terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lendo Nacionais - Vidas Imperfeitas

Fala pessoal, beleza?
Eu vejo que o pessoal está gostando bastante dessa série de postagens sobre quadrinhos nacionais e também é um meio bem legal de eu divulgar alguns parceiros que merecem mais destaque por conta dos leitores. Por falar em destaque, hoje vou apresentar a vocês uma história que recentemente ganhou um destaque bem bacana, sendo publicado por uma editora! Conheçam Vidas Imperfeitas!

Vidas Imperfeitas

Fazendo um trocadilho fácil, Vidas Imperfeitas nos mostra uma das definições mais perfeitas de como uma vida pode ser imperfeita mas mesmo assim bela. A autora é a talentosa Mariana Cagnin e ela começou esse projeto em 2008. Produzindo independentemente, logo ela passou para a divulgação online e fez um sucesso entre os leitores que sentiam falta de uma autora brasileira que retratasse a vida da forma dura e realista como ela era. A maioria dos autores brasileiros são fissurados por histórias de aventura, magia e ação, mas o que Vidas Imperfeitas entrega é um josei de qualidade com um texto leve, sensível e repleto de sentimentos que nos fazem enxergar as coisas pelos olhos dos personagens.

Seguimos um pedaço da adolescência de Juno, uma garota durona que tenta esconder a fragilidade que a vida lhe proporcionou atrás de uma faceta forte e insensível. Com problemas familiares, traições entre seus pais, um irmão irresponsável, um ex-namorado que não larga do pé e uma amiga desaparecida, Juno encara o dia-a-dia de maneira a tentar esquecer todos os seus problemas que insistem em bater à porta. Mas um dia um jovem rapaz consegue quebrar essa casca e descobrir a verdadeira Juno por trás de tanta dureza: Daniel acaba fazendo surgir um sentimento na garota que a ajudará a enfrentar seus problemas e todas as imperfeições dos dois.

Eu tinha lido há um tempo, mas não tinha conseguido ler completo e então neste ano, Vidas Imperfeitas foi publicado pela Editora HQM, o que causou um grande orgulho por parte dos desenhistas independentes. É sempre um prazer ver um companheiro de lápis conquistando um terreno enorme como esse e nos faz ter esperança que o mercado está se abrindo para nós. Quando a editora lançou, eu não pude deixar de comprar para conferir essa história completa e foi uma leitura muito gostosa.

O traço de Mariana vai melhorando com o passar dos capítulos e a aparência dos personagens também vai melhorando e ficando mais caprichada. A evolução da autora é clara tanto no traço quanto na narrativa e confesso que fiquei surpreso com uma revelação do pai de Juno ao final da história. Os cenários não são tão elaborados, mas ornam com a obra, já que o foco não é o cenário em volta e sim os personagens em si. Com certeza é uma obra que vale muito a pena ler.

Vidas Imperfeitas pode ser encontrado para comprar em sites especializados de quadrinhos como no site da Editora HQM: http://lojahqm.com.br/hqm-editora/hqm-nacionais.html
Pode também ser lido online no blog na autora: http://vidasimperfeitashq.blogspot.com.br/
Os capítulos online estão divididos em 6 partes com mais algumas side-stories que complementam a história original. Já o impresso foi feito com 2 capítulos por volume, totalizando 3 volumes.

Tá esperando o que para conhecer essa bela obra brasileira? Afinal, nenhuma vida é perfeita, mas a vida nos ensina como superar as imperfeições...


2 comentários:

  1. Olha só, como é bem bacana esta dica!
    Muito obrigado por colocá-la aqui.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que, Fabiano! Eu li recentemente e foi um dos melhores nacionais que já li...

      Excluir