segunda-feira, 1 de julho de 2013

Armon Entrevista: Max Andrade


Fala, galera! Como vocês estão?

Hoje pela primeira vez, a seção "Armon Entrevista" estará sendo postada numa segunda-feira. Quem acompanha o blog já deve saber que a série de tirinhas "Onde Estão os Pistoleiros?" que tomava conta das segundas, foi finalizada. O "Armon Entrevista" sempre era postado na sexta-feira juntamente com o "Loretto" e para não deixar a sexta sobrecarregada, as entrevistas serão sempre na primeira segunda-feira do mês.

Hoje é dia primeiro e o entrevistado do mês de julho é nada mais, nada menos que Max Andrade!
Se você gosta de quadrinhos, mangás e acompanha o blog já deve saber quem é. Max é o cara que conseguiu destaque no cenário nacional de mangás com a sua obra "Tools Challenge", financiada totalmente por fãs via "Catarse". O sucesso da sua época de fanzines foi tanto, que os próprios fãs proporcionaram uma versão impressa de luxo como é difícil ver com quadrinhos nacionais hoje em dia.

Vamos a entrevista?


Estúdio Armon: Antes de mais nada, sobre Tools Challenge. Seu trabalho está sendo o centro das atenções no mercado nacional de quadrinhos. Você imaginava alcançar essa magnitude?
Max Andrade: Acredito que a frase deveria ser alterada para "mercado nacional de mangás" porque infelizmente acho que o trabalho não tomou essa magnitude em termos de quadrinho nacional ainda. Já no caso dos mangás, está sim com muito destaque, e de forma alguma eu esperava alcançar esse patamar com o Tools quando comecei ele. Está sendo uma grata surpresa.

Armon: Qual é a sua principal motivação para levar a carreira de quadrinista em frente?
Max: Acredito que seja somente o prazer de fazê-los. Que quadrinhos não dá dinheiro aqui todos nós já sabemos, e eu poderia migrar definitivamente pra outra área das artes gráficas e ter muito mais chances de viver de boa. Os "freelas" que já peguei confirmam isso, mas os quadrinhos são meu sonho, é com eles que me expresso e passo minhas mensagens para os outros.

Armon: Pretende continuar publicando os capítulos de Tools Challenge na internet para depois juntar em um encadernado? Quais são os próximos passos após esse "boom" que a versão impressa pelo financiamento do Catarse causou?
Max: Sim, pretendo continuar lançando na net e depois encadernar, pois esse meio vem se mostrando bastante eficiente. Uma prova disso é o Ledd HQ, o mangá brazuca mais badalado do momento, que funciona assim (mas o Tools já seguia essa linha antes). Outra prova é que só restaram 80 exemplares dos pouco mais de 500 que foram impressos.

Armon: Pode nos contar um pouco como é o processo de criação e edição das páginas? Desde a ideia na cabeça até a página finalizada no papel.
Max: Meio complicado explicar, mas também acho que não é muito diferente do comum. Primeiro eu penso na ideia inicial, daí defino os pontos mais importantes de uma forma linear e após isso vou criando o roteiro e amarrando as ideias. Depois que tenho o roteiro pronto, faço o storyboard (que só eu entendo) e depois faço o desenho e arte final. Nessa etapa, tento fazer uma página por dia. No fim, edito todo o capítulo de uma só vez, com Photoshop e Mangá Studio.



Armon: Está havendo uma grande repercursão do movimento "Shingeki no Burajirujin" do Fábio Sakuda e você está tomando a frente como um dos pilares de motivação. Pretende participar dos concursos da Jump e da JBC? Qual sua visão sobre essa movimentação dos brasileiros?
Max: Não acredito que eu seja um pilar de motivação, mas se isso for verdade, eu fico feliz demais em saber que estou contribuindo dessa forma. Participarei dos dois concursos. Eu sempre participo de todos que aparecem (de quadrinhos) e sempre aproveito as oportunidades, pois mesmo que não dê em nada, ganhamos experiência. E tenho a visão mais positiva sobre esses movimentos, muita gente produzindo, treinando, crescendo. Como isso poderia ser ruim? Acredito que seja uma etapa necessária pra estabelecermos um mercado aqui.

Armon: Quais quadrinhos brasileiros você acha promissores e quais artistas (brasileiros e internacionais) você mais gosta de acompanhar o trabalho?
Max: Putz... essa é difícil. Eu leio uma quantidade astronômica de quadrinhos, dava pra ficar o dia todo falando nomes. Se for me ater ao mangá e a categoria "promissores" como pessoas que ainda não são conhecidas posso citar principalmente o Rafa Santos, o Kaji Orochi e o Frank William. Agora os principais autores que sou fã de carteirinha são Yoshihiro Togashi, Masanori Morita e Takehiko Inoue.

Armon: Agradeço a disponibilidade para conceder a entrevista e estamos esperando o Tools Challenge 02. Qual conselho você pode deixar para os jovens que querem ser quadrinistas e ter algum reconhecimento?
Max: Eu que agradeço a oportunidade! Como conselho, já que tecnicamente não posso falar muito, só posso dizer pra não desistirem. Sou um carinha qualquer, pelo menos melhor que eu vocês são, então isso que eu consegui é o mínimo que vocês podem também!


Os trabalhos de Max Andrade não se limitam apenas ao "Tools Challenge". Ele também foi o vencedor do concurso "Seja o Novo" da revista Ação Magazine com a sua história chamada "Pré", além de ter feito outras histórias em quadrinhos paralelas que ele disponibiliza no seu blog para leitura online:




Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Max Andrade podem acessar seu blog:
Ou também o site oficial do mangá:
"Tools Challenge"http://www.toolchallenge.net/

É isso aí, espero que tenham curtido a entrevista e quem quiser adquirir o mangá "Tools Challenge" é melhor correr, pois está acabando! É só R$ 14,90 e é um trabalho de excelente qualidade. Para comprar é só clicar no link: http://www.toolchallenge.net/p/loja.html

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá! Excelente entrevista, apesar de não ser fã de mangá, vou ar uma olhada nesses links que você colocou.

    Sucesso! Boa semana!

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir