sábado, 21 de setembro de 2013

Top Five #01 - Mangás Adultos


Boa noite, galera!
Hoje deveria ser postagem do Leitor Punk, mas como ele vai começar a trabalhar, terá menos tempo para postar então vamos passar a postagem para a periodicidade mensal. Então os 4 sábados do mês ficarão com as seguintes postagens: Pequeno Urso - Leitor Punk - O Que Elas Dizem Quando Eu Digo - Top Five

Isso mesmo, Top Five. É uma postagem que eu tava pensando em fazer há algum tempo. Somos um grupo que cria quadrinhos e tirinhas para divertir. E todos somos amantes de quadrinhos, mangás, hqs, animes, filmes, seriados e etc. O Leitor Punk faz uma análise minuciosa de uma obra mais dark. Mas faltava uma postagem de recomendações diversas e o Top Five fará isso! Claro que esses rankings são opinião do nosso grupo e você pode concordar ou não, mas enfim. Aliás, não vou estipular posições. É um Top 5 sem posições definidas, vou apresentar os 5 melhores dentre os que conheço em cada segmento.
Enfim, com o passar das postagens vocês vão entender. Haha!
Vamos lá? Primeiro TOP FIVE começando!

TOP FIVE #01 - MANGÁS ADULTOS

Para quem curte mangás, esse gênero mais adulto de mangá é conhecido como "seinen". Muitas pessoas pensam que mangá é coisa de criança, mas esse gênero mostra que não é por aí que a banda toca. Muitas histórias são criadas para adultos, com temas mais tensos e complexos. Vamos apresentar 5 mangás que fariam você mudar totalmente seu conceito sobre histórias em quadrinhos. Vamos lá?


Monster
Autor: Naoki Urasawa
Volumes: 18 (Concluído)
Publicação: Dezembro de 1994 - Dezembro de 2001

Monster conta a história de Kenzou Tenma, um médico que vê a sua vida decair de uma forma impressionante graças a uma escolha. Basicamente, no hospital onde ele trabalhava aconteceu uma situação inusitada com dois pacientes para serem tratados urgentemente. Um deles era um politico corrupto, mas influente e o outro uma criança. O diretor do hospital ordenou que Tenma cuidasse do politico, mas ele decidiu cuidar da criança e graças a essa escolha, o politico morreu e Tenma foi demitido. Até aí, Tenma teria feito a escolha certa se a criança, o jovem Johan Liebert, não tivesse se tornado um serial killer frio e calculista. Após uma série de acontecimentos, Johan consegue fazer com que a culpa pelos seus assassinatos recaia sob as costas de Tenma e ele se torna procurado. Tenma decide caçar Johan e se redimir de sua escolha ruim, e assim começa a caçada ao grande monstro que o médico libertou.

O clima é tenso o tempo todo, como só o autor Naoki Urasawa consegue passar para o leitor. Ele tem mais dois mangás que eu gostaria de recomendar, mas seria meio puxar sardinha para o autor. São eles: 20th Century Boys e Billy Bat. Se puderem dar uma olhada nestes também, não vão se arrepender. Monster é o tipo de história que você não tem vontade de parar, a cada página virada é uma surpresa. No Brasil ele é publicado pela Panini estando atualmente no volume 8 e com periodicidade bimestral.



Old Boy
Autor: Garon Tsuchiya
Arte: Nobuaki Minegishi
Volumes: 8 (Concluído)
Publicação: 1996 - 1998

O que você faria se de repente você acordasse trancado numa sala sem janelas e sem saber como foi parar lá? E pior, permanecesse nessa sala sem saber de nada e nem de quando irá sair por longos 10 anos? O que você faria quando saísse? Vingança! Shinichi Gotou não pensa em outra coisa além de descobrir quem o trancafiou por 10 anos. Ele sempre foi um cara tranquilo, sem inimigos, sem amigos e trabalhador como qualquer outro assalariado japonês. Num dia qualquer ele se vê entre quatro paredes. Após 10 anos ele está livre e é claro que vai atrás de quem fez isso com ele.

Old Boy é um mangá muito fácil de ler e que passa muito mais mensagens através de imagens do que das falas. A arte de Minegishi é bastante chamativa, principalmente os cenários, mas o que chama mais atenção nesse mangá é o mistério e como o confuso Gotou vai galgando os degraus até a pessoa que o trancafiou.
No Brasil ele é publicado atualmente pela editora Nova Sampa, quem quiser conferir, o recado tá dado!



Vagabond
Autor: Takehiko Inoue
Volumes: 35 (Até o Momento)
Publicação: Outubro de 1998 - Ainda em Publicação

Você gosta de espadas e muito sangue? Então Vagabond é o mangá para você. Nele você conhecerá um pouco da história de dois dos maiores mestres na arte da espada que já andaram por esta Terra: Miyamoto Musashi e Sasaki Kojiro. A história de ambos é contada desde suas infâncias e passa pelas suas indagações, filosofias e batalhas contra outros samurais para descobrir o que significa ser mais forte. Sempre buscando o topo, ambos se divertem decepando adversários e provando a cada dia mais as suas capacidades até o dia em que ambos se encontrarão.

Quem conhece o mínimo de mangás já deve ter ouvido falar de Takehiko Inoue. O cara é um dos maiores mangakás do mundo, com sua belíssima arte e sua mania de emplacar sucessos. Autor de Slam Dunk, Real, e Buzzer Beater, os três sobre basquete mas sob perspectivas diferentes, Inoue é um ilustrador sem igual.
No Brasil, a agonizante editora Conrad publicou Vagabond de uma forma inusitada. Cada volume japonês equivale a dois brasileiros, é o chamado formato "meio-tanko", mas infelizmente a editora entrou em frangalhos após publicarem o volume 44, equivalente ao volume 22 original.
Quem melhor que Takehiko Inoue para ilustrar a história de uma das figuras mais conhecidas dentre aqueles que seguem a arte da espada?



Death Note
Autor: Tsugumi Ohba
Arte: Takeshi Obata
Volumes: 12 (Concluído)
Publicação: Dezembro de 2003 - Maio de 2006

Yagami Light é um estudante acima da média e com alto intelecto, mas por conta disso, ele sente um tédio mortal no seu dia-a-dia. Como se fosse o destino, sua vida sofre uma reviravolta quando ele encontra um caderno jogado no chão. Dentro do caderno denominado Death Note ele encontra os dizeres "O humano que tiver seu nome escrito neste caderno morrerá". Light agora deseja se tornar um deus entre os homens, punindo criminosos de uma maneira sobrenatural com a ajuda do shinigami Ryuuk, dono do caderno, mas o que ele não se deu conta é que matando os criminosos com o Death Note, ele também se tornaria um serial killer. A polícia juntamente com o maior detetive do mundo conhecido apenas como "L" tentará descobrir a identidade do deus que pune criminosos escondido por trás do pseudônimo 'Kira".

Death Note não é classificado oficialmente como "seinen" mas com certeza é um mangá adulto e entra com louvor na nossa lista. A incessante disputa entre L e Kira para ver quem descobre a identidade do outro antes é muito empolgante. Cada truque e artimanha utilizados por ambos são muito bem elaborados e esse realismo misturado com a fantasia sobrenatural dos shinigamis é irresistível. No Brasil, Death Note foi pulicado pela editora JBC e é uma coleção que não pode faltar na sua estante.



Akira
Autor: Katsuhiro Otomo
Volumes: 6 (Concluído)
Publicação: Dezembro de 1982 - Junho de 1990

A história se passa em Neo-Tóquio, após a antiga Tóquio ter sido destruída na Terceira Guerra Mundial. Seres com poderes psicocinéticos começam a surgir entre os humanos sem explicação alguma e o governo começa a capturar esses seres para fazerem pesquisas. Dentre eles surge um garoto chamado Akira da qual possui um poder tão grande que é capaz de destruir a própria Terra. Seu poder é selado e pesquisas são feitas para criar um ser com poderes o bastante para destruir Akira. Kaneda e Tetsuo são amigos de infância que fazem parte de uma gangue de motocicletas e acidentalmente Tetsuo é capturado ao se envolver em um acidente de moto com uma das criaturas psicocinéticas. O garoto acaba sendo cobaia das pesquisas e acaba se tornando uma das criaturas com poder imensurável. Agora Kaneda que não tá nem aí para os poderes de Akira, só tenta escapar desse mundo apocalíptico e trazer seu amigo de volta.

O mangá mais antigo do nosso primeiro Top Five é um eterno clássico. Foi transformado em um dos filmes de animação mais conhecidos do mundo, consagrando o autor Katsuhiro Otomo. Muitos tiros, muitos poderes sobrenaturais e muita confusão entre motos, drogas, gangues, seitas e todos os elementos que um mundo a beira do apocalipse podem oferecer. No Brasil, a Editora Globo se aventurou a publicar Akira em formato de gibi nos anos 90, mas não obteve muito exito. Essas edições são raras de se encontrar e estão incompletas, infelizmente.
Apesar de ser um mangá curto, é bastante complexo, mas vale muito a pena ler.

***

E esse foi o nosso primeiro Top Five! Espero que tenham gostado da novidade com essa nova série mensal de postagens. Todo mês recomendaremos coisas novas para você acompanhar enquanto não estiver lendo as tirinhas do Estúdio Armon! =P
Se vocês tiverem alguma recomendação, ou acharem que faltou algo na lista, ou acompanharam alguma das recomendações e querem deixar suas opiniões, podem colocar nos comentários!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário