante. Foi o primeiro mangá com conteúdo histórico produzido no Cariri. E me orgulho de ter estado nesse projeto, junto com o pessoal do meu grupo, o Grupo Katsu, que viabilizou todo o projeto e publicação com o SESC de Juazeiro do Norte. O trabalho até virou fruto de estudos acadêmicos na mão da Sandra Monte, do Papo de Budega (que é cearense, como eu). Realmente, esse é um motivo de orgulho pra mim...

Armon: Joaseiro teve uma repercussão enorme no Ceará, considerando não só o ramo dos quadrinhos, mas também da mídia. Conte um pouco dos frutos que você está colhendo com esse trabalho.
Israel: Realmente. Até hoje me chamam pra dar entrevista por conta desse trabalho (risos). Não imaginava que teria tanta repercussão assim. Parece algo inusitado pra quem é de fora, pensar que uma terrinha como a nossa não produz coisas relevantes mas isso prova que estão errados. Obviamente fiquei famosinho até, mas “se você não é visto, não é lembrado”, então tem que continuar trabalhando...

Armon: Você imaginava uma repercussão tão grande assim?
Israel: Dessa forma não. Imaginava coisa mais local, mesmo. Mas parece que a galera gostou da ideia.

Armon: O mercado do mangá está crescendo no Brasil, mas em sua opinião, por que os nacionais crescem mais devagar do que os importados?
Israel: Por falta de divulgação e investimento neles. E por comodidade também.
É preciso lembrar qu, quando se negocia um material estrangeiro, ele já tem todo um caminho pavimentado e um certo sucesso garantido em detrimento dos nacionais, que precisam de mais investimento e formar um "fandom"... Quase uma aposta, na verdade. E trocar o certo pelo duvidoso é bem complicado.

Armon: Um dos seus projetos atuais é a série de WebComics “Filho de Nerd” juntamente com o roteirista Jânio Lima. Como surgiu a oportunidade de desenhá-la?
Israel: Foi quase um flerte (risos). Jânio postava algumas peripécias do guri dele, o Yuri, que eram sensacionais. Daí alguém sempre via e falava: “deviam fazer uma tirinha disso”. Daí, de tanto falarem, a ideia se concretizou.

Armon: Desenhar uma WebComic semanal é algo totalmente diferente de fazer uma história em quadrinhos. Qual você acha mais divertido fazer e por quê?
Israel: Vai depender. “Filho de Nerd” é divertido de ler, mas é trabalhoso de fazer, por conta de ter que colorir (e eu demoro um bocado nisso e, pessoalmente, não considero a etapa mais divertida do processo), além de ser um estilo diferente do que eu estou habituado. Com mangás é diferente, porque estou na minha zona de conforto, então é bem mais fácil (e eu não preciso colorir (risos)).

Armon: Quais são os artistas que são referências para você? Cite alguns nacionais e internacionais também.
Israel: Dos nacionais, meus preferidos são a Giovana Leandro (ou Eudetenis, que tive a honra de dividir páginas em “Brigada Ligeira Estelar”, do Alexandre Lancaster), a Aline Diniz (Nyoh), o Altair Messias e o Lobo Borges, só pra citar os artistas de mangá. Entre os comics, Felipe Massafera OWNS. Entre os internacionais, meus prediletos são Takeshi Obata, Masami Kurumada (SIM), Eiichiro Oda, Takehiko Inoue e Nobuhiro Watsuki (este último tem um quadro-a-quadro simplesmente perfeito). Nos comics, Simone Bianchi, Jim Lee e Adam Warren.

Armon: Quais quadrinhos brasileiros você recomenda para as pessoas que estão lendo a entrevista?
Israel: Ledd. Posso dizer que encontrei um “mangá nacional de verdade” quando vi isso! Outro que rezo todos os dias pra que seja retomado um dia é “Jairo”, da finada Ação Magazine (era um projeto que MERECIA ir pra frente).

Armon: Atualmente você também está trabalhando em dois projetos, que nós sabemos! Um deles se chama “Estrada dos Sonhos”, da qual o nosso editor Lucas Gesse está ajudando como assistente. Fale-nos um pouco sobre ele.
Israel: Trata-se de um projeto semelhante a “Joaseiro”, só que dessa vez, com uma certa pretensão seriada (risos). Trata-se de um roadtrip onde o protagonista Marcos, acidenta-se e perde os movimentos das pernas. No entanto, um acontecimento misterioso faz com que ele tenha sua fé recobrada e torne-se um romeiro e inicie uma jornada até Juazeiro do Norte em gratidão ao Padim. Pelo quê? Vocês terão que ler...


Armon: O seu outro projeto é para o Concurso Internacional de Mangás da Shonen Jump! Se puder, nos conte algo sobre o projeto e qual a sua expectativa para o concurso!
Israel: Infelizmente é algo nebuloso, e muita gente talentosa tá competindo comigo. Queria, ao menos, chamar atenção com minha arte, mas vamos ver como me saio, né?

Armon: Planos para o futuro? Além de certo projeto juntamente com o Estúdio Armon, claro. (Risos)
Israel: Quem sabe? Quem sabe? (risos)

Armon: Nós desejamos boa sorte no Concurso de Mangás e muito sucesso sua carreira de desenhista! Deixe um recado para quem quer seguir esse ramo ou quem já está trilhando os mesmos passos que você.
Israel: Siga seus sonhos, lute com garra e nunca desista, mas tenha sempre os pés no chão. Nada que não se tenha dito antes, por outras pessoas, mas é sempre bom lembrar, né? (risos)

Obrigado pela honra de conceder essa entrevista ao Estúdio!


Eaí, curtiram a entrevista?
Muita coisa bacana vem por aí e quem quiser acompanhar mais de perto os trabalhos de Israel podem visitar o site dele: http://www.raelmangaman.blogspot.com.br/
Também confiram as outras webcomics de "Filho de Nerd" no site: http://caririfan.com.br/index.php/webcomics


Essa primeira imagem "4 Elementos" é um fanart do Israel ao meu primeiro fanzine (que ainda é um mistério para vocês... HAHA) que ficou muito bacana! Enfim...
Essa foi a entrevista de Israel de Oliveira, espero que tenham gostado e guardem esse nome pois será muito ouvido ainda no ramo de quadrinhos brasileiros!

Nós desejamos muito sucesso para você, cara!
E nem preciso falar que estaremos lado a lado nessa escalada, não é? xD

Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário