quarta-feira, 6 de maio de 2015

Retratando #01 - Atila Grigio

Bom dia, galera!
Hoje venho trazendo uma novidade para os fãs de um traço mais realista. De uns tempos para cá, eu venho tentando fazer alguns retratos realistas de diversas pessoas. São estudos de rosto, luz e sombra e teste de materiais e estou até gostando do resultado. Pegando carona naquela nossa antiga seção "Hora da Caricatura" com João Brandi, decidi começar a postar esses estudos aqui no site também. Estamos tentando passar por algumas reformulações necessárias aqui no Estúdio Armon e elas podem decepcionar alguns mas compensaremos em outras coisas. Sem mais enrolação, os estudos que já fiz de retrato, vão ser postados semanalmente aqui, às vezes quarta, às vezes terça ou quinta, mas sempre no meio da semana. Já tenho alguns prontos e não vou postar na ordem que os fiz por motivos pessoais, mas vamos ao primeiro da seção Retratando!


O retratado da semana é o meu grande amigo Atila Grigio!

Foi a primeira figura masculina que desenhei em traços realistas e acabei por percebendo que figuras masculinas são ligeiramente mais fáceis de se desenhar. Eu desenhei algumas figuras femininas antes e os traços precisavam ser mais delicados mas no masculino os traços podem ser mais rústicos tranquilamente.

A escolha das fotos de cada pessoa que pego para fazer estudo geralmente é alguma que me trará algum desafio e no caso da foto do Atila, dentre outras, escolhi essa por conta do fundo escuro e da questão de sombras mais acentuadas, mas acabei não conseguindo retratá-las como eu queria. O desenho não ficou tão sombreado como deveria ter ficado, mas ainda assim ficou bastante parecido com a foto.

Usei dois tipos de lápis, HB para o esboço e 2B para o contorno mais acentuado, assim como o lápis borracha e fiz o sombreamento com o dedo mesmo. Não tinha esfuminho ainda, mas tudo bem... O processo todo levou cerca de 2 horas, mas perdi um bom tempo só fazendo o pontilhamento da barba.

A seção retratando só está começando! Espero trazer algumas etapas diferentes com o andamento de cada desenho ou quem sabe até vídeos num futuro próximo. A meta é fazer ao menos um retrato por fim de semana. Quer seu retrato? Entre em contato através dos comentários! Existe a possibilidade de eu escolher a sua foto para fazer e se quiser o original, envio numa moldura com um preço bem em conta!

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá, Fábio! Gostei muito do resultado final, mesmo não tendo esfuminho e com pouca sombra, na minha opinião tá tudo na medida certa! E mais, faça mais trabalhos assim, limpo, preciso e leve.
    Já fiz trabalhos como este, e sei que não é fácil, as vezes chegando a ser massante, pelo menos pra mim algumas vezes^^ Por isso parei de fazer retratos! E para você meu parabéns e sucesso! Agora esse de decepcionar, nossa, tô curiosa com essas mudanças, serão tão chocantes assim?! Beijos e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem bacana mesmo. Parabéns! já pode fazer retrato falado na polícia!

    ResponderExcluir
  3. Cristiane, obrigado! Já fiz alguns retratos nesse molde e não consigo exagerar nas sombras... Sempre fica leve assim... Haha... Aguarde o anúncio de algumas mudanças... =P

    Fabiano, obrigado! Quem sabe quando abrir concurso público pra desenhista, eu não tente... xD

    ResponderExcluir