quarta-feira, 9 de outubro de 2013

1 ANO DE ESTÚDIO ARMON! - Parte 01

Fala galeraaaaaaaaaa!

Fábio Gesse aqui dizendo PARABÉNS ESTÚDIO ARMON!

Hoje é dia 9 de outubro e amanhã é dia 10! Dia 10 de outubro de 2013 o Estúdio Armon está completando 1 ano no ar! Foi 1 ano de trabalho árduo, preocupações, correrias, mas foi um ano muito divertido que passei com meus companheiros!

Quando comecei esse site, eu não sabia por quanto tempo ia durar e nem se teria pessoas acompanhando. Muito menos que eu conseguiria mantê-lo com postagens diárias, tanto que no começo, as postagens eram periódicas. Mas há vários meses estamos conseguindo manter postagens diárias com a ajuda de todos, só falhando alguns poucos dias, mas foram tão poucos que nem vale a pena citar.

Hoje eu queria deixar para vocês uma espécie de retrospectiva deste ano. Um mini resumo com tudo que passou, aconteceu e resultou dos nossos trabalhos. Mas para a postagem não ficar tão gigante, vou dividir em duas partes. Uma hoje e uma na quarta-feira que vem!

O Estúdio Armon desde o começo, falou bem pouco dos seus integrantes ou bastidores ou mesmo curiosidades. Nessa postagem você vai ver mais sobre integrantes, ex-integrantes, integrantes honorários e parcerias além de algumas curiosidades.

Bom, mas chega de falatório, eu sei que você não veio aqui para ficar lendo meus agradecimentos. Vamos ver o resumão do que aconteceu neste ano de vida deste que tem sido meu projeto diário de vida, assim como dos meus 5 companheiros nessa jornada!

Vamos começar falando sobre os integrantes! Não vamos nos estender muito sobre nós porque já fizemos uma série de postagens com nossas fichas, mas vamos lá!

INTEGRANTES ATUAIS


- Fábio Gesse Dalphorno - "Pequeno Urso" - Fundador
Este sou eu, idealizador do Estúdio Armon, fundador e capitão do navio, modéstia a parte. Ha Ha! Eu desenho as webcomics mensais e a tirinha semanal "Jango, o Frango", assim como alguns quadrinhos de vez em quando, como "Koneko-ji" e "Gehenna". Sou o principal roteirista das histórias que fazemos, criando meus próprios roteiros, assim como ajudando os outros integrantes a criarem os seus. Além disso, eu edito as tirinhas, organizo os projetos dos outros passando funções, vistoriando a qualidade, dando chicotadas e trancafiando em jaulas quem não obedecer o prazo (A parte da chicotada é brincadeira... =P).


- Lucas Gesse Dalphorno - "Luks" - Fundador
O Lucas é o meu irmão mais novo, temos 5 anos de diferença entre nós. Ele fez 19 esse ano e é o nosso único editor competente (Já que minhas edições são só quebra galho), além de ser nosso desenhista mais habilidoso. Ele treina muito, todos os dias e também é fera no Photoshop. Ele talvez seja o integrante mais sobrecarregado do Estúdio, pois praticamente todos nossos trabalhos passam pelas mãos dele, seja por conta da edição ou coloração. Ele é o autor do nosso principal e atual mangá "Talento FC" e também por histórias fechadas como "Monomania" e "L'Onore di Mona Lisa" que ficará pronto esse mês.


- Alysson Augusto Dias - "Leitor Punk" - Entrou no Estúdio em Janeiro/2013
Ele foi o primeiro integrante a entrar, tirando os dois fundadores. A ideia de criar a série de postagens "Leitor Punk" partiu dele em uma das reuniões que fazemos em casa com uns amigos e ninguém melhor para cuidar dessa seção do que ele. Posso dizer que o Alysson começou a gostar de mangás por minha causa pois ele estudava com meu irmão no colégio, então ele começou a ir em casa fazer trabalhos da escola e ele via que eu desenhava uma história em quadrinhos chamada "4 Elementos" (Ainda inédita para vocês) e ele se interessou em criar sua própria história. Nós encorajamos ele e ele criou duas histórias chamadas "Fire Lord" e "Game Girl" que talvez vocês nunca verão. Depois disso que começou a gostar mais do universo dos quadrinhos. Após alguns meses de Estúdio, ele se interessou em começar a escrever roteiros e o primeiro roteiro dele a ser realizado pelo Estúdio será "L'Onore di Mona Lisa" que sairá esse mês e é um roteiro punk de terror, claro.

- Wellington Morais Gasparim - "Piru" - Entrou no Estúdio em Fevereiro/2013
O Wellington trabalha na mesma empresa que eu, gosta das mesmas bandas de rock e também tem a mesma paixão pelos quadrinhos. Adicionando isso a paixão que ele tem pela música, estava quase certo que ele deveria fazer parte do Estúdio. Só faltava arrumar um projeto para ele fazer e a primeira ideia que tivemos foi "Malditos Ornitorrincos". Isso mesmo, ornitorrincos... Mas não foi pra frente, explicarei isso na sessão de projetos mais abaixo. Após isso, ele teve a ideia de fazer uma história de um garoto inocente que ama a música e a cultura e surgiu "Loretto". Wellington escreve e desenha as próprias tirinhas e meu irmão dá o acabamento e as cores. Ele também está com um projeto de roteiro para uma história fechada, mas falaremos disso em breve.

- Luiz Manoel de Oliveira Lopes - "Cupim" - Entrou no Estúdio em Fevereiro/2013
O Luiz entrou ao mesmo tempo e no mesmo dia que o Wellington e por conta dos mesmos motivos, com a diferença que ele não acompanha taaaaaaantos quadrinhos assim. Mas a sua criatividade bastou para criar sua série de tirinhas antes do Wellington, chamada "Onde Estão os Pistoleiros?". As ideias eram discutidas em grupo e desenhadas por mim, e ela durou 10 semanas. Agora ele está com um projeto novo de tirinhas para o ano que vem chamado "Mtal - O Viajante do Tempo". O Luiz também faz parte da contabilidade da empresa onde trabalho e também da contabilidade do Estúdio, já que sou podre na matemática. =P

- João Luiz Brandi - "Macaxeira" - Entrou no Estúdio em Março/2013
Faltava um caricaturista no grupo e fui descobrir só em março que esse cara trabalhava na mesa do meu lado. João entrou para postar caricaturas e as desenhar sob encomenda, assim como retratos realistas. Ele também faz convites de casamento personalizados em estilo caricatura. Sua faculdade de Comunicação Visual ajuda bastante nesse ramo e isso também foi aproveitado pelo Estúdio. Não demorou para ele querer ter sua própria série de tirinhas, chamada "Lastemável". Dois dias de postagens do Estúdio são dele (Terça e Quinta) e apesar de trabalhar num setor atolado de serviço, geralmente ele arranja tempo para postar e divertir com suas ideias malucas!

INTEGRANTES QUE JÁ PASSARAM PELO ESTÚDIO


- Adão Erran - 
O Adão entrou para o Estúdio logo no começo, em dezembro se não me engano, quando ainda não tínhamos ideia do que viraria esse trabalho. Ele fazia faculdade comigo e foi nosso primeiro caricaturista, chegando a fazer algumas caricaturas para o Estúdio. Também tínhamos um projeto de HQ juntos, chamado "Efeito Pavio" onde eu escreveria o roteiro e ele desenharia. Mas ele arranjou um emprego para dar aulas de desenho e consumia todo o seu tempo. Acabamos desmanchando os projetos que estávamos construindo.

- Israel de Oliveira -
Isso mesmo, o nosso entrevistado do mês do "Armon Entrevista" já foi integrante fixo do Estúdio! Ele fazia parte da equipe como desenhista em novembro do ano passado, aliás, parte da motivação para iniciar os trabalhos de quadrinhos partiu de projetos com ele. Nós temos um projeto de história parado há meses, chamado "Lembranças do Futuro" (Veja na imagem ao lado) e se Deus quiser, vocês ainda verão isso. Por conta de outros projetos dele (Como "Joaseiro" e "Filho de Nerd" que comentamos na entrevista), ele precisou seguir um caminho paralelo ao nosso, mas um dia ainda faremos um projeto juntos.

- Felipe Rampazzo - 
Podemos dizer que o Felipe foi a pré-história do Estúdio. Antes de iniciar os trabalhos oficialmente, nós fazíamos reuniões aos domingos para desenhar e criar histórias. Eramos eu, meu irmão, o Alysson  e ele. Ele chegou a fazer dois capítulos de uma história chamada "Seal Dragon" (Veja na imagem ao lado) com desenhos dele mesmo, que comentarei mais na sessão de projetos lá embaixo. Quando começamos o Estúdio pra valer mesmo, ele começou faculdade e tomou todo seu tempo. Apesar de eu insistir pra ele terminar sua história que teria 3 ou 4 capítulos, ele ainda não se convenceu. Haha!

- Berta Otsuka - 
A única integrante feminina que já pisou neste gramado foi ela. Ela era uma leitora do site que sempre comentava, até que descobri que ela escrevia roteiros de histórias em formato de peças de teatro. Conversando com ela, percebemos que poderiam sair histórias legais de lá e ela me passou suas ideias. Planejamos muitas coisas e abrimos uma parceria entre nossos sites (Ela tem um blog chamado Akinatsu sobre a cultura japonesa). Aos poucos foram surgindo algumas divergências de opiniões e alguns pequenos desentendimentos entre nós. Até que esses pequenos desentendimentos se tornaram grandes e acabamos nos distanciando e ela desfez sua parceria com o Estúdio, assim como cancelou seus projetos em conjunto. Quem sabe um dia não possamos trabalhar nesses projetos novamente...

INTEGRANTES HONORÁRIOS


- Atila Grigio - Amigo de todos no Estúdio, ele é dono de um Sacolão que foi nosso primeiro ponto de vendas dos quadrinhos impressos. Também temos projetos de criar fanzines sobre Cavaleiros do Zodíaco no futuro. Sem falar que ele é o protagonista de uma das séries de tirinha que estamos planejando para 2014: Super Bolha, do meu irmão Lucas.

- Renan Souza - Já entrevistamos ele aqui. É um músico que desenha melhor que todos nós juntos e tem uma HQ (Na imagem ao lado, Zeck, o protagonista) que quer colocar em prática, só que é bastante ocupado. Ainda vamos fazer a HQ dele acontecer!

- Aline Marques - Roteirista do nosso one-shot Koneko-ji (Que foi ao ar para leitura online esse mês) e amiga minha e do meu irmão. Mora longe, mas tivemos as conversas mais doidas que dois seres humanos poderiam ter neste mundo.

- Israel de Oliveira - Ele não é mais integrante fixo, mas por conta do nosso projeto paralisado, ele ainda está ligado ao Estúdio, além do quê, às vezes ajudamos ele nos projetos dele com edições e ideias.

- Felipe Juscele - Desenhista de "Sticker Boyz" (Veja na imagem abaixo a primeira versão, é claro que ela vai passar por uma reedição completa), um one-shot muito doido que lançaremos ano que vem.

- Paulo Alberto - Desenhista que tem seus próprios quadrinhos, mas há meses planejamos fazer algo juntos com o personagem dele, "Dr Monstro" e o meu "Armon", dois cientistas loucos.

- Val Bastos - De vez em quando nos dá uma mão nas redes sociais, principalmente na divulgação via Twitter.

- Mariele Ferragini - Ajuda com traduções para o inglês quando precisamos e também está com um projeto de escrever light novels para o Estúdio no ano que vem.

- Heitor Pinheiro - Correspondente do Estúdio na cidade de Guarulhos que é onde morei até os 18 anos. Ele fará a cobertura dos eventos por lá com fotos e matérias quando possível.

- Roger Rocha - O vocalista da banda Ultraje à Rigor entra nesta lista por conta de um de nossos projetos para 2014, o mangá "Maximillian Sheldon" que eu já havia anunciado há meses aqui no site. À principio era pra ter saído esse ano. Durante uma época, troquei e-mails com o Roger para elaborar um roteiro bacana para a história fechada sobre essa sua música, mas como o Estúdio começou a ter muito trabalho, acabamos empurrando com a barriga. Mas de 2014 não passa, provavelmente a primeira metade do ano que vem.

PARCERIAS

- Pratika Embalagens - Fornece os plásticos que colocamos os gibis impressos. Quem compra os impressos deve ter reparado o logo de patrocinador nos estádios de Talento FC.

- Sacolão Soberano - Nosso primeiro ponto de venda e também lar do Atila, um dos nossos integrantes honorários!

- Gibilândia - Nosso único ponto de venda na cidade de Presidente Prudente. Uma ótima loja para se comprar quadrinhos, gerenciado pelo meu parceiro Pedro Leonelli.
Site: http://gibilandia.com.br/

- Elit Informática - Um dos nossos pontos de venda e uma ótima assistência técnica em computadores.

- Gráfica Eco Office - Gráfica rápida que faz a impressão dos nossos gibis, localizada na cidade de Presidente Prudente.
Site: http://presidenteprudente.ecoofficenet.com/

- Gráfica Magrini - Gráfica em Presidente Bernardes que faz o acabamento dos nossos impressos, grampeando e fazendo o refile.

- Space Geeks - Loja online de quadrinhos que vende os impressos do Estúdio Armon com ótimos preços.
Site: http://spacegeeks.com.br/

- Paulo Comics - Estúdio do nosso parceiro Paulo Alberto com quem compartilhamos a paixão por fazer quadrinhos e expô-los em estandes nos eventos da região.
Site: http://paulocomics.blogspot.com.br/

- Ike's Card Game Store - Loja de card game do nosso parceiro Ikeda!

Artistas que divulgamos no site:
- Adriana Yumi (Sigma Pi) - http://www.sigmapi-project.com/
- Mariana Cagnin (Vidas Imperfeitas) - http://fanzinevidasimperfeitas.blogspot.com.br/
- Max Andrade (Tools Challenge) - http://www.toolchallenge.net/
- Juliano Rocha (Capitão Brasil) - http://capitaobrasil.com.br/
- Oséias (Fanjin) - http://fanjin.blogspot.com.br/
- Cristiane Armezina - http://cristianearmezina.blogspot.com.br/


SÉRIES DE POSTAGENS

- Hora da Caricatura - Postada desde 15 de março de 2012 pelo João Brandi, apresenta uma caricatura, retrato ou ilustração diferente todas as terças-feiras. Também aceitamos sob encomenda, é só pedir a sua!

- Leitor Punk - Postado desde 5 de março de 2012 pelo Alysson Dias. Inicialmente a postagem era
quinzenal mas hoje em dia é mensal. Apresenta uma análise sobre algum conteúdo mais "punk" do que estamos acostumados. É para aquela galera que gosta de acompanhar mangás, animes, filmes etc que tenha um ar mais pesado.

- Armon Entrevista - Postada mensalmente desde 5 de abril, apresenta uma entrevista com alguém do mundo dos quadrinhos ou música.

- Cavaleiros do Zodíaco: Saga Dionísio - Escrita por mim mesmo, uma FanFic de humor no universo criado por Masami Kurumada. Com a postagem dessa história em 16 capítulos (Postados todas as segundas-feiras) eu quero abrir um espaço maior para contos, histórias, light novels e o gênero escrito em si.

- Top Five - Seção nova, começada no último dia 21 de setembro e será postada mensalmente. Nela eu apresentarei para vocês 5 coisas que eu recomendo de um determinado assunto e farei uma breve análise.

CURIOSIDADES

- Durante a formulação do Estúdio Armon, ele deveria se chamar Andrômeda Comunicação Visual, mas a ideia foi descartada antes da formulação da logo. A Andrômeda faria quadrinhos e arte visual, mas decidimos separar as ideias e trabalhá-las uma por vez.

- O Estúdio participou ativamente de dois eventos neste 1 ano de vida: Salão do Livro e Haru Anime, ambos em 2012 e ambos na cidade de Presidente Prudente.

- O conteúdo do Estúdio fica todo nas nuvens, ou seja, todos os integrantes possuem uma pasta dropbox compartilhada para colocar o conteúdo.


- A Gráfica Eco Office faz as impressões dos gibis do Paulo Alberto também, além dos nossos.

- O Estúdio esteve participando do movimento "Shingeki no Burajirujin" nesta segunda metade do ano. O evento consistia em juntar um grupo de quadrinistas brasileiros e mandar uma massa grande de trabalhos para o concurso internacional de mangás da Shonen Jump. Infelizmente o nosso projeto "L'Onore di Mona Lisa" não ficou pronto a tempo.

- O site Fanjin do nosso parceiro Oseias, divulga quadrinhos para leitura online. Lá você pode ler Gehenna, a nossa minissérie em dois capítulos.

- Lembram de Gerso Litário? A tirinha semanal preta e branca e quase sempre torta? Aquele estilo não foi opcional, foi um estilo meio improvisado para não sobrecarregar o Lucas, nosso editor. Na época ele já editava muitas séries ao mesmo tempo. (Hoje não é muito diferente disso, né Lucas... HAHA)


***

Bom, por hoje é só! Talvez na semana que vem saia a continuação, onde farei um resumão de todos os projetos do Estúdio. Ativos, finalizados, cancelados, idealizados e futuros. Não sei se vou ter pique pra falar de tudo, mas vou tentar! HAHA

Mais uma vez, obrigado a todos que me acompanham nessa jornada diária e fazem do meu dia-a-dia uma diversão! E obrigado a todos que acompanham o nosso trabalho. Se não fosse as opiniões que vocês dão de vez em quando e todo o apoio, talvez a gente não estaria completando 1 ano hoje. Talvez estaríamos nós 6, sentados em nossos respectivos trabalhos, apenas pensando em como teria sido chegar até aqui.


Gostei de algo que a Adriana Yumi comentou no Facebook um tempo atrás. Eu não lembro se cheguei a comentar com ela, mas aquilo mexeu comigo. Era uma simples brincadeira de Facebook, onde falávamos a respeito de quem nos marcava e dizíamos coisas como "Onde conheceu?" ou "O que gosta na pessoa?". Não lembro as palavras exatas, mas ela disse que uma coisa que admira em nós é a nossa perseverança em continuar tentando, mesmo com mais críticas do que elogios, mesmo que dê desanimo e essa força de vontade não é fácil. E nós vamos em frente!

A gente pode martelar o dedo muitas vezes, mas se a gente não tentar bater o martelo de novo, o prego não vai afundar nunca!

Feliz Aniversário, meu Estúdio Armon!
Feliz 1 ano de trabalho duro, meus companheiros!

3 comentários:

  1. Opa! Obrigado por marcar presença nessa postagem tão especial, Fabiano! Sem dúvida você foi o nosso leitor mais presente por aqui e agradeço todo esse prestígio!
    É exatamente como você disse. A cada desenho a gente busca dar o nosso melhor e na maioria das vezes a gente não fica tão satisfeito com o resultado, mesmo com outras pessoas elogiando.

    Continuaremos! Que venha o segundo ano!
    Talvez com mais pessoas, talvez com menos, talvez com outros projetos diferentes...
    Mas vamos fazer de tudo para completar o segundo ano de vida agora. Um passo de cada vez.

    Abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o primeiro de muitos anos do Estúdio Armon.
    Fico muito feliz em poder participar de tudo isso.

    Parabéns ao Estúdio Armon e aos seus integrantes.

    ResponderExcluir
  3. Que orgulhoooooooo, estou aqui gente *o* espero que possa ajudar bem mais <3

    ResponderExcluir