quinta-feira, 14 de maio de 2015

Retratando #02 - Val Bastos

Fala galera!
No fim de semana passado, eu estava fazendo mais um retrato realista para postar aqui no site do estúdio e me dei conta de que seria interessante mostrar algumas fases antes do desenho ficar pronto. Não tenho tanta paciência pra fazer um passo a passo mas vou mostrar o esboço do retrato para vocês verem. Porque às vezes a gente começa a fazer um desenho, e quando olha o escopo da coisa, a gente pensa "Nossa, que droga!" e não é bem assim... O escopo sempre é uma droga mesmo! Dificilmente a gente vai ficar contente com a primeira impressão de um rascunho. O que devemos fazer é ir ajustando aqui e ali até ficar do jeito como queremos. A nossa modelo da vez foi a minha querida amiga Valquíria Bastos, ou como sempre a chamei, Val! Ela já foi moderadora do nosso Twitter por um tempo, não sei se vocês lembram... Mas enfim, sem mais enrolações...


Na primeira imagem, como vocês podem ver, está só o contorno bem básico para poder adequar as proporções do rosto em si. Onde fica cada elemento, alinhar os olhos e esboçar bastante, principalmente o cabelo que é especialmente complicado quando é longo como o dela. Mas percebam um pequeno detalhe, não dá pra ter medo de errar no rascunho. O negócio é simplesmente fazer traços leves nas dimensões que você acha que devem ser traçados. Para ajudar, no começo, existe uma técnica que levará você a se acostumar com proporções. Faça em uma folha A4 e em outra, imprima a foto da pessoa. Deixe-as lado a lado e assim tente a famosa técnica do quadriculado para reproduzir desenhos. No retrato da Val eu não usei, mas no começo usava essa técnica e ajuda pra caramba.

Na segunda imagem, já comecei a passar traços mais escuros e definir cabelo, os olhos e os locais onde teria luz e sombra. O nariz e a boca ainda estavam meio estranhos nessa fase e tenho certeza que se a Val tivesse visto antes de ficar pronto, eu teria tomado uma surra, mas enfim... Resultado final?


Essa fase ainda não consigo explicar muito bem como fazer. Faço os traços mais escuros com o lápis HB mesmo, pinto o rosto todo com ele e só escureço as sombras nos locais estratégicos com o esfuminho, como vocês podem ver na foto acima. Depois de todo sombreado, uso o lápis 2B para escurecer alguns contornos e os cabelos. Mas não todos os contornos! A boca não deve ter contorno! Aprendi da pior maneira possível... Haha! Enfim... Gostaram? Comentem aqui embaixo!

Até a próxima!

Um comentário: