terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lendo Nacionais - Sigma Pi

Opa! Beleza? Mais uma vez eu trago a seção "Lendo Nacionais" para vocês. Fico muito contente que vocês estejam gostando das minhas indicações, vejo pessoas comentando e compartilhando no Twitter também. Afinal, fazemos quadrinhos e gostamos quando as pessoas nos recomendam para leitura. Também queremos recomendar quadrinhos de nossos parceiros que se esforçam para fazer as coisas com qualidade e eu dou o maior apoio a todos. Hoje temos química em pauta...

Sigma Pi

Eu acho que Sigma Pi foi um dos primeiros fanzines brasileiros que eu tive o prazer de conhecer. Quando eu estava ensaiando começar a fazer minhas próprias histórias, eu me surpreendi com uma matéria no site do G1 que contava a história de uma aluna de química da Universidade de São Carlos. Essa garota se chamava Adriana e ela estava fazendo sua monografia em formato de quadrinhos. Eu comecei a ler a matéria e ficar fascinado pela criatividade daquele trabalho chamado Sigma Pi. Fui procurar saber mais sobre o projeto e descobri que ela tinha continuado a história em formato impresso independente para vender. Na hora eu entrei em contato pois tinha que ver aquilo em minhas mãos. Primeiro por ser uma história criativa que mistura química com comédia romântica e também por ser uma referência de como eu poderia fazer os meus próprios. Não deu outra, comprei todos os capítulos dela até hoje.

Sigma Pi conta a história de Branca, uma aluna que entra no clube de química por acaso e conhece alguns outros alunos apaixonados pela matéria que além de ensinarem para ela diversos experimentos químicos, também ensinarão a química do amor. Além de apresentar a história em si, Sigma Pi também cumpre seu papel didático, ensinando realmente experimentos bastante interessantes que você pode fazer em casa. Além de ensinar os experimentos, ainda apresenta explicações bastante simples sobre as reações químicas e todo o seu universo mágico.

Com uma gama de criatividade, Adriana Yumi vem evoluindo mais e mais a cada novo capítulo de sua série e criando tramas envolventes que te deixa cada vez mais curioso para saber a conclusão. Já entrevistamos ela aqui no Estúdio e além de ser uma pessoa bem humilde e fácil de lidar, também tem um traço belíssimo baseado na demografia shoujo dos mangás orientais.

Caso você queira conhecer o trabalho de Adriana Yumi mais de perto, pode acessar o blog dela que contém novidades sobre o andamento da história, explicações químicas, explicações sobre os materiais utilizados na produção do seu mangá, contato com a autora e também são apresentados os modos de como adquirir os impressos diretamente com ela. Acessem o site no link abaixo:


Atualmente existem 7 capítulos prontos para sua degustação, e o oitavo está por vir. Tá esperando o que para conhecer um dos mangás independentes brasileiros mais criativos que você vai ver nessa vida?

2 comentários:

  1. Opa, muito obrigada pela postagem sobre o Sigma Pi! \o/
    Eu fico muito feliz de ver que o pessoal tem gostado dessa proposta de divulgação de conceitos químicos na história. É realmente muito gratificante ter esse feedback, e fico bem grata de saber que a matéria no G1 deu possibilidade pra despertar a curiosidade e conhecer a série mais a fundo.

    A 8 vai sair ano que vem só do jeito que ando enrolada pra fechar o encadernado..xD Mas sai! LOL

    De novo, muito obrigada pelo apoio e divulgação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Eu li a palavra "encadernado"? Explica isso melhor aí! Haha!
      Aguardando o capítulo 8! Até mais!

      Excluir